Comportamento do gato

Porque os gatos tremem a cauda

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Porque os gatos tremem a cauda

Os gatos são muito comunicativos e fazem isso por meio da sua cauda, olhos, patas e outras partes do corpo, bem como através dos miados. Para manter uma relação harmônica com o felino é importante saber o que os seus movimentos querem dizer. Para explicar porque os gatos tremem a cauda e qual o significado desse movimento, o umComo.com.br vai dar algumas explicações, bem como falar sobre outros movimentos que o pet pode fazer com a sua cauda.

Também lhe pode interessar: Porque os gatos mexem a cauda

Passos a seguir:

1

Os felinos possuem uma imensa variedade de sons e movimentos com corpo, os quais são a sua maneira de se comunicarem com as pessoas. Um deles são os espasmos na cauda, sendo que se o tremor for bem rápido e acontecer apenas na ponta indica que o seu bicho de estimação está um pouco irritado. No entanto, quando os gatos tremem a cauda em toda a sua extensão significa algo completamente diferente, ou seja, estão alegres e querem brincar. A cauda também pode ficar arrepiada e, nesse caso, é uma forma do pet mostrar que está assustado, embora faça isso quando também está agitado.

Porque os gatos tremem a cauda - Passo 1
2

No entanto, se o gato estiver balançando o rabo para a frente e para trás de modo rápido é porque ele, possivelmente, está espreitando uma presa. Na realidade, esse movimento é bastante primitivo e eles fazem isso com o intuito de estimularem a presa a se mover, facilitando o seu ataque. Mas os bichanos podem fazer o mesmo movimento se estiverem brincando com ratos de plástico, pois costumam se comportar com eles da mesma forma.

3

Além disso, o gato pode ter o mesmo movimento, de cauda balançando, ao ver uma caixa e ficar curioso em saber o que tem dentro dela ou com qualquer coisa diferente que você coloque dentro de casa. Já quando eles mexem o rabo, de um lado para o outro, como se estivessem impacientes e no caso de estarem no colo de alguém é porque, possivelmente, querem descer, já que não estão muito contentes com a situação.

Porque os gatos tremem a cauda - Passo 3
4

Também é possível observar outros movimentos do rabo do gato. Se a cauda estiver levantada significa que o seu felino está feliz. Porém, se estiver bem ereta funciona como um cumprimento, por isso, pode fazer esse movimento quando alguém se aproxima dele. Enquanto isso, quando o rabo está em volta das patas, o que geralmente eles fazem quando estão sentados, quer dizer que estão atentos e focados, sendo que podem permanecer nesta posição por muito tempo.

Porque os gatos tremem a cauda - Passo 4
5

Mas se o rabo estiver entre as patas, é porque ele está com medo, literalmente com o “o rabo entre as pernas”. Já se você enxergar o seu gato rebolando com a cauda desconfie que ele tenha feito algo de errado, como roubado comida do prato do seu colega. Além disso, é mais comum que o gato mantenha a posição do seu rabo na altura média, porém, quando permanecem com o rabo baixo por muito tempo pode ser um sinal de que não estejam se sentindo bem. Está na hora de saber qual é o seu problema.

6

Para conseguir entender o melhor possível o seu gato, não deixe de conferir também os nossos artigos sobre o significado da postura corporal dos gatos e porque os gatos mexem as orelhas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque os gatos tremem a cauda, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Porque os gatos tremem a cauda