Treinar um cachorro

Quais as raças de cães mais difíceis de adestrar

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 10 dezembro 2019
Quais as raças de cães mais difíceis de adestrar

Que o osso cão seja capaz de obedecer a determinadas ordens é um aspecto importante para os donos de cachorros, mas nem todos os cães respondem ao adestramento do mesmo modo. Existem raças que por suas origens, sua independência ou sua disposição à obediência, são menos propensas a serem adestradas, por isso custará mais conseguir que realizem determinados truques ou ordens. Quer saber quais são? Em umComo.com.br explicamos a você quais as raças de cães mais difíceis de adestrar.

Índice

  1. Por que existem cães difíceis de adestrar?
  2. Shih tzu, um guardião não tão obediente
  3. Basset Hound, independência antes de mais nada
  4. Mastim, um bom guardião
  5. Pequinês, um cão de companhia não tão obediente
  6. Bloodhound, um excelente rastreador
  7. Borzoi ou galgo russo, um elegante cachorro russo
  8. Chow chow, um cachorro reservado
  9. Bulldog, o cão da moda
  10. Basenji, o cão dos caçadores africanos
  11. Galgo afegão, uma raça que precisa de muitos cuidados
Ver mais >>

Por que existem cães difíceis de adestrar?

Antes de desencadear uma polêmica, é importante entender que um cão difícil de adestrar não quer dizer que seja um cão bobo ou pouco recomendável. Assim como existem raças fáceis de adestrar, há outras que, por seu caráter e predisposição genética, não são animais muito propensos à obediência; precisam de muitas repetições da mesma ordem para responder ao adestramento ou simplesmente contam com uma natureza independente e não estão muito dispostos a participar em longas sessões de treinamento. Nestes casos, os especialistas indicam que certas raças têm uma inteligência para a obediência mais limitada que outras.

Ter claro quais as raças de cães mais difíceis de adestrar permitirá a você saber até onde pode chegar com seu pet e também compreender seu caráter e natureza.

Shih tzu, um guardião não tão obediente

O shih tzu é uma raça original da China usada frequentemente como cão de guarda, ainda que agora seja mais conhecido como cão de companhia. Ainda que seja um animal carinhoso, inteligente, sociável e atento, também se trata de um cão muito independente que não suporta as longas sessões de treinamento, ainda que responda às ordens básicas que precisa para que convivam a gosto.

Quais as raças de cães mais difíceis de adestrar - Shih tzu, um guardião não tão obediente

Basset Hound, independência antes de mais nada

O basset hound é uma raça com uma aparência muito característica, tratando-se de um excelente rastreador com passado de caçador. Ainda que hoje em dia seja usado maioritariamente como animal de companhia, deve saber que este cachorro é bastante independente, a ponto de dar a sensação de não precisar tanto de seu dono como outros cães. Isto o converte em um pet menos dado à obediência ou ao treinamento.

Quais as raças de cães mais difíceis de adestrar - Basset Hound, independência antes de mais nada

Mastim, um bom guardião

O mastim é um cão com um caráter tranquilo e dócil, perfeito para quem deseja um companheiro, mas não quer a seu lado um cão muito enérgico. Trata-se de um animal nobre e apto para toda a família.

Quais as raças de cães mais difíceis de adestrar - Mastim, um bom guardião
Imagem: pinstake.com

Pequinês, um cão de companhia não tão obediente

O pequinês, também de origem asiática, é um animal de companhia muito comum que se adapta perfeitamente à vida em um espaço modesto, como um apartamento. Seu pelo requer atenções; além disso, deve saber que é um excelente companheiro, mas que conta com uma personalidade forte que nem sempre obedece às nossas ordens. O melhor é educá-lo desde as primeiras semanas de vida.

Quais as raças de cães mais difíceis de adestrar - Pequinês, um cão de companhia não tão obediente

Bloodhound, um excelente rastreador

O bloodhound é uma raça criada a partir do basset hound, tendo certos traços em comum com este animal. Trata-se de uma espécie do tipo hound, com excelente olfato e bons dotes para o rastreamento e a caça. De caráter gentil, é também independente, por isso seguir muitas ordens de adestramento não funciona tão bem.

Quais as raças de cães mais difíceis de adestrar - Bloodhound, um excelente rastreador
Imagem: pinterest.com

Borzoi ou galgo russo, um elegante cachorro russo

O borzoi ou galgo russo é um cão que não costumamos ver com muita frequência na América Latina. Trata-se de um cão com uma aparência elegante e estilizada, que é muito atraente para quem gosta dos animais estéticos. É um animal tranquilo e de caráter equilibrado que, no entanto, não é muito adepto dos estranhos, por isso é importante atenuar sua desconfiança natural socializando-o com outros cães e pessoas desde filhote.

Quais as raças de cães mais difíceis de adestrar - Borzoi ou galgo russo, um elegante cachorro russo

Chow chow, um cachorro reservado

O chow chow, originário da China, é um cão com uma aparência particular que nem sempre agrada a todos. Seu abundante e esponjoso pelo requer muito cuidado e de escovação frequente para evitar nós, cheiros fortes e também para controlar a presença de pelo no lar.

Trata-se de um bom animal de companhia, mas é um cão com um caráter teimoso que não gosta de receber ordens, por isso o adestramento desde filhote é fundamental para moldar seu caráter. Além disso, é um animal muito reservado que requer socialização desde cedo.

Quais as raças de cães mais difíceis de adestrar - Chow chow, um cachorro reservado

Bulldog, o cão da moda

Conhecido como um excelente guardião, o bulldog é um cão com características físicas e de comportamento muito particulares. Ainda que costumem ser brincalhões quando são filhotes, com o tempo se convertem em um animal tranquilo que não tolera muito bem a atividade física pois se trata de um animal braquicéfalo.

É o cão perfeito para quem vive em um apartamento e não deseja um pet que exija passeios muito longos, exercício ou brincadeiras constantes.

Quais as raças de cães mais difíceis de adestrar - Bulldog, o cão da moda

Basenji, o cão dos caçadores africanos

Quer um cão que não lata? Então o basenji é para você. Este animal de origem africana emite um canto ao invés de um latido, razão pela qual é bastante conhecido entre os admiradores de cães. No entanto, não é um animal muito propenso ao adestramento, por isso não espere dele a realização de grandes truques ou muitas ordens.

Quais as raças de cães mais difíceis de adestrar - Basenji, o cão dos caçadores africanos

Galgo afegão, uma raça que precisa de muitos cuidados

O Galgo afegão é uma raça de aparência tão elegante e particular que quando vemos um é impossível esquecer. No entanto, trata-se de um animal que precisa de muita atenção pois seu pelo deve ser escovado quase diariamente, requer carinho e não gosta quando o deixam sozinho por muito tempo. Além disso, trata-se de um cão de personalidade independente que presta atenção aos seus donos apenas quando realmente quer, algo que salta à vista de seus donos e que às vezes dificulta o adestramento.

Quais as raças de cães mais difíceis de adestrar - Galgo afegão, uma raça que precisa de muitos cuidados
Imagem: clubecaoegato.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais as raças de cães mais difíceis de adestrar, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: pinstake.com
Imagem: pinterest.com
Imagem: clubecaoegato.com
1 de 11
Quais as raças de cães mais difíceis de adestrar