Conceitos básicos do gato

Como é um gato angorá

Como é um gato angorá

Os gatos são animais mamíferos pertencentes à espécie dos felinos, são animais domésticos muito acostumados a viver com humanos. Ainda que não se possa adestrá-los tão facilmente como os cães, são capazes de assimilar alguns conceitos e guardá-los para realizar mecanismos simples. Existem mais de cinquenta tipos de raça diferentes de gatos: com mais pelo, mais claros, mais escuros ou com manchas. Também aconteceram algumas mutações genéticas que deram como resultado gatos sem pelo ou, inclusive, sem cauda. Uma das raças de gato mais escutada é a do gato angorá. Neste artigo do umComo explicamos-lhe com detalhes como é um gato angorá.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um gato angorá

Aspectos físicos

O gato angorá tem sua origem em Ancara (Turquia). É uma das raças mais antigas que se conhecem e, por esta razão, muitas vezes se nomeia erroneamente "angorá" a qualquer gato com pelo longo.

Um gato angorá é de tamanho entre pequeno e médio, com aspecto elegante. O peso nas fêmeas varia entre os três e os três quilos e meio e no caso dos machos, podem superar os quatro quilos e meio. Têm o pelo semi-longo, muito sedoso e branco. A cauda destaca-se por ter uma grande quantidade de pelo. Nos machos, pode criar-se um "colar" de pelo ao redor do pescoço com dois ou três anos.

As pernas traseiras dos gatos angorá são mais altas que as dianteiras e a cauda é mais baixa que o resto do corpo. As orelhas são grandes e pontiagudas, e os olhos são grandes e ovalados. A cor pode variar entre âmbar, cobre, verde, azul ou combinados uns com outros. É um gato de aspecto elegante e esbelto.

Como é um gato angorá - Aspectos físicos

Temperamento do gato angorá

Os gatos angorá são inteligentes e fiéis com seus donos. Vivem em contato com os humanos e gostam da tranquilidade. São gatos muito mimosos e costumam ir atrás do dono pedindo atenção, ainda que mesmo que não os peguem muito no colo, procurem mais as caricias.

São gatos curiosos e observadores. Costumam ficar num canto da casa vigiando os movimentos dos donos. Além disso, é uma espécie de gato ágil que gosta de escalar para observar de lugares elevados.

São espertos e capazes de atender algumas ordens se ensinados. São gatos delicados, raramente partem algum enfeite de casa, ainda que sejam brincalhões, e é recomendável ter um brinquedo de tecido exclusivo para eles.

Agora que já sabe como é o gato angorá veja o artigo em que lhe explicamos como cuidar de um gato angorá.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é um gato angorá, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Edméa Lagares de Pérez
Meu gatinho vai apenas uma vez ao banheiro. Isto é normal?
Cris
ele vai ao banheiro? Não é normal
1 de 2
Como é um gato angorá