Coelhos bebês

Como cuidar de um coelho recém-nascido

Como cuidar de um coelho recém-nascido
Imagem: iluna.es

Às vezes, quando se tem um coelho e não se esteriliza, pode acontecer juntar-se um macho com uma fêmea para dar cria. Ou simplesmente por diferentes circunstâncias, você tem ou quer ter um coelho recém-nascido ou vários para cuidar. Mas quais são os cuidados que ele precisa? Porque é óbvio que um coelho adulto precisa de outro tipo de atenção. Por isso, em umComo.com.br queremos orientá-lo para saber como cuidar de um coelho recém nascido.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um coelho anão

Passos a seguir:

1

Se também tem a seu cargo a mamãe do coelho recém-nascido, não se esqueça de cuidar dela adequadamente. É por isso que deve alimentá-la corretamente e cuidar bem dela para que possa ter leite suficiente e de boa qualidade para seus coelhinhos.

2

Arrume seu cantinho como se fosse um ninho para que os coelhos recém-nascidos possam sobreviver. Faça-lhes uma cama para que eles possam ficar tranquilos sem perturbação. Pode fazê-la com uma simples caixa pequena de papelão e com tiras de papel ou jornal em seu interior. Deste modo, a mãe poderá fazer o ninho.

Também deve se certificar que a caixa está sempre limpa. Caso a mãe não esteja presente, arme a caixa como se fosse o ninho e veja se não entra nenhuma corrente de ar e que esteja em um local com a temperatura adequada.

3

Ponha uma fonte de calor agradável perto da gaiola onde estão os coelhos recém-nascidos para que não sintam frio.

4

Se alguma cria de coelho não se alimenta bem da mãe ou simplesmente não está perto da mãe, você deverá alimentá-lo com mamadeira adequada para estas ocasiões que poderá encontrar em qualquer loja de animais. Deverá dar-lhe leite para gatos lactantes a cada duas horas durante uma semana.

Durante as semanas seguintes, vá aumentando o tempo entre cada toma até chegar às 8 semanas, que será quando estão preparados para deixar o leite e poder ser alimentados com sólidos pouco a pouco.

5

Os coelhos recém-nascidos não sabem fazer suas necessidades por si mesmos e é bastante importante ensinar-lhes, estimulando-os. Para o conseguir, pegue em um pedaço de algodão e molhe-o com água morna. Depois passe pela zona genital de 15 a 30 segundos antes de comer e se perceber que não consegue nada, volte a tentar após ter comido.

6

Se tem alguma dúvida sobre como cuidar do seu coelho recém-nascido, não hesite em ir ao veterinário para o aconselhar melhor.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um coelho recém-nascido, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
A sua avaliação:
Lauro Fernandes da Siva
Quando os coelilhos vão mamar a coelha se deita sobre o coelhinho e ele fica com as quatros patas descadeirada e não se levanta e nem anda, o que devo fazer para evitar que isso ocorra?
A sua avaliação:
iza
Minha coelha deu filhotes é Agora ela rejeitou os filhotinhos. Para eles não passarem fome,eu pego ela e a coloca deitada ( a força) para que eles possam mamar.porém acho que o leite dela não suficiente para satisfazê los. Alguém poderia me dizer se existe outro tipo ' leite' que poderia da.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Iza! Existe o chamado leite de reposição para gatos, ele é o mesmo que usado para coelhos, experimente alimentar os filhotes com ele. Obrigada pelo comentário e tudo de bom!
marta
minha coelha deu a luz a 10 filhotes e morreu eles ja tem 10 dias e estão lindos compre uma mamadeira para filhotes eu estou dando leite de vaca 2 x ao dia e esta tudo certo
A sua avaliação:
gabriela
Me ajuda por favor,minha coelha deu filhotes,ai eu tava olhando eles quando ela tava dando leite,e vi que ela tava pisando em cima de um sabe,mais sem querer pq o espaço ela pequeno,ai eu peguei e tirei a pata dela de cima,e o filhote tava andando tipo normal mais percebi que uma das patas de trás dele não tava mexendo muito,será que isso pode ficar sequelas quando ele crescer ? ou vai sarar e ficar normal,me ajuda por favor to desesperada.
Donald
A Minha Coelho deu parto fez um buraco no quintal e deu la parto os filhotes estao no buraco Poxo tiralos?
anônimo
Tinha um Coelho adulto macho deixei ele na gaiola dele fui a escola quando checked ele moreeu nao sei se foi por causa docalor oh poeque pegui muito ele no colo porque que ele morreu ?:-(
Larissa britto
Você tem que deixar seu coelho no lugar adequado para que eles ñ sinta frio
Larissa britto
Tem que ter capacidade e não deixar ele na chuva pq pode causar doenças em seu coelho e ele pode morrer
marinalva
gostaria de saber mais sobre os coelho. e aproveitando tenho alguns coelhos em casa e após essa ultima gestação a mãe coelha presentou queda de pelos nos pés isso é normal.?
Larissa britto
Sim pq ela tirar os pelos mais das patas para fazer seu ninho
Angela lima
Foi muito útil . tenho 7 filhotes órfão perdi 1e a mae
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Angela, que bom que foi útil para você! Obrigada pelo comentário e continue nos seguindo!
luceli soncini
quero saber se pode se colocar a mao em coelho recen nascido ?
Imagem: iluna.es
Como cuidar de um coelho recém-nascido