Dieta saudável para gatos

Como alimentar um gato bebê

Como alimentar um gato bebê

Um gato pequeno precisa de proteção e ternura, mas entre os novos donos surge sempre a dúvida sobre qual será a melhor forma de o alimentar, pois isso dependerá se o animal foi ou não desmamado, por isso e para dissipar as dúvidas, em umComo.com.br damos-lhe algumas sugestões sobre como alimentar um gato bebê.

Também lhe pode interessar: Como alimentar um gato recém-nascido
Passos a seguir:
1

Se por algum motivo encontrar um gato demasiado pequeno, ou recém nascido, que claramente ainda não foi desmamado, deve saber que apenas o poderá alimentar com leite. Os especialistas indicam que se deve procurar num veterinário um leite do tipo materno, para que o animal o possa processar, mas em caso de emergência o leite desnatado também funciona.

2

Devido ao animal ser muito pequeno e porque possivelmente o biberão mais pequeno que encontrar num veterinário é muito grande para ele, o melhor é alimentá-lo com uma seringa de 3 centímetros cúbicos sem a agulha, coloque o leite na seringa até ao topo e vá pressionando a seringa lentamente para que o animal possa beber o leite, até ficar satisfeito.

3

Se o gatinho tem menos de 15 dias, deve comer a cada 3 horas, se tem entre 15 dias e um mês, a cada 4 horas, se tem entre um mês e um mês e meio a cada 4 a 6 horas, nesta última fase já poderá beber o leite num prato, maiores de um mês meio pode incorporar os alimentos sólidos misturando-os com o leite ou com água, tipo pasta.

4

Se o seu gato está desmamado deve alimentá-lo com comida especial para filhotes, que contêm todos os benefícios e nutrientes que precisa para crescer, consulte o seu veterinário sobre a necessidade de misturar a comida com um pouco de água ou leite.

5

Se encontrar um gato recém nascido na rua, não só o deve alimentar mas também o deve estimular para que defeque e urine, pois sozinhos não conseguem. A sua mãe é a encarregada de lamber a sua zona genital para produzir o estímulo, na ausência dela, molhe um pouco de algodão com água morna e passe-o pelos seus genitais e pelo ânus, se não o fizer o gatinho corre o risco de morrer.

6

Perante qualquer dúvida consulte um veterinário.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como alimentar um gato bebê, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
vania nazazre da costa silva
até quantos meses o filhote toma leite materno.E com quantos meses podemos fazer as doações dos gatos
A sua avaliação:
Giovanna Leal Souza
Nossa,só com 7 passos o gato com certeza vai ter uma vida bem saldavel. ADOREI!!!!!!!!
milwya
uma gatinha bem velhinha deu a luz na minha casa , e estava doentinha nem dentinho tinha e era cega de um olho, levei-a no veterinário fizeram uma cesária e em fim hoje com dez dias ela veio a falecer me deixou um gatinho e hj nos iriamos tirar os pontos a levei hje e la mesmo ela morreu de repente devido a idade e cá estou eu com um bebe gato para alimentar a cada 3 horas vou leva-lo veterinário hje , eu a alimentava sempre e levei-a para uma consulta um mes antes de pari, amo bixinhos,
Sonia Santos
Deram-me um gato com um mês e fiquei um bocado desorientada porque não sabia o que fazer. Depois de ler isto já ficar com menos dúvidas.
Nelson Ferreira (Editor/a de umCOMO)
Oi Sonia, que bom saber que as informações foram úteis para você :) Muito obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando! :)
joao
ola eu encontrei um gato bebe ainda em sima de uma arvore eu pegei nele e o trouse ele bebe leite sosinho e come e fez coco ontem mas ele quando nao tem ninguem perto dele ele nao para de miar e ele é meio que desorientado e em quanto sonha tem muintos pesadelos sera que ficou traumatizado de ter ficado desde as 8H ate as 2H da tarde em sima da arvore ou porque perdeuu a mae ?
Nelson Ferreira (Editor/a de umCOMO)
Olá João, sim pode ser por estresse devido a essas situações. Quando ele estiver miando tente dar um pouco de atenção a ele, dando-lhe carinhos e brincando com ele, pode ser que assim ele pare de miar. Obrigada pelo comentário e continue a seguir as nossas novidades ;)
dayana
meu gatinho tem menos de 15 dias e estou dano leite para ele, mas estimulo e ele não esta defecando quase nada,ele faz força e sai uma coisinha vermelhinha e quando ele para de fazer força entra para dentro outra vez,o que posso fazer para mudar isso.
Usuário anônimo
nao foi util porque nao era iso que eu queria
haigara
eu arrumei um gatinho bebe de 1 mes e nao como alimenta-lo e nao tem como levar ao veterinario
Como alimentar um gato bebê