Os gatos selvagens

Como é o gato mourisco

Como é o gato mourisco
Imagem: amahamaisfeliz.com.br

O gato mourisco é um animal muito belo, de coloração escura, que pode ser encontrado principalmente perto de lagos e bordas de rios. Se você quer saber mais sobre esse animal tão lindo, nós em UmComo.com.br separamos muitas informações para você ficar sabendo Como é o Gato Mourisco.

Também lhe pode interessar: Como é o gato palheiro

Índice

  1. Extinção!
  2. Características físicas
  3. Habitat
  4. Nomes populares
  5. A caça
  6. Alimentação
  7. Romantismo
  8. Um felino corajoso
  9. Aparições e Como Agir

Extinção!

Você sabia que a maior parte dos gatos selvagens da América do sul estão em extinção e correndo perigo de desaparecerem do mapa? Pois é, com esse gato não é diferente.

Características físicas

Trata-se de um felino que mede de 55 a 77 centímetros, e possui uma cauda que pode medir até 45 centímetros. Possui orelhas pequenas, mas com uma audição incrível! Tem uma coloração escura, o que o ajuda a se camuflar! Muito ágil, e os olhos desse animal são arredondados, e as pupilas bem definidas.

Como é o gato mourisco - Características físicas
Imagem: saudeanimal.com.br

Habitat

Este felino gosta de fazer das bordas dos rios, banhados e lagos o seu habitat, mas pode também ser encontrados em outros lugares com vasta vegetação.

Nomes populares

Muita gente chama o gato mourisco de gato preto, jaguarundi (que é como ele é chamado em inglês), eira, ou até de marajá preto.

A caça

O fato dele ter coloração escura permite que esse felino selvagem se camufle durante a noite e pratique sua caça já que ele tem hábitos noturnos e também costuma praticar sua caça durante o comecinho do dia (horário que também esta bem escuro).

Como é o gato mourisco - A caça
Imagem: ra-bugio.blogspot.com

Alimentação

Ele se alimenta basicamente de outros mamíferos de menor tamanho e aves.

Romantismo

Esse tipo de felino pode ser considerado um romântico nato, se você vir um macho andando por ai (coisa bem difícil de acontecer por ele ser bem raro), pode acreditar que ele tem uma companheira. Esse tipo de animal vive aos pares, e quando arruma um lugar seguro para morar sempre faz seu ninho junto com uma fêmea. O mais bonitinho desse animal é que ele enfeita o seu ninho e o deixa aconchegante com folhas onde são criados os seus filhotes. Quando acasala, a fêmea tem um período de gestação que dura 70 dias e pode gerar até 4 filhotes.

Um felino corajoso

É um animal muito corajoso, não tem medo de adversários ainda que sejam maiores que ele.

Aparições e Como Agir

Esse animal apesar de correr sérios riscos de extinção algumas vezes aparece nas áreas rurais como aconteceu nesse ano de 2014 no município de Colatina (Espírito Santo).

Se algum dia um gato mourisco aparecer na sua casa é importante que você não tente prendê-lo ou capturá-lo, ele pode avançar em você por ser um animal selvagem. O melhor a fazer nesse caso é contatar órgãos de aspectos ambientais, como o IBAMA, que possam te auxiliar, e vir pegá-lo de um modo que ele fique em segurança sem atacar ninguém.

Atitudes como machucá-lo ou tentar espantá-lo jogando coisas, batendo ou apenas gritando são inúteis, todo animal mesmo selvagem merece ser tratado com respeito.

