Cachorro Labrador

Como cuidar de um cachorro labrador

Como cuidar de um cachorro labrador

O labrador retriever é uma das raças mais bonitas de cães, não apenas pelo seu porte, mas também porque são doces e fiéis companheiros, sempre dispostos a brincar, a divertirem-se e a receber muito carinho. Este lindo animal é um grande companheiro para toda a família, sendo especialmente amigável com as crianças, o que o torna num excelente animal de estimação para elas, por isso se pensa ter um em sua casa, no UmComo damos-lhe algumas sugestões para que saiba como cuidar de um cão labrador.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um cachorro salsicha

Passos a seguir:

1

Este animal é bastante resistente a temperaturas altas, por isso se vive num país com um clima quente dificilmente terá algum problema em suportar o calor.

2

O labrador retriever é muito paciente com as crianças, o seu carácter ativo e brincalhão e o seu passado de caçador permitem-lhe passar horas a brincar junto delas, sem que a sua energia se esgote. Atividades como ir pegar a bola ou esconder alguma "presa" são as suas favoritas, sendo o exercício parte vital da sua rotina e envelhecimento.

Como cuidar de um cachorro labrador - Passo 2
Imagem: amocaes.wordpress.com
3

Quanto à sua educação deverá saber que o labrador é um cão muito inteligente e dócil, o que o torna num animal fácil de treinar, capaz de assimilar muitos truques, mas isso requer paciência e dedicação por parte de toda a família. Veja também o nosso artigo sobre como adestrar um Labrador.

4

É importante saber que devido ao seu carácter, o labrador é um animal que não costuma tolerar os maus tratos nem os gritos, para o criar e precisará de paciência e auto-controlo, pois se usar algum tipo de violência apenas levará o seu animal de estimação a ficar mais rebelde, ignorando quase todos os seus pedidos.

5

Este animal é um grande comilão e comerá sempre que tenha oportunidade, por isso é muito importante controlar as porções que ingere, pois à medida que vai envelhecendo corre o risco de obesidade. Evite dar-lhe guloseimas humanas e comida humana, pois estará a incentivar uma atitude que depois não conseguirá controlar.

Se você adotou recentemente um labrador filhote, é importante que controle aquilo que ele come. Leia o nosso artigo completo sobre como alimentar um filhote de labrador, onde explicamos como alimentar o seu cachorro em cada etapa da infância dele.

Como cuidar de um cachorro labrador - Passo 5
Imagem: portaldodog.com.br
6

Para o labrador não lhe chegam 20 minutos de passeio, esta raça é muito ativa e embora possam viver num apartamento, precisam de correr livremente, necessitam de exercício e de jogos em que possam ir atrás de algo, isto não só o ajudará a manter ativo mas também a queimar todas as calorias que ingere e prevenir que se torne demasiado obeso.

As técnicas de adestramento são também muito úteis para manter o seu cachorro labrador ativo. O melhor é educar o labrador desde filhote para que ele aprecie os momentos de adestramento, que para além de úteis para a própria segurança e bem-estar do cachorro, melhoram a relação entre você e ele.

animaquarios.blogspot.com

Como cuidar de um cachorro labrador - Passo 6
7

Este cachorro precisa de muito amor, como o seu primo Golden, é um animal de estimação que precisa de compartilhar com a família, de sentir o amor dos seus membros, não se adapta bem a viver isolado e distante, pelo que deverá incorporá-lo nas suas rotinas.

Apesar de terem algumas semelhanças, as raças Golden e Labrador são distintas. Leia o nosso artigo sobre as diferenças entre Labrador e Golden Retriever.

8

Outro fator importante a ter em conta é o peso do labrador. Os labradores têm uma certa tendência para a obesidade, tal como já referimos. Por isso você deve ter bastante controlo na alimentação do seu cachorro e no exercício físico que ele pratica. Esta raça precisa de muita atividade e por isso não é adequada a pessoas com um estilo de vida sedentário. Um labrador adulto deve pesar entre cerca de 25 e 35 kg, relembrando que as fêmeas são ligeiramente mais pequenas do que os machos.

Para saber se o seu cachorro está gordo, leia o nosso artigo sobre essa matéria.

