Doenças comuns do gato

Quais são os sintomas do herpes felino

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são os sintomas do herpes felino

O herpes felino é uma doença frequente nos gatos, que além disso se pode tornar crônica. Daí a importância de detectar os sintomas a tempo e tomar medidas. O herpes felino inclui uma grande variedade de sintomas como conjuntivite, espirros, perda de apetite, depressão ou inclusive febre, entre outros. Em casos de extrema gravidade, o animal pode inclusive ver a sua vida comprometida, o que ocorre sobretudo em casos de gatos mais velhos, muito jovens ou imunossuprimidos. Em umComo.com.br explicamos a você com detalhes quais são os sintomas do herpes felino.

Também lhe pode interessar: Como curar o herpes felino
Passos a seguir:
1

O herpes felino é bem mais habitual em lugares onde convivem muitos gatos juntos. Tratam-se de centros de proteção, abrigos, criadouros e colônias de gatos selvagens, mas um gato doméstico também pode sofrer desta doença.

Os gatos mais expostos são os que não estão vacinados, os gatos jovens, os mais velhos e os que danificaram o sistema imunológico, pois ao estarem imunossuprimidos se convertem em seres muito vulneráveis a uma grande variedade de doenças. Um gato, ainda que esteja vacinado, pode sofrer desta doença; no entanto, há um menor risco disto ocorrer nesses casos.

Quais são os sintomas do herpes felino - Passo 1
2

Os sintomas do vírus do herpes felino costumam ser provocados pela infecção de um ou ambos os vírus do herpes: o Calicivírus felino (FCV) e o Herpesvírus felino ou rinotraqueíte (FHV). Se um gato contrair esta infecção pode ser mortal, mas com os cuidados apropriados e uma certa previsão, o seu animal poderá se recuperar em algumas semanas. Em alguns casos, inclusive certas sequelas da infecção como a rinite pode se tornar crônica.

3

Os gatos com herpesvírus podem parecer estar bem de saúde, salvo por alguma descarga nasal ou espirros mais ou menos persistentes. As infecções secundárias sobre os tecidos podem chegar a provocar conjuntivite, que é a inflamação da camada do globo ocular, bronquite e sinusite.

Os tratamentos costumam ser com antibióticos para tratar e melhorar de forma temporária os sintomas. A infecção por Calicivírus (FCV) costuma provocar descargas nasais menos abundantes ou frequentes, é um quadro moderado ou leve de gripe. Muitas vezes, o único sintoma visível da doença por FCV é o aparecimento de feridas na boca, esse tipo de aftas pode ser encontrado no palato, no nariz ou na língua.

Quais são os sintomas do herpes felino - Passo 3
4

Também pode ocorrer outro tipo de sintomas, há estirpes de FCV que podem chegar a provocar claudicação e febre em gatos jovens, este tipo de sinais pode ser visto quando o animal é vacinado contra esta doença. Também se descobriram estirpes muito virulentas que produzem inflamação das pernas e cara associada a uma deterioração acelerada do organismo. Ainda que este quadro seja menos comum, no final os sintomas que podem ser indicativos de que seu gato sofre de herpesvírus são os espirros, a inflamação e a descarga ocular, a depressão, a perda de apetite, a febre, úlceras nas córneas, aftas na boca e ainda uma baba excessiva.

Se observar um ou vários destes sinais, é conveniente levar o seu pet a um veterinário para que possa ser diagnosticado e receber o tratamento oportuno.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas do herpes felino, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Quais são os sintomas do herpes felino