Os coelhos

Como cuidar do seu coelho angorá

Como cuidar do seu coelho angorá

Os coelhos angorá são facilmente reconhecidos por seus pelos longos e sedosos. Algumas pessoas os escolhem como bichinhos de estimação, porque são divertidos e fáceis de cuidar, outros, para competições (como há também de cachorros e gatos). Eles exigem o mesmo cuidado? Os coelhos angorá têm uma pelagem que requer mais cuidado do que a de outras raças. Por isso, em umComo.com.br explicamos-lhe como cuidar de um coelho angorá.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de uma chinchila

Passos a seguir:

1

No cuidado de um coelho angorá não é muito recomendável o banho, como não é recomendável para nenhum coelho, porque eles ficam muito nervosos, o que pode ser uma experiência traumática. Mas, às vezes, você não terá outra opção a não ser o banho, mas apenas 2 ou 3 vezes por ano e com um xampu adequado para ele. Seque-o com uma toalha antes de usar um secador de cabelo, porque o secador pode assustá-lo.

2

Você tem que ter em mente que o seu coelho angorá precisa ter o pelo escovado, porque é muito longo, e assim evitará nós ou doenças relacionadas com bichos. Você deve escová-lo pelo menos duas ou três vezes por semana. Escove-o suave e lentamente, para que o seu coelho se acostume e não se sinta ameaçado.

3

Lembre-se que, embora eles (como os gatos) cuidem sozinhos de seus pelos, a pelagem pode fazer nós ou eles podem engolir os pelos, mas os coelhos não vomitam os pelos como fazem os gatos, o que pode encher o estômago deles, levando-os a parar de comer e colocando a vida deles em risco. Se ele estiver evacuando fezes muito secas, muito pequenas e não comer, leve-o ao veterinário. Por isso é muito importante escovar o pelo com frequência.

4

A escova ideal deve ser de metal e, se você não puder desfazer um nó complicado, corte-o com cuidado.

5

É muito importante que na alimentação dele não falte feno, porque ajuda a evitar possíveis problemas intestinais e também alguns coelhos gostam de usá-lo como cama. Isto serve para todos os coelhos.

6

Na alimentação diária dele, você pode incluir alimentos com vitaminas, especialmente para os dentes dele. Você também pode dar pequenos pedaços de hortaliças, como cenoura (2 ou 3 vezes por semana). Coelhos gostam muito de folhas de cenoura, por isso pode dar-lhe algumas uma vez por dia e bem lavadas... Ele vai adorar!

7

A gaiola dele deve ser grande, já que os coelhos angorá podem chegar a pesar até quatro quilos na idade adulta, ainda que geralmente pesem 2 quilos. Ele precisa se movimentar e correr para não atrofiar os músculos. Também seria apropriado tirá-lo da gaiola pelo menos uma vez por dia para se exercitar. A gaiola deve ser bem ventilada e com uma temperatura não superior a 30°C nem inferior a 10ºC.

8

As unhas devem ser cortadas de vez em quando, já que não param de crescer e podem trazer problemas a ele. Vivendo em uma gaiola, ele não pode arranhar e cortar as unhas naturalmente.

9

Verifique se os dentes de seu coelho angorá estão saudáveis e pergunte ao veterinário perante qualquer dúvida.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar do seu coelho angorá, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Roseana de Almeida Noel
Os meus coelhos não mim deixa acaricialos mas na hora de colocar a comida eles vem gostam de bananas é normal a coelha quando está no cio ficar subindo no macho e quantos anos vivem um coelho
Sérvulo Gurgel
Onde adquirir um angorá já na plenitude de seu pêlo ? Grato Sérvulo Gurgel
A sua avaliação:
cidalia vedor
por favor diziam-me se é normal agora em outubro a minha coelha angora ter bastantes peladas ,obrigado
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Cidalia! Se para além de peladas, aparecerem zonas com crostas na pele do seu coelho, deve levá-lo de imediato ao veterinário, pois isso não é normal. Obrigada pelo comentário e as melhoras do seu coelhinho!
Miriam Helena Rodrigues Pereira
Crio coelhos angorá, mas gostaria de saber o q leva a um coelho comer a orelha do outro
cidália cerqueira
quanto tempo dura o cio numa coelha angorã? obrigada
Roberta
Olá, coelha não entra em cio. Basta colocá-la junto com o coelho para acasalarem.
FABIO SILVA
COMOMANTER MEU COELHO ANGORA BEM CALMO, E SEM IKAR MUITO ESTRESSADO
Sergio
Tenho um coelho angora, apareceu tipo umas bolas de pelo perto da bunda e do pescoço do coelho,e normal isso , pode ser cortado, e um pelo bem ingruvihado tentei desfazer com a mão mas e dificil, que devo fazer, muito docil ele deixa fazer tudo com ele.
Como cuidar do seu coelho angorá