Escolher um cachorro familiar

Como escolher a raça do cachorro

Como escolher a raça do cachorro

A raça é uma questão bastante importante na hora de escolhermos um cachorro em vez de outro. Do clima do sítio em que vivemos, da nossa situação pessoal ou inclusive da nossa economia dependerá a raça ideal do nosso futuro animal de estimação. Em umComo.com.br explicamos-lhe como escolher a raça do cachorro.

Também lhe pode interessar: Como saber a raça do meu cachorro

Índice

  1. Clima
  2. Tipo de família
  3. Função
  4. Alergias
  5. Economia

Clima

Samoieda ou huski são raças de cachorros que devemos evitar se vivermos num clima quente. Embora sejam cachorros muito bonitos e vistosos, não lhe estará a fazer um favor se o colocar num sítio de temperaturas altas. O mesmo acontece se vivermos num lugar frio e optarmos por raças que tenham uma pelagem muito abundante, já que sofrerão muito com o calor.

Tipo de família

Outro aspeto a ter em conta é se o cachorro viverá habitualmente com adultos ou com famílias com crianças que depois brincarão com ele. Neste último caso, devemos optar por raças que sejam brincalhonas e, por sua vez, que não sejam agressivas. O labrador ou golden retriever são raças ideais para as crianças.

Função

Se comprarmos o nosso cachorro com o objetivo concreto de vigiar uma casa, temos de escolher raças adequadas para isso, como o rottweiler. No entanto, se quisermos um cachorro apenas como companhia de adultos, o melhor será um cachorro tranquilo, como o yorkshire terrier

Alergias

Também temos de ter em conta se as pessoas que vão conviver com o animal são propícias a desenvolver alergias ou se já sofrem de alguma. Se a alergia for ao pêlo do cachorro, devemos escolher uma raça que não tenha muito pêlo ou que caia pouco, como o fox terrier de pelo forte, para minimizar as consequências. No entanto, também temos de ter em conta que muitos alérgenos se encontram na saliva do animal.

Economia

Se não quisermos destinar muito dinheiro ao nosso cachorro, para além do imprescindível em alimentação e cuidados veterinários, devemos esquecer a hipótese de adquirir um animal com pedigree, já que este tipo de cachorros são normalmente muito delicados e costumam desenvolver mais doenças que o resto dos animais que são o resultado de cruzamentos naturais.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher a raça do cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Vanessa
Como posso saber qual é a raça da minha cadela
Muito bom
Muito útil.

Vanessa
Alguém sabe qual é a raça da minha cadela
Como escolher a raça do cachorro