A sarna do cachorro

Como cuidar de um cachorro com sarna

Como cuidar de um cachorro com sarna

A sarna é uma doença produzida por parasitas microscópicos chamados ácaros que podem afetar a pele e os ouvidos de diversos animais, incluindo os cachorros. Por isso, será importante que tenha em conta estes conselhos sobre como saber se meu cachorro tem sarna. Também, há vários tipos de sarna, dependendo do ácaro implicado; em umComo.com.br repassamos os mais relevantes para ajudar você a saber como cuidar de um cachorro com sarna.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu cachorro está com sarna

Índice

  1. A sarna dos ouvidos
  2. A sarna sarcóptica
  3. A sarna sarcóptica

A sarna dos ouvidos

A sarna otodécica ou sarna dos ouvidos ocorre quando os ácaros penetram no conduto auditivo causando otite, que será acompanhada de coceira, sacudidas de cabeça e presença de cerume.

Existem produtos em forma de pipeta capaz de prevenir e controlar o processo, disponíveis em centros veterinários. Nos casos instaurados, pode ser combinado este produto com outro em forma de gotas que se administra diretamente no ouvido.

A sarna sarcóptica

Os ácaros conhecidos como sarcoptes e também os do gênero cheyletiella podem afetar a pele do corpo do animal, provocando alopecias zonais que podem se estender, e coceira.

Muitos casos podem ser prevenidos mediante pipetas, embora nos casos mais graves são necessários banhos com um produto inseticida.

A sarna sarcóptica

É provocada por um ácaro chamado démodex, que se aloja nos folículos pilosos causando alopecias focais que costumam se estender. Não costuma produzir coceira. É típico de animais com as defesas baixas, cachorros e também de certas raças, como os Shar-pei, e não costuma afetar a adultos saudáveis.

Para tratá-la, os banhos com amitraz são quase sempre imprescindíveis, combinados ou não com moxidetina, um inseticida, por via oral. Pode ser evitada mediante pipetas.

É importantíssimo, nos animais suscetíveis ou que foram afetados alguma vez, estar atento às situações que possam provocar uma redução das defesas, como a gestação, já que o ácaro poderia reaparecer.

Veja mais em: Como tratar a sarna de cachorro com remédios caseiros

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um cachorro com sarna, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
Valeria
Minha cadela está com sarna sarcóptica já dei o remédio ivercanis enx
dirce
como cuidar da sarna com remedios caseiro
Editor umComo.com.br
A sua avaliação:
Maria
Meu cão Yorkshire tem bastante pelo e pesa mais ou menos 10 kg. ultimamente está sainda umas feridas e fica cheia de bolha e quando ele coça saem tipo um sangue e esta lastrando para o corpo. qual medicação é mais recomendada. Mim falaram que posso aplicar o Ivomec. Mas quanto devo aplicar. se na pele ou na carne ou via oral.
A sua avaliação:
gercinete
coo tratar animais con sarna, com remédio caseiro
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Gercinete! Pode conferir alguns remédios caseiros para a sarna de cachorros aqui: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-tratar-a-sarna-de-cachorros-com-remedios-caseiros-10414.html
EVANGELISTA LIBARINO DE SOUZA
OLA MINHA CACHORRA TEM 7 MESES E TA COM SINTOMAS DE SARNA COM BOLINUE REMEDIOHAS DE PUS E CAIU UM POUCO DE PELO E AH BARIGUNHA TB TA TODA VERMELINHA . QUE REMEDIO PASSAR DE UMA ORIENTACO POR FAVOR.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Evangelista, nesse link você vai encontrar remédios naturais para tratar a sarna no seu cachorro: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-tratar-a-sarna-de-cachorros-com-remedios-caseiros-10414.html De qualquer forma, deve consultar o veterinário.
gustavo
meuy cachorro esta cmo sarna estou dando o remedio para ele ja faz mais d um mes maz parece q nao esta adiandanto nao oq tenho d fazer
Lizandra
Oi peguei uma cadela adulta.. ela deve estar com sarna pois esta com algumas areas sem pelo e avermelhadas e coça bastante e tem um cheiro bem forte mesmo depois do banho, ñ é um cheiro ruim é mais de um cachorro sujo molhado... não tenho condições de leva-la no veterinario por favor o q posso usar nela.
gustavo
o meu cachorro tmbm esta assim igual ao seu me falarao para passar tomate podre nele nao sei se e verdade estou vendo se e verdade se for ele te fala e bom para os ascaros e bm para a bacteria
Como cuidar de um cachorro com sarna