Compreensão comportamento canino

Porque os cães rolam nas fezes

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Porque os cães rolam nas fezes

Às vezes é difícil para nós compreender alguns comportamentos dos nossos animais de estimação, que para os humanos são inclusive repulsivos. No entanto, no mundo animal tudo tem uma explicação, inclusive o fato de que nosso cão adore se esfregar e se "divertir" com seus próprios excrementos. Se alguma vez viu seu amigo cachorro nessa situação, é muito provável que tenha se perguntado: porque meu cão rola nas suas fezes? Pois preste atenção porque esclarecemos a sua dúvida no seguinte artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Quais os sintomas de gastrite em cães

Passos a seguir:

1

Segundo os especialistas em comportamento animal, são três os principais motivos pelos quais um cão decide "se perfumar" com seus próprios excrementos. Os dois primeiros estão relacionados com antepassados dos nossos animais de estimação, os lobos selvagens, e têm a ver com um dos traços genéticos que ainda continua existindo bem lá dentro deles: o instinto de caça.

2

Apesar de agora os nossos animais não precisarem de caçar para se alimentar, ainda têm tatuado no seu DNA este instinto. É o mesmo que faz com que nosso cachorro adore perseguir coisas em movimento como bolas, pássaros ou gatos. E, como todo o bom caçador, o cão sabe que deve passar despercebido para sua presa, ocultando seu cheiro para não ser detectado e se sujando com suas próprias fezes. Desta forma, ficará melecado e coberto de um cheiro diferente do seu. Ou seja, seria como um uniforme de camuflagem muito especial.

3

Continuando com o comportamento herdado, outro motivo pelo qual nosso cachorro mantém essa relação próxima com suas fezes tem muito a ver com um dos métodos de comunicação entre lobos. Eles costumam se esfregar sobre "algo" para levar o cheiro consigo e assim mostrar para o resto da matilha o que descobriram, seja isso uma boa caça ou um sinal que adverte de um perigo. Esta característica continua na genética de nossos cachorros, assim, cada vez que se impregnam de cheiros fortes aproximam-se de nós para que, como parte de sua matilha, possamos cheirá-los.

4

O terceiro e último motivo para que nosso cachorro se role em suas fezes somos nós, seus donos, os únicos responsáveis. É que os sabonetes que usamos para dar banho nos nossos animais de estimação e os perfumes que passamos neles costumam deixar um aroma que para nós é agradável, mas para eles não. O olfato do cão é hipersensível e o cheiro dos sabonetes que usamos pode ser tão desagradável e incômodo para eles que não hesitarão nem um segundo em sair correndo e procurar algo mais "agradável" para se perfumar.

5

Se essa esfregação do seu animal em suas fezes não é a única coisa que preocupa a você, mas ele também começou a comer suas próprias fezes ou a de outros cães, então aconselhamos que consulte os seguintes artigos:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque os cães rolam nas fezes, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Porque os cães rolam nas fezes