Compreensão comportamento canino

Porque o meu cachorro está sempre com fome

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Porque o meu cachorro está sempre com fome

Os cães são animais mais complexos do que parecem, pois muitas de suas atitudes quotidianas são produto de situações geradas pela ansiedade, com características próprias da raça mas também (apesar de ser surpreendente) dos hábitos inadequados dos seus donos que se refletem em sua criação. Você tem a sensação de que seu animal está sempre pendente de comer o que for e é extremamente guloso? Se está se perguntando porque o seu cachorro está sempre com fome, em umComo.com.br explicamos a você, com detalhes, todas as razões possíveis.

Também lhe pode interessar: Como fazer meu cachorro engordar

Passos a seguir:

1

Não é segredo para ninguém: os cães são gulosos por natureza, principalmente quando se trata da nossa comida. Isto quer dizer que sempre que seu cão puder, tentará manipular você para conseguir um pedacinho de comida e saciar sua gula. Prestará atenção a você enquanto cozinha e inclusive (o mais incômodo para alguns donos) fará isso enquanto se senta na mesa para comer. Isto acontece porque o animal tentará, instintivamente, comer tudo o que puder já que não sabe se amanhã terá alimento, uma qualidade que possivelmente vem dos seus antepassados, os lobos.

Isto não indica que seu cão está com fome, apenas que é um guloso, e provavelmente que você ou alguém em casa o habituou a receber comida que não lhe correspondia (isto é, a sua) gerando assim um hábito no animal. Cria-se assim um círculo vicioso onde o cão sabe que se fizer determinadas coisas será premiado com um pedaço da sua comida, um costume que requer tempo e dedicação para ser corrigido.

Por tanto, o hábito de dar a sua comida ao cão é a primeira razão pela qual o animal agora parece estar sempre pendente do alimento alheio. No nosso artigo como evitar que o cão peça comida quando estou comendo explicamos a você o modo de trabalhar e eliminar este problema.

Porque o meu cachorro está sempre com fome - Passo 1
2

Outra entre as razões mais comuns pelas quais parece que um cão está sempre com fome é a falta de exercício e a ansiedade. Um cão que não se exercita diariamente, que não passeia e que não queima calorias é, sem dúvida, um animal ansioso, por isso grande parte dessa ansiedade será direcionada para a comida.

Neste padrão encontramos o típico animal que rouba comida quando está sozinho ou quando seus donos estão distraídos e fica pedindo comida o dia todo. Os animais que passam grande parte do dia sozinhos em casa e que não fazem atividade suficiente são mais propensos a manifestar estes comportamentos.

Nos nossos artigos quais são os sintomas da ansiedade nos cães e como a controlar, damos dicas que ajudarão você a lidar com esta condição.

Porque o meu cachorro está sempre com fome - Passo 2
3

Se o seu cachorro até então não tinha manifestado um comportamento de gula tão extremo e agora de repente começa a fazê-lo, então é hora de revisar as porções de comida que está dando para ele, principalmente se estiver em etapa de crescimento. Ter claro quanto seu cachorro deve comer segundo a idade é fundamental para mantê-lo adequadamente nutrido e também para prevenir a obesidade.

Se você tem uma fêmea em idade reprodutiva que esteve recentemente no cio perto de um macho, um aumento repentino do apetite pode ser sinal de que está grávida. Neste caso o melhor é consultar um veterinário.

Porque o meu cachorro está sempre com fome - Passo 3
4

Só uma pequena porcentagem dos cães que parecem estar sempre com fome contam com um problema de saúde de verdade: condições como a diabetes ou problemas gástricos podem aumentar o apetite do seu animal. Se você tem observado que de forma repentina o animal parece ter mais fome do que o normal e além disso apresenta outros sintomas como sede excessiva, perda de peso involuntária, apatia, etc., a recomendação é que o leve ao veterinário para uma consulta.

5

No caso de animais que se exercitam muito, pode ser necessário ajustar as porções de comida para oferecer uma melhor ingestão calórica. No entanto essa decisão só pode ser tomada por um veterinário, por isso deverá consultar um antes de sobrealimentar seu animal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque o meu cachorro está sempre com fome, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Porque o meu cachorro está sempre com fome