Dar banho a cachorros

Como dar banho no meu cachorro em casa

Como dar banho no meu cachorro em casa

Além do momento para brincadeiras e carinhos, os animais de estimação também precisam de vários cuidados para se manter saudáveis, um deles é o banho (que por outro lado, também não pode ser muito frequente pois ao invés de ajudá-lo poderia causar problemas em seu pelo e sua pele). Muitas pessoas preferem fazer isso em casa ao invés de levá-lo a um local de banho e tosa ou um veterinário, por isso em umComo.com.br damos alguns conselhos para que você saiba como dar banho no seu cachorro em casa.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, use sempre xampu especial para cachorros e nunca um produto para humanos ou qualquer outro tipo de sabão. Lembre-se que o pelo deste animal tem necessidades específicas.

2

Para dar banho no seu cachorro em casa é necessário ter um espaço ideal para isso, seja no quintal, jardim ou banheiro (grande o suficiente como para poder executar a tarefa), caso contrário o melhor é você levá-lo a um lugar onde possam realizá-lo.

3

É importante que a água não entre nas orelhas dele ou isso poderia lhe causar dores e inflamações, por isso é recomendável tampar seus ouvidos com algodão para mantê-los secos.

4

A temperatura da água deve ser agradável e morna para que o animal se sinta o mais cômodo possível. Após molhá-lo, coloque um pouco de xampu em seu lombo e comece a esfregar, com cuidado mas com energia para eliminar a sujeira acumulada em seu pelo.

5

Depois lave suas patas; elas costumam estar muito sujas mas se você escovar o pelo do cachorro com frequência, deveria também eliminar de vez em quando o barro acumulado nessa área. Se não for o caso, dedique a atenção necessária até tirar toda a sujeira.

6

Por último, você deve passar xampu na cabeça dele, com cuidado para que não entre nos ouvidos e nem nos olhos.

7

Para enxaguar o cachorro, segure-o pelo focinho e jogue água, de preferência com uma bacia, da cabeça para trás, assim a água escorre pelo lombo. Você deve repetir este processo tantas vezes como for necessário, certificando-se de não deixar resíduos de xampu em seu pelo que possam causar irritações e alergias mais para a frente.

8

Quando tiver certeza de que não ficaram restos de xampu, você deve secar muito bem seu pelo para evitar que a umidade fique nele e cause problemas em sua pele. Comece passando uma toalha para tirar o excesso de água, limpe também suas orelhas com delicadeza.

9

O melhor é que seu cachorro esteja familiarizado com o secador desde filhote, pois é uma forma eficaz de secar seu pelo. Nas lojas especializadas você pode conseguir um secador especial para cachorros, que faz menos barulho que os normais e não possui uma temperatura muito alta.

10

Depois você deve escovar seu pelo com cuidado, tirando os nós que possam ter se formado e ajudando-o a ter um pelo mais brilhante. Lembre-se que a escovação deve ser frequente, dessa forma o efeito do banho durará mais tempo e seu cachorro não soltará tanto pelo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dar banho no meu cachorro em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Se seu animal é muito nervoso ou inquieto é melhor você deixar o banho nas mãos de profissionais, pois ele poderia lhe machucar sem querer.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Isaura
Meu cachorro vive com moscas. mesmo apos o banho. já tentei vários produtos, mas não obtive resultado, se pudessem me indicar um produto ou receita, fico muito grata.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Isaura! Poderá encontrar algumas dicas para espantar as moscas do seu cachorro aqui: http://animais.umcomo.com.br/artigo/como-espantar-as-moscas-dos-cachorros-20605.html
Como dar banho no meu cachorro em casa