Comida para aves

Como alimentar um agapornis

Como alimentar um agapornis
Imagem: arrobapark.com

O agapornis é uma das melhores escolhas para ter aves como mascote, pequeno louro muito colorido e inteligente. É necessário ter claro alguns aspectos para cuidarmos do agapornis, como o fato de que devem viver em casais para não se sentirem sozinhos. Também será necessário conhecer os aspectos básicos sobre a comida dos agapornis. Por isso, em umComo.com.br explicamos como alimentar um agapornis.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um Agapornis
Passos a seguir:
1

A alimentação dos agapornis deve combinar o alimento seco com o fresco, isto é, não só podemos limitar a oferecer-lhes sementes mas devemos incorporar os vegetais à dieta destes pequenos pássaros.

2

Desta forma, deverá alimentar seu agapornis uma mistura de sementes que deverá conter milho, alpiste, canhamo, linho, aveia... Pode comprar um preparado já misturado, mas muitas vezes conterá outros tipos de sementes que os agapornis não comem; por isso, recomendamos fazer o preparado à medida para seu mascote.

Como alimentar um agapornis - Passo 2
Imagem: mundodascalopsitas.wordpress.com
3

Diariamente ou pelo menos umas 3 ou 4 vezes por semana, deverá oferecer aos agapornis alimentos frescos. Podem ser diferentes frutas ou verduras como: pera, maçã, cenoura, espinafres, pimentão vermelho ou verde, milho, beterraba, aipo, brócoli, melancia...

É fundamental que ao final do dia retire da gaiola do agapornis aqueles vegetais frescos que ele não comeu para evitar assim que estrague e prejudique o passarinho.

4

Ainda que seja muito variada a comida fresca que poderá oferecer a esta classe de pássaros, também existem uma série de alimentos proibidos para os agapornis: batata, abóbora, abacate, salsa, leite, doces, café ou alimentos preparados para humanos.

5

É importante habituar os agapornis desde pequenos a comer fruta e verdura porque, caso contrário, se negarão a comê-las quando forem adultos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como alimentar um agapornis, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
13 comentários
A sua avaliação:
Silvana
Oi boa noite,comprei uma agapornis de e meses. Ela come o tempo todo isso e normal???? Não sei o que fazer se deixo o comedouro ou tiro. Tenho medo de morrer de tanto comer... obrigada.......
A sua avaliação:
André Andrade
Perfeito! Obrigado
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi André! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Viviane
Comprei dois agapornis hoje e desde que chegaram em minha casa (10h) não vi eles se alimentando. Será que estão doentes? Ou será que eles não estão comendo porque ainda não se adaptaram ao novo ambiente? Estou preocupada, pois ouvi dizer que se os agapornis passarem um dia sem comer, eles podem morrer.
Erinaldo Miranda
Meu amigo me ligou agora para contar novidade que nasceram filhotinhos e que ele queria cozinhar batata doce e ovo para a recém mamãe; ai enquanto conversava com ele achei esse artigo e logo informei que o que li aqui e o perigo. Obrigado pela informação. Super interessante e útil.
paulino fernandes
Tenho um bebe agaporni que os pais quase depenaram. Separei dos pais, claro. Como actuar agora? Obrigado
tiago rocha
Sera que posso dar sementes de girassol aos meus agapones?
Ricardo Maciel
Pode sim amigo. O que eu mais dou aos meus é sementes de girassol e alpiste. Aquele pacote de ração prontas vem outras coisas tbm como painço e amendoim.
Lucylene
O meu agapornis e uma fêmea chama-se Rosinha, ela adora comer chocolates e doces, faz mal?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Lucylene! Doces e chocolates não são indicados para os animais, uma vez que podem ser prejudiciais para a sua saúde. Por isso, não é recomendável dá-los para o seu agapornis.
Du
Ela vai no mercado comprar? melhor não dar né
maria Gabriela
De pimenta dedo de moça bem picada sem semente 2 x lor semana... Eles sentem um gosto doce... Tire os doces da sua ave e compre uma outra ave para formar um casal pois essa raça vive em casal
Ivan Lúcio Ferreira Silva
eu tenho uma fêmea e ela já botou três ovinhos,se eu comprar o macho demorará muito para ela tornar a botar e chocar,ou será que ela fará este processo rapidamente
Ivan Lúcio Ferreira Silva
eu gostei muito das informações dadas,tinha coisas que eu nunca imaginaria, que não poderia dar ao meu pequeno mascote
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ivan! Que bom saber que as informações foram úteis para você. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Anderson
Achei interessante às informações
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Anderson, que bom saber! Muito obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
Gabriel Henrique
No paragrafo 5 eu entendi que tem alimenta-los desde pequeno a comer verdura para quando for adulto não recusar mas o meus argaponis são adultos mas eles come verdura eu queria saber se tem jeito de fazer brinquedos para argaponis
Isabela
Gabriel Henrique, nos compramos um casal de filhotes e fomos informados que nas próprias avicultura ou agropecuárias há brinquedos para Agapornis a venda. Podem ser balanços, bolas, escadinhas, pontes, argolas.... Estou tentando arranjar um tempinho para comprar alguns pros meus filhotes
wanda
A minha dúvida é: numa noite de ventania, pela manhã estava na minha área um agaporni que coloquei na gaiola, porém não sei se é macho ou fêmea, novo ou não, enfim gostaria de comprar um outro para fazer companhia a ele, mas não sei se for o mesmo sexo ele vai aceitar. Como proceder?
joaovito
Pergunta:como fazer o meu agaporni não se sentir só sem um par???
Maria Petronilho
Dando-lhe muita atenção. Seja o seu companheiro, mime-o muito, fale com ele docemente. Aconteceu por duas vezes ficar com fêmeas viuvas e levar algum tempo até encontrar um macho. Ela tornou-se a minha sombra, ou eu a sombra dela. Somos muito amigas, portanto ela esteve sempre distraída. Ainda assim notei o sofrimento dela, sobretudo à noite, e perdeu peso. Muito importante! Coloque um bom espelho na gaiola, onde se veja em corpo inteiro. O passarinho pensará estar acompanhdo.
Imagem: arrobapark.com
Imagem: mundodascalopsitas.wordpress.com
1 de 2
Como alimentar um agapornis