E você, já viu um gato mourisco alguma vez? Conte pra gente, comente!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é o gato mourisco, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
56 comentários
A sua avaliação:
Paulo Eduardo
Vi um aqui no sul de minas Gonçalves hj de manhã consegui filmar ele. Ele miando parece passarinho kkk mas me encarou e foi pro taboa na beira do rio
A sua avaliação:
Felipe Maldonado
Boa noite, na tarde de ontem 13/10/2022, um gato mourisco passou na minha frente próxima do condomínio 5 lagoa em Mairiporã/SP.
A sua avaliação:
King
Acredito q vi um hoje, Maringá Paraná.
Estrada rural.
A sua avaliação:
Eduardo Gastaldo
Boa noite. Acabei de ver um gato-mourisco na beira de uma estrada rural, fugiu para um canavial mas tive tempo de ver exatamente o tipo físico e cor da pelagem (cinza escuro). Foi na zona rural de Saltinho-SP. Era final de tarde, quase escuro. A região tem bastante mata ciliar preservada, algo raro nessa regiao de SP. Tudo isso bate com os hábitos desse animal. Por fim, não tive dúvida de ser um felino e ao pesquisar também não tive dúvida de que era o gato mourisco. Foi uma grande satisfação encontrar um felino selvagem, ainda mais em SP.
A sua avaliação:
Mara Rúbia premoli
Vi um na minha "Chácara do Casal' em Monte Alegre distrito de Cachoeiro de Itapemirim-ES, a noite a princípio achei que era um gato comum. Mas só que discartei a ideia pelo fato de ser muito grande e calda ser enorme, a pelagem cinza com ranjamento preto e gato doméstico não é assim
A sua avaliação:
Osvaldo de Freitas
Boa noite, estava passando por uma estrada de asfalto, contando da cidade de Inconfidentes MG sentido Bragança, e vi esse gato selvagem, lindo demais, escuro, um rabo enorme e orelhas pequenas, apenas atravessou rápido e sumiu no mato, como tem muitas curvas nesta região, a velocidade fica reduzida, bem mais pra frente, eu nem conhecia esse caminho, na estrada de terra, tipo quarenta minutos depois, vi outro gato desse, minha velocidade bem devagar, vi bem ele, não podia ser o mesmo pois estava muuuito longe de onde vi o primeiro!! Me interessei e após em casa sai procurando na internet sobre este bicho tão lindo!!
A sua avaliação:
Rogério RM
Vi um casal aqui no período de acasalamento.
Marcus Moura
Sou caminhoneiro, em uma viagem pela BR 343 entre São Gonçalo do Piauí e água Branca encontrei um belo animal, infelizmente sem vida no acostamento, por gostar muito de animais parei sofri com o que vi, fotografei é pesquisei sobre esse belo animal tratavasse de um gato mourisco. Um encontro que sei que será muito difícil de se repetir, pena que o felino estava morto.
Renato Andrade
Olá, moro no sul de minas e vi um gato mourisco atravessando a rodovia perto da cidade de Luminárias MG, ele foi muito rápido e acho que era adulto por ser bem comprido. Abraços
A sua avaliação:
Tiago Martins da Silva
Vi um casal gato-mouriso hoje 18/06/2018 em Brejetuba interior do espírito santo
Eliana Martins
Esse animal é lindo! Acabei de ter a experiência maravilhosa de gravar uma matéria para a TV sobre o gato mourisco. Um filhote foi encontrado na Cidade de Olímpia/SP. Estava muito fraco, mas está recebendo os cuidados de uma veterinária especialista em animais silvestres e já melhorou muito. Ele será encaminhado a um centro de reabilitação, antes de ser devolvido a natureza.
Nelson
Vi uma fêmea de gato mourisco com filhote pela manhã próximo ao assentamento entre rios, no município de Nova Ubiratã em Mato Grosso. Vi um outro gato mourisco em um banhado na estrada MT 130 no município de Paranatinga-MT no entorno do Parque Indígena do Xingú.
Lacy
Se você acha o gato mourisco um animal muito belo, você deve procurar urgentemente um oftalmologista. E olha que eu gosto de gato! Mas esse felino não é bonito nem aqui nem no Japão.
marcoaurelio
Vi um casal hoje dessa especie aqui no gericinó pela primeira vez,cheguei pensar que eram lobos guará!
A sua avaliação:
Renata
Vi um gato mourisco na zona rural em Delfinópolis MG.
Matheus Santana
Óla!! Moro na zona rural entre as cidades de Alumínio e Sorocaba, e tenho certeza que há algum tempo um Gato Mourisco está morando perto de nosso sitio ou até dentro da propriedade, e tenho criação de aves como galinzes e pavões que ficam soltos no sitio, e este gato já comeu próximo de 10 aves minhas, liguei para o IBAMA e outros órgãos ambientais e eles me disseram que se ele não estava a vista ou encurralado naquele momento eles não poderiam fazer nada. Oque posso fazer ? Me ajudem !!
IGOR
Proteger melhor o galinheiro.... e, aliás, vc é afortunado de ter um espécime destes em sua propriedade. Não podemos nos esquecer que o planeta é de todos os outros animais também.
Valério
Vi um gato Mouriço na serra do lenheiro em São João del Rei-MG. Estava cavalgando sozinho e em silêncio, só o barulho dos cascos ao solo, quando vi um movimento na vegetação, rodeei pela frente da vegetação. O gato Mouriço demorou um pouco para me ver... Mas quando me viu, saiu em disparada, sumiu.
A sua avaliação:
Luiz Gabriel
Na data de ontem, encontrei na rodovia BR 277 em Guarapuava-PR (próximo ao trevo de entrada para o Goioxim) um gato mourisco morto, fiz uma filmagem dele, uma animal lindo pena que estava morto.
Fernanda Ferreira
Olá.
Adotamos uma gatinha de rua e levamos ela para o Jalapão em uma RPPN. Não castramos ela, porque acreditávamos que não havia necessidade, visto que não haviam outros gatos por lá, a não ser os "gatos do mato'. Nunca imaginamos que ela pudesse emprenhar de qualquer outro animal, porem o improvável para nós, aconteceu.
Um gato mourisco cruzou com ela, e ela agora esta prenha.
Sabemos que foi uma gato mouisco´, pois ele visto nas redondezas em que ela se encontrava.
Como podemos agir, visto que ela é uma gata jovem e esse foi o primeiro cio dela?
Atenciosamente.
mauro balmiza
Bom Dia...moro na zona rural de São Roque - SP e já ví um desses por aqui, aqui por incrível que pareça tem pouca agricultura e ainda tem muitas matas, há uns tres anos a preservação daqui FOI GOLPEADA com a construção de um aeroporto no KM 67 da Castelo Branco para servir interesses da elite Paulista....tenho depoimentos de avistamentos de PUMA e até onça pintada...duas espécies de cervos, muitas jacutingas, tucanos, capivaras...e muitas cobras venenosas como jararacas, cascavéis e outras...
Imagem: amahamaisfeliz.com.br
Imagem: saudeanimal.com.br
Imagem: ra-bugio.blogspot.com
1 de 3
Como é o gato mourisco