Conceitos básicos de aves

Como evitar que meu pássaro tenha problemas de bico e unhas

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como evitar que meu pássaro tenha problemas de bico e unhas

Os pássaros que se costuma ter como animais de companhia (canários, periquitos, papagaios...) podem chegar a ter problemas de bico e unhas pelo fato de viverem em uma gaiola. Os que vivem livremente pelo bosque desgastam suas unhas e seu bico de forma natural, mas os que vivem em cativeiro muitas vezes não têm como fazê-lo. É importante não deixá-los crescerem muito porque isto pode provocar-lhes um grande incômodo e inclusive poderia dificultar-lhes muito ou impossibilitar a alimentação. Em umComo.com.br contamos-lhe como evitar que seu pássaro tenha problemas de bico e unhas.

Também lhe pode interessar: Como evitar que meu pássaro fuja

Passos a seguir:

1

Os pássaros deverão ter com o que desgastar seu bico e suas patas para que não cresçam muito e provoquem um problema. No caso do bico e, especialmente em periquitos e canários, utiliza-se diferentes objetos como: ossos de sépia ou siba, uma pedra de cálcio ou outros complementos que você poderá adquirir na loja de mascotes.

2

Da mesma forma, ao viver em gaiolas, nossos pássaros não desgastarão suas unhas e isso pode ser muito incômodo. Além disso, poderão machucar-nos se pousarem em nossa mão ou podem estragar os móveis, caso os deixemos soltos pela casa.

3

Poderemos optar por cortar suas unhas nós mesmos com a ajuda de uma tesoura ou um cortador de unhas, mas é uma opção um pouco arriscada. O melhor será levar nosso pássaro ao veterinário para que ele corte suas unhas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar que meu pássaro tenha problemas de bico e unhas, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos

  • Leve seu pássaro ao veterinário para que ele comprove se seu pássaro tem o bico e as unhas longos demais.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como evitar que meu pássaro tenha problemas de bico e unhas