Os coelhos

Como coelho se reproduz

Como coelho se reproduz

O coelho é um animal herbívoro e de pequeno porte. Vive em tocas feitas por ele e normalmente prefere áreas mais arenosas, mas com vegetação. Vive normalmente em colônias e atingem no máximo os nove anos de idade. É também muito conhecido por ter uma enorme facilidade de se reproduzir na natureza. Isto acontece porque estes animais estão quase sempre com o cio, o que lhes permite acasalar muitas vezes ao ano. Para além disso a coelha fêmea tem um período de gestação muito curto, o que a possibilita de ter várias ninhadas por ano. Neste artigo de umComo.com.br, esclarecemos-lhe como coelho se reproduz.

Fonte foto: respeiteproteja.blogspot.com

Também lhe pode interessar: Como saber o coelho é macho ou fêmea

Índice

  1. Acasalamento
  2. Nascimento das crias
  3. Alimentação

Acasalamento

O processo de acasalamento nos coelhos é cíclico, rápido e eficaz. O coelho macho fareja a coelha fêmea e posteriormente, se a coelha permitir, monta-a de modo a realizar o acasalamento. Os dois coelhos descansam durante algum tempo e voltam a repetir todo processo. Cerca de 12 horas depois a fêmea liberta os seus óvulos que serão inseminados pelo sêmen do macho. Depois deste processo, o mais certo será a fêmea estar prenha. Embora os coelhos se possam reproduzir quase todo o ano, as épocas de maior atividade são as de Março, Abril e Maio.

Nascimento das crias

Depois do curtíssimo período de gestação (entre 28 e 33 dias), a fêmea finalmente tem a sua ninhada. Cada ninhada pode ter desde duas crias até sete crias. As crias nascem completamente cegas, sem nenhum pelo e surdas. São animais completamente vulneráveis. O leite da coelha fêmea é muito rico e por isso esta só amamenta as crias uma vez por dia. Crescem a uma velocidade estonteante e cerca de um mês depois, já estão prontos a comer verduras. A partir dos 4 meses, tanto o macho como a fêmea, já se encontram em condições de acasalarem e de se reproduzirem.

Alimentação

Os coelhos tem necessidades de alimentação específicas. Assim sendo e se pretende ser um criador de coelhos convém saber como alimentar corretamente os seus coelhos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como coelho se reproduz, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Simone
Tenho 2 coelho uma de lá está atacando os pelo da barriga é fazendo toca o que significa
A sua avaliação:
Anderson
Excelente explicação.
A sua avaliação:
Sarah kali
adorei eles são tão fofinhos meu coelho é laranja e o nome dele é Chayd
A sua avaliação:
Morgana
Adorei esse site,ele ajuda muito!
Editor umComo.com.br
Oi Morgana! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
jose paulo
gostei
Editor umComo.com.br
Oi Jose! Que bom saber que a informação foi do seu agrado! Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Leonidas
qual a idade que a fêmea e o macho estão prontos para o acasalamento?
kenia
tenho um coelho macho e fiz o cruzamento dele. 32 dias depois a coelha pariu no meio da cozinha apenas um filhotinho, nao fez e nem procurou o ninho na caixa. o que devo fazer*
Como coelho se reproduz