9

Lembre-se de o levar a fazer exames médicos, pelo menos duas vezes por ano, isso ajudará a mantê-lo saudável e feliz.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um cachorro labrador, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
269 comentários
A sua avaliação:
José Maranhão
Olá, bom dia. Adquiri um cachorro há mais ou menos um ano e meio atrás. Apesar de o mesmo ser tratado como um simples "Vira-lata", não só o formato da cabeça dele se parece em muito com um Labrador, mas também todas as características apresentadas neste artigo se enquadram no modo que ele age. Será que ele tem realmente algum parentesco com a raça Labrador? Queria muito tirar essa dúvida. Há como eu lhes enviar uma foto dele, para posteriormente vocês me darem uma resposta? Desde já eu lhes fico muito agradecido. Sou o José Maranhão, de Morrinhos, no Ceará.
mirian
gostaria de saber como cuidar de um cão labrador, sua alimentação, cuidados etc?
Ingrid
Eu tenho uma labrador e ela teve os filhotes quinta feira mas sábado pra domingo ela colocou os filhotes em um buraco que ela havia cavado antes de ter os filhotes. Por que será que ela está rejeitando Meu esposo colocou os filhote junto com ela para poder amamentar pois Ontem ela deixou os filhote tudo dentro do buraco o que fazer
Editor umComo.com.br
Oi Ingrid! Sua cachorrinha pode ter algum problema para estar rejeitando os filhotes. Ela está amamentando os filhotes na mesma? Também é possível que ela sinta estresse com algum fator em casa, como outro animal ou um perigo para os filhotes dela. Não esqueça que os filhotes devem ser colocados dentro de casa num sítio quente, por isso experimente fechar as portar para que a cadelinha não leve eles para a rua. Se ela não estiver amamentando, você necessita comprar leite que substitua o leite da mamãe. Boa sorte!
Ingrid
Minha cadela ganhou quinta feira hj de madrugada ela colocou os filhotes em buraco que ela havia feito pq
Editor umComo.com.br
Oi Ingrid! Como assim, ganhou quinta-feira?
Nadia Pires
Minha labradora, morde muito em forma de brincadeira mais machuca, ela tem 4 meses e todas as vezes que ela morde brigamos com ela e ela acha que estamos brincando e continua mordendo ai colocamos ela de castigo na cadeira, pois ela tem medo de altura ai deixo ela de castigo ate ver que já esta calma, mas é muito difícil, pois todos que vem brincar com ela é morde de machucar, e não sei como fazer para ela fique dossel
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Nadia! Vou lhe dar algumas dicas que podem ajudar a melhorar esse comportamento. 1- Nunca brinque com ela com as mãos. Se ela começar a morder, dê logo um brinquedo para ela e se ela morder o brinquedo, reforce ela com um petisco que ela goste (assim ela vai perceber que é no brinquedo que deve morder). É normal eles morderem porque estão a mudar os dentes e é incomodo para eles e eles mordem para aliviar.
2- Se ela continuar mordendo as suas mãos, ignore-a. Não a coloque na cadeira porque ela tem medo. Não queremos que ela associe você a situações que lhe provoquem medo, é prejudicial para o vosso relacionamento. Simplesmente ignore e para de brincar com ela. Quando ela desistir e estiver calma, faça um carinho nela e reforce com um petisco.
3-Poderá dizer sempre um NÃO forte, mas não grite com ela nem castigue, opte sempre por reforçar quando ela tem os comportamentos que você gosta e quando faz algo que você não gosta, ignore! Os últimos avanços das técnicas de adestramento demonstram melhores resultados com estas técnicas de reforço positivo. Pouco a pouco, a sua cachorrinha vai entender aquilo que deve e não deve fazer!
RAIMUNDA
tenho um labrador de apenas 3 meses levo ao veterinário porem apresentou tipo uma crise epilética foi medicada e graças a deus esta bem porem ficou meio tola não reconhece ninguém da casa,é normal ou é algo mais grave por favor responda
Editor umComo.com.br
Oi Raimunda! Esse pode ser um efeito secundário da medicação, mas só o veterinário poderá confirmar.
Laélio Pinto
Ganhei um filhote fêmea de Labrador. Ainda não estou com ela, pois está ainda com a mãe e mais os 9 irmãos que nasceram no dia 16/04/2017. Irão me entregar no prazo correto depois de desmamar. Sou deficiente físico, tive paralisia infantil quando criança, uso um aparelho ortopédico na perna direita e não terei muita facilidade em caminhar muito com ele nas ruas quando crescer. Isso teria problemas ? Tenho uma boa área no terreiro e uma área tambem na varanda da casa onde ela poderá brincar e correr à vontade. Acham que terei problemas com ela ou se adaptará de boa como eu disse ai acima ? Obrigado Laélio
