Ter um canário

Quais são as raças de canários

Quais são as raças de canários
Imagem: mundomascota.net

Apesar de todos os canários pertencerem à mesma espécie, os Serinus, existem múltiplas variedades. Para começar, podemos distinguir três grandes raças: os canários de cor, os canários de cantos e os canários de forma e posição, dentro dos quais existem outros tantos subgêneros. Todos eles evoluíram de uma raça autóctone das Ilhas Canárias, de onde receberam o nome, e são um dos animais de estimação mais populares para grandes e pequenos graças à sua colorida plumagem e a alegria do seu canto.

Índice

  1. O Canário de Cor
  2. O Canário de Canto
  3. O Canário de Forma

O Canário de Cor

Segundo os especialistas, a procriação entre inúmeros emparelhamentos seletivos do canário silvestre deu lugar à caraterística cor amarela do canário que todos conhecemos. No entanto, a evolução abriu caminho para o Canário Agata, de cor verde e castanho, e com ele, a criação de aves de diferentes cores como hobby. A partir daí, surgiram variedades em branco, azul ou vermelho, todas elas derivadas dos cruzamentos entre parceiros selecionados pelos criadores de canários.

Do ponto de vista da genética, a cor do canário deriva de dois pigmentos básicos: lipocromos e melaninas. Os lipocromos dão a cor base, que no caso dos canários é amarela com traços brancos e vermelho como recessivo. A melanina trás o pigmento preto e castanho escuro e, ao sobrepor os dois pigmentos, dá lugar a cores como o azul, o verde, o bronze, a cor canela e o castanho.

Para conseguir influenciar na plumagem dos canários, alguns criadores alimentam-nos com certas comidas que favorecem um tipo concreto de pigmentação antes do pássaro começar a mudar, por volta da sexta ou oitava semana de vida.

A caiena, por exemplo, foi usada para favorecer a cor vermelha nos canários que teriam o vermelho como cor recessiva. No entanto, não pode tornar um canário amarelo em vermelho, dando-lhe de comer pimentos todos os dias. O pássaro deve ter nos seus genes traços da cor vermelha e, com a alimentação, o que se faz é potenciar e favorecer esse elemento genético. Obviamente, o desenvolvimento de substâncias químicas influenciaram o aparecimento de novas cores, embora nunca se deva administrar no nosso animal de estimação preparados que influenciem a sua pigmentação, uma vez que podem debilitar a sua saúde.

Quais são as raças de canários - O Canário de Cor

O Canário de Canto

Todos os canários cantam mas, como as pessoas, uns melhores que outros. Os machos são verdadeiros trovadores, uma vez que com as suas canções tentam impressionar as fêmeas, por isso se quiser um canário cantor, escolha um macho.

Este tipo de pássaro pode considerar-se um artista nato, uma vez que imitam as canções que ouvem de outros pássaros, estimulam o seu ouvido escutando música e inclusive introduzem partes próprias no seu repertório.

O canário de canto mais famoso é o Canário Harz Roller, que recebeu o seu nome da região montanhosa de Hartz, na Alemanha. O Roller canta com o bico praticamente fechado, e emite um tom suave e profundo desdo o interior da sua garganta. O Waterslager Belga é o segundo no ranking dos canários que melhor cantam, com um tom que se assemelha ao som de um rio.

Além destes dois, o Americano Singer, que apareceu nos Estados Unidos na década dos 30, é talvez o mais bonito dos canários de canto. É um cruzamento entre o Roller e o canário Border, famoso pela sua preciosa plumagem. O Timbrado Espanhol, no entanto, é o que tem o canto mais potente, e com uma atraente cadência metálica.

Quais são as raças de canários - O Canário de Canto

O Canário de Forma

As variedades de canários têm todo o tipo de tamanhos e formas. Alguns são altos e magros, outros pequenos e atarracados. Há alguns que têm crista, como o Canário Gloster, que tem um aspecto muito cômico.

As raças mais comuns são Border, Fife, York, Norwich e o Gloster. As duas primeiras, o Border e Fife, são pequenas, enquanto que a York e a Norwich caraterizam-se pelo seu tamanho grande.

Mas é muito difícil escolher de entre as intermináveis opções na hora de escolher o canário mais bonito. Desde então, todos têm o seu encanto, e está na sua mão escolher o que mais se aproximar ao seu ideal de beleza animal.

Quais são as raças de canários - O Canário de Forma

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as raças de canários, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Edivan Quirino Dias
Por que meus canários os ovos goram muito?
Luis Rocha
Amigo comprei um canario e vi que ele na hora de cruzar não faz corretamento e a canario pôs 4 ovos mas não saiu nada, poremele canta muito, é bom reparar no cruzamento
Sérgio Alves Fernandes de Oliveira
Edivan é importante saber a causa disso se o problema não for macho ele está no choco,o ovo gorado nada mais é do que falta do tempo de choco o que acontece? a canaria fica pouco tempo no ninho e os ovos não esquentao direito e ovo gora.
lucas
Oiiiiii.eu tenho um canarinho mais eu n sei qual é a rasa de le ele parece com o belga ele tem um amarelo muito forte vcs pode me ajudar
Luis Rocha
só vendo afoto ou video se quizer mandar para meu email eu te informo
Usuário anônimo
pq nao resolveu nada
Imagem: mundomascota.net
1 de 4
Quais são as raças de canários