Outros Ciências animais

Qual é a diferença entre vespa e abelha

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 8 outubro 2021
Qual é a diferença entre vespa e abelha

Vemos elas voando ao nosso redor e sempre tentamos fugir delas para evitar as suas picadas. As vespas e as abelhas são dois insetos que, aparentemente, são parecidos, principalmente pelos seus zumbidos e pelas cores do seu corpo, mas que na realidade são muito diferentes, tanto no seu comportamento como na sua atitude e no seu ciclo de vida. Para saber qual é a diferença entre vespa e abelha continue lendo este artigo de umComo pois vamos explicar para você, indicando o comportamento de cada uma das espécies, assim como outros aspectos destacáveis que vale a pena conhecer.

Também lhe pode interessar: Tipos de vespa

Índice

  1. As abelhas
  2. As vespas
  3. Diferenças básicas entre abelhas e vespas

As abelhas

Antes de falar sobre as diferenças entre vespas e abelhas vamos falar concretamente de cada um destes animais para entender melhor. As abelhas são antófilos, insetos himenópteros que pertencem à família Apidae.

As abelhas são as responsáveis por coletar o pólen das flores e seu néctar, que poderão armazenar nas colmeias; as abelhas do mel são as que têm a capacidade de criar mel em si mesmas. O motivo pelo qual podem coletar todas estas substâncias é graças às características intrínsecas do seu corpo, pois em suas patas se encontra uma espécie de cesta que permite armazenar o pólen que vão coletando.

Existem diferentes tipos de abelhas, mas a maioria costuma ser de cor marrom-claro com listras pretas e, de longe, este marrom pode ser semelhante a um tom amarelado, motivo pelo qual podem ser confundidas com as vespas.

No que diz respeito ao comportamento social, as abelhas são animais muito sociáveis que vivem em colmeias muito grandes que costumam construir nas árvores. Dentro desta sociedade descobrimos que as estratificações sociais estão muito bem definidas e, assim como acontece com as formigas, a abelha-rainha é a responsável por gerenciar o trabalho que os operários desenvolvem dentro da colmeia.

São animais muito pacíficos que não atacarão você (picarão) a não ser que se sintam ameaçadas. Além disso, as abelhas morrem se picarem você, pois ficam com o ferrão enfiado no seu corpo e são incapazes de viver sem essa parte. Por isso, não picarão sem motivo, só farão isso se realmente se sentirem em perigo.

Qual é a diferença entre vespa e abelha - As abelhas

As vespas

Por outro lado encontramos as vespas, insetos que, ao contrário das abelhas, são predadores, ou seja, atacam para comer e sobreviver. Mas além disso, estes animais não produzem mel e costumam viver em favos, não em colmeias, pois o objetivo destes lugares é simplesmente para obterem proteção e um lugar onde viver e se reproduzir, mas não criar mel.

Devido ao seu caráter predador, normalmente, as vespas são mais agressivas e, por este motivo, têm um corpo mais fino, estilizado e grande. As vespas podem ser de variados tamanhos e cores, mas, as vespas comuns costuma ter o corpo em tons quentes como o amarelo, o marrom-claro, o âmbar, sempre combinando com listras pretas, apesar de também existirem vespas totalmente pretas ou vermelhas.

O comportamento entre elas não é tão sociável como no caso das abelhas porque precisam de sobreviver e caçar diferentes insetos para poderem se alimentar. Por este motivo, são mais bruscas e têm um instinto maior de competitividade e sobrevivência entre si. Quando picam você, as vespas não morrem nem ficam sem ferrão.

Neste artigo de umComo explicamos o que fazer se for picado por uma vespa para conhecer os primeiros auxílios que deverá seguir.

Qual é a diferença entre vespa e abelha - As vespas

Diferenças básicas entre abelhas e vespas

Depois de falar de ambos os insetos separadamente, vamos falar nas diferenças entre vespas e abelhas para resumir e comparar toda a informação.

  • Por um lado, sabemos que as vespas são maiores que as abelhas. Além disso, normalmente, as vespas não têm pelos e as abelhas têm.
  • Uma pequena parte da espécies das abelhas são responsáveis por produzir mel, já as vespas não o produzem.
  • O lugar onde as abelhas vivem são colmeias que elas mesmas constroem, as vespas, por outro lado, vivem em favos.
  • As vespas costumam ser animais mais agressivos porque são predadoras, ou seja, têm que se alimentar de insetos para sobreviver. Normalmente, são mais perigosas no verão, que é o momento em que estão à caça de animais e carne para alimentar as crias. As abelhas são bem mais sociáveis e nas colmeias têm bem definida a posição de cada uma (a rainha e as operárias).
  • No momento da picada a abelha perde seu ferrão, e, portanto, morre, as vespas não morrem depois de picarem você.
  • As vespas hibernam, por isso, em épocas de frio não costumamos vê-las no ambiente. Ao contrário delas, as abelhas continuam coletando mel durante todo o ano. Além disso, as vespas são animais de hábitos diurnos.

De qualquer forma, se for picado por qualquer uma delas, a verdade é que os ferrões produzem uma dor intensa e uma inflamação que deve ser tratada. Se este for o seu caso, recomendamos que leia os nossos artigos sobre remédios caseiros para as picadas de vespas e picadas de abelhas para assim poder aliviar a dor.

Qual é a diferença entre vespa e abelha - Diferenças básicas entre abelhas e vespas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre vespa e abelha, recomendamos que entre na nossa categoria de O Mundo Animal.

Bibliografia
  • APACAME. Todas as abelhas produzem mel? Disponível em: <http://apacame.org.br/site/revista/mensagem-doce-n-161-maio-de-2021/artigo-3/#:~:text=Apesar%20da%20r%C3%A1pida%20associa%C3%A7%C3%A3o%20entre,mil%20esp%C3%A9cies%20descritas%20de%20abelhas.> Acesso em 08 de outubro de 2021.
  • R7. Vespa - características, reprodução e como se diferenciam das abelhas. Disponível em: <https://segredosdomundo.r7.com/vespa-inseto/> Acesso em: 08 de outubro de 2021.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Qual é a diferença entre vespa e abelha