Compreensão comportamento canino

Porque meu cachorro faz xixi quando eu chego

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 4 dezembro 2019
Porque meu cachorro faz xixi quando eu chego
Imagem: cesarsway.com

Já aconteceu você chegar a casa e seu cachorro começar a fazer a xixi? Se esta situação lhe é comum, neste artigo artigo de umComo vamos explicar para você porque seu cachorro faz xixi quando você chega a casa. Esta situação é bastante comum principalmente em filhotes, que é quando têm menos controle sobre a sua bexiga e ficam mais facilmente animados, porém alguns cachorros continuam com este hábito ainda quando já são adultos. Por norma, os cachorros fazem xixi porque estão contentes e excitados pela sua chegada a casa ou, pode acontecer eles terem este comportamento quando vêm uma determinada pessoa. Continue lendo e saiba mais sobre este comportamento do seu cão!

Também lhe pode interessar: Quantas vezes um cão deve urinar por dia

Passos a seguir:

1

O fato do seu cachorro fazer xixi quando você chega a casa deve ser diferenciado da falta de treinamento para fazer as necessidades no local correto. O seu cachorro pode ter este comportamento, principalmente enquanto filhote, sempre que você chegar a casa, sempre que vir uma determinada pessoa ou quando tiver visitas. Ele pode criar laços com uma determinada pessoa e, sempre que a vir pode ficar tão contente que faz xixi.

Porque meu cachorro faz xixi quando eu chego - Passo 1
Imagem: urdogs.com
2

Portanto sempre que o seu cachorro ficar muito excitado e contente ou com medo, é normal que libere urine. E, isso acontece porque essa emoção pode fazer o cachorro perder momentaneamente o controle dos músculos que fecham a bexiga urinária. Assim, o seu cachorro terá uma resposta fisiológica à emoção que está sentindo, não tendo controle sobre ela. Note que alguns cachorros podem liberar apenas algumas gotas de urina, enquanto que outros podem deixar mesmo uma pocinha. Por norma este é um problema que costuma passar com o tempo, pois quando o filhote chega à idade adulta já consegue ter mais controle sobre a bexiga e segurar o xixi.

Porque meu cachorro faz xixi quando eu chego - Passo 2
Imagem: quickanddirtytips.com
3

É claro que esta é uma situação incômoda, ter que ir limpar urina sempre que chega a casa ou sempre que tem visitas pode ser bastante frustante. Mas perante esta situação, nunca deverá repreender o seu cachorro, pois afinal ele não tem culpa uma vez que não consegue controlar o xixi. Por vezes dar bronca no cachorro nessa hora só tende a pior a situação, deixando o seu cão mais ansioso e nervoso e pode até transformar este hábito de temporário a longo prazo.

4

Para minimizar este comportamento e evitar que o seu cachorro faça xixi sempre que fica contente, uma das coisas que você pode fazer é tentar reduzir o entusiasmo na hora da chegada. É claro que, quando você chega a casa passadas algumas horas de ter estado fora, você só quer chegar e dar toda a atenção do mundo ao seu cachorro. Porém esta atitude pode não ser a mais correta, pois isso vai aumentar a sua ansiedade do seu cachorro para que chegue a casa e, consequentemente a sua excitação quando o vir.

Por isso, o que deve fazer é chegar a casa e não cumprimentar o seu cachorro. Largue as suas coisas, dê um tempo e só aí dê atenção ao seu cachorro, sem nunca o cumprimentar de forma exagerada. No início pode ser algo que lhe pode custar bastante, mas acredite que é para o bem do seu animal de estimação.

Porque meu cachorro faz xixi quando eu chego - Passo 4
Imagem: cmdval.com
5

Na hora da despedida você deverá fazer o mesmo, ou seja, nada de despedidas exageradas. Assim o seu cachorro vai se habituar melhor a situações de ausência e reencontro, ao mesmo tempo que evita que ele faça xixi por excitação e euforia.

6

Também é importante que, quando chegar a casa fale no tom de voz baixo para não aumentar a sua excitação. Assim que entrar em casa, não se curve ou abaixe logo para o acariciar, isso vai aumentar a sua excitação e e estimulá-lo a urinar. Quando tiver visitas diga-lhes para fazerem o mesmo. Se não transmitir uma grande euforia, o seu cachorro vai aprender a manter a calma quando você chegar a casa ou quando tiver visitas.

Porque meu cachorro faz xixi quando eu chego - Passo 6
Imagem: seuhistory.com
7

Este comportamento é comum enquanto filhote, por norma até aos 6-7 meses de idade. Por isso, se este comportamento permanecer após a fase de filhote é importante que descarte um problema de saúde. O seu cão pode estar sofrendo de uma infecção do trato urinário que pode estar causando o descontrole da bexiga. Se este for o seu caso, leve o seu cachorro ao veterinário para que este faça um diagnóstico adequado e lhe indique o tratamento a seguir.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque meu cachorro faz xixi quando eu chego, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: cesarsway.com
Imagem: urdogs.com
Imagem: quickanddirtytips.com
Imagem: cmdval.com
Imagem: seuhistory.com
1 de 5
Porque meu cachorro faz xixi quando eu chego