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Laélio! Mesmo que a cachorrinha tenha espaço para brincar, isso não substitui o passeio, que é uma necessidade básica dos cães. Recomendo que, se você não pode, arrume alguém que possa passear o pet. Boa sorte!
A sua avaliação:
Rosangela norberto
Tem como ensinar um labrador de uns 10 a 11 meses a parar de ficar pulando ensima de mim?? Eu ganhei ele assim por isso que ganhei ele.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Rosangela! Cada vez que ele quiser pular para cima de você tem que lhe dizer um "Não" firme e afastá-lo de si, mande-o ficar quieto e depois ofereça-lha um biscoito. É preciso ter muita paciência e ser constante, mas no final vai ver como ele vai aprender. Obrigada pelo comentário e boa sorte ;)
A sua avaliação:
alcione emerich
tenho um labrador e ele e muito bruto não deixa cuidar estou com o braço roxo dele apertar não conseguimos domesticar ele não queremos por no canil mais não da ele e grande e nos machuca que fazer me socorre por favor
A sua avaliação:
wilma
Boa noite minha labradora esta com umas seborreias sempre antes da mudança da pelagem e fica até certo tempo que devo fazer?
A sua avaliação:
flavio derval pereira pereira
TENHO LABRADOR DE 3 MESES ELE E MUITO BAGUNCEIRO MASCA TUDO QUE ENCONTRA PELA FRENTE ESTA FASE SERA QUE PASSARA,UM DIA
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Flavio! Isso passa sim, é normal que quando são filhotes roam tudo o que apanharem à frente, mas com adestramento e o tempo esse comportamento vai passar. Para além disso, pode conferir essas dicas que o podem ajudar: http://www.peritoanimal.com.br/o-que-fazer-com-um-cachorro-destruidor-21106.html
A sua avaliação:
Roseli Lima Guede Ribeiro
Tive um labrador ela morreu com a doeca estomago virado todos tem
A sua avaliação:
Emily de Souza Vieira
Adotei um filhote de maneira emergencial, pois a mãe se recusa a amamentar seus filhotes, gostaria de saber se posso dar leite integral normalmente e de quanto e quanto tempo. quais seriam os cuidados necessários
Thalita Roberta
Emily , Não Pode . Pois Quando Ele Crescer Pode Ter Vermes . Espero Que Tenha Ajudado .
ándre
pode dar agua com leite e o melhor que tem a fazer mais mais leite que agua mete lhe razao e molha a com um pouco de leite com agua
Cristina Monteiro
tenho um labrador tracado de dalmata e gostaria de saber as suas dimensões e peso quan do chegam à idade adulta
Dayane
Oii Sara piego eu queria saber como que eu faço pra cuidar da minha labradora ela só mama e dorme como que eu faço pra ela mm ficar só nas tetas da mãe e fazer bastante exercicios com ela e como treinar ela eu gostaria de saber muito sobre isso quantas gramas de ração faço dar a elaa por favor to desisperada
Rayane
Oii eu tenho uma labradora e filhote pode treinar desde filhote é fêmea ela pode ter até quantos filhotes e pode pesar até quanto
Ruth
Minha cadela tem dois meses e muito ativa.mas e desobediente.mas acho que ainda e uma bebe
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ruth! É normal pois ela ainda é uma bebê, se você a adestrar desde filhote vai ver como ela vai aprender o que pode e não pode fazer. Obrigada pelo comentário e boa sorte com sua cadela :)
Rayabe
Oii Sara minha cadela labradora e filhote é ainda mamãe na mãe dela quanto tempo ela leva pra desmamar o mínimo **
Mariana
tenho um filhote de cachorro. ..falaram que é filho de uma labtadora com fila....minha filhote é fêmea. ....ela tem pelos pretos baixinhos....patas grossas. ...orelha triangular baixas....esta comendo minhas plantas tudo.....tem 3meses.....eu tinha vontade de saber se ela vai parecer com fila ou labrador....obrigada
Vania FArias Afonso
Quero pegar um filhote de labrador pois amo muito ,quero cria-lo para que se torne lindo, amavel ,gordo ,saudavel o que faço.
daniele
Eu tenho un labrador femea de 5 meses. Ela é linda. Estou doando por falta de espaço. Vc tem interesse
Vanessa cardoso
Ola comprei uma labradora ela está com 2 meses é um amor muito dócil, porém não consigo deixar ela muito perto da minha filha de 2 anos pq ela tem mania de dar mordidinhas que machucam e minha filha já ficou com medo. Oq posso fazer para tirar essa mania dela ? Já comprei um osso ela brinca bastante mas não parou de morder nossos pés e canelas
Imagem: amocaes.wordpress.com
Imagem: portaldodog.com.br
1 de 4
Como cuidar de um cachorro labrador