Comida para gatos

Como fazer comida caseira saudável para o meu gato

Como fazer comida caseira saudável para o meu gato
Imagem: wallpaperpassion.com

Há pessoas que preferem que os seus gatos sejam alimentados com comida caseira em vez de lhes dar ração seca. Se quer evitar que se contagie de toxoplasmose é imprescindível que seja extremamento rigoroso na hora de tratar da sua comida. O mais importante que tem que ter em conta é que não deve repetir o mesmo menu para o seu gato todos os dias, porque a única coisa que conseguirá é que tenha carências na sua saúde. Todos os dias carne é um erro, pois como nós ele também precisa de variedade na sua dieta para estar em perfeito estado. Em umComo.com.br vamos orientá-lo para saber como fazer comida caseira saudável para o seu gato.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a diarreia em gatos
Passos a seguir:
1

A chave para fazer a comida caseira saudável para o seu gato é que seja uma dieta variada. É a única forma para que o seu gato não tenha carências de nutrientes nem de vitaminas.

2

Exemplos de dieta variada: Um dia pode fazer-lhe arroz com frango e cortá-lo em pedaços pequenos para que possa comê-lo sem problemas. Tirando, claro, todos os ossos do frango. Outro dia pode dar atum, carne bem cozida, algumas frutas que ele goste (menos maçã, damasco e nectarina), peixe, etc. A ter em conta:

  • O atum (mas não o de consumo humano em latas) e as sardinhas em lata são boas opções. Prepare-lhe o peixe cozido, nunca frito nem cru e tire-lhe sempre as espinhas.
  • O frango também será uma boa opção. Evite que tenha ossos e não deixe a pele, uma vez que é portadora de colesterol.
  • Lembre-se de lhe dar carne cozida e cortada aos pedaços, nunca crua.
  • Se quiser dar ossos, é melhor que sejam cozidos e nunca crus.
3

Há que ter muito cuidado com os hidratos de carbono como as bolachas, o pão e qualquer alimento deste tipo porque não estão feitos para os animais e poderiam originar problemas de saúde ao seu gato.

4

Para conseguir uma dieta equilibrada no seu gato, é aconselhável combinar comidas caseiras com ração seca para evitar que possa ter deficiências de qualquer tipo, como mínimo uma ou duas vezes por semana.

5

O seu gato deve dispor sempre de água fresca e limpa em um ou mais bebedouros. Para a boa saúde do seu gato, deve estar sempre bem hidratado.

6

Com uma boa dieta equilibrada poderá evitar que o seu gato tenha excesso de peso. Uma alimentação desmedida ou não controlada pode originar no seu gato problemas alimentares, tanto por comer demasiado como demasiado pouco e causar-lhe também problemas de saúde.

Se o seu gato passar dos 6 quilos deverá consultar o seu veterinário para saber como reduzir esse peso. Da mesma forma, se notar que o seu gato está demasiado magro, deverá consultar o seu veterinário para saber que alimentação seguir.

7

Há alimentos que devem ficar proibidos na alimentação do seu gato uma vez que são prejudiciais para a sua saúde:

  • Chocolate. Contém teobromina uma substância perigosa e um estimulante cardíaco.
  • Ossos de ave e espinhas. Nunca dê espinhas ao seu gato uma vez que podem atravessar-se na garganta como no intestino.
  • Álcool. Uma pequena quantidade é suficiente para intoxicar o seu animal de estimação.
  • Leite. Embora seja um alimento que socialmente se pensa que é adequado para os gatos, a realidade é que a maioria dos gatos são intolerantes à lactose na idade adulta.
  • Carnes salgadas (como os enchidos). Estes alimentos têm muito sal e o seu consumo pode gerar-lhe vômitos, diarreias, entre outros.
  • Cebola e alho. Contêm tiossulfato e considera-se altamente tóxico para o seu animal de estimação.
  • Cafeína. Acelera o sistema cardíaco e nervoso podendo originar-lhe taquicardias.
  • Alimentos gordurosos ou condimentados. São demasiado fortes para o seu sistema digestivo.
  • Açúcar e doces. O açúcar é prejudicial para os dentes, não é recomendável e além disso pode originar excesso de peso.

Se quiser dar ao seu gato um prêmio, o mais recomendável são as bolachas para gatos.

8

Se tem dúvidas ou não é capaz de lhe fazer um menu variado, recorra ao seu veterinário para se certificar que alimentos serão melhores para o seu gato, consoante a idade e a saúde do seu animal de estimação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer comida caseira saudável para o meu gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
11 comentários
marcia melo
Olá, eu peguei umas receitas caseiras para fazer para minhas gatinhas, será que eu posso combinar os legumes como se fosse pra mim ou eu tenho que seguir a risca as receitas? pq eu queria deixar a receita bem colorida... E outra coisa a ração está dando pedra nos rins de uma das gatinhas, será que posso misturar a ração pelo menos 2 vezes na semana com o preparo?
Editor umComo.com.br
Oi Marcia! Se a sua gata tem problemas renais, as receitas devem ser acompanhadas por um médico veterinário, já que a dieta está diretamente relacionada com o tratamento. Geralmente, para problemas renais se aconselha fazer uma dieta com ração específica que ajuda no tratamento.
bruna
ola..gostaria de uma dieta para o meu gato..gostaria de cuida-lo só com alimentos de meu preparo,tive um cachorro e alimentei assim e deu super certo, mas para gatos não achei algo muito preciso


Helenara
meus gatos adoram verduras e legumes, tem algum que possa fazer mal? sem ração acabou os problemas urinários. tenho 4 bichanos castrados. eles comem quase sempre om figado de galinha na comida, figado pode fazer mal?
Editor umComo.com.br
A sua avaliação:
Aron Leal Paz
Boa Noite! Gostaria que me enviassem receitas caseiras, não caras, para a minha gatinha que tem 09 meses. Espero resposta, Obrigado pela atenção!
Gisela
Preciso de receitas caseiras e balanceadas. Minha gata está com uma doença rara e a lata ad é cara .
Evelyn
Quando minha gata ficou doente e perdeu muito peso devido a diarreia e vômito o veterinário alem de remédios passou uma receita para alimentação caseira, arroz branco, batata e frango tudo muito bem cozido e temperado só com um pouco de sal, depois de cozido amassar bem tipo papinha, substituir a ração por essa mistura por 3 dias e indo incluindo a ração aos poucos misturada a comida até voltar somente com a ração.
nayandra silva barbosa
amo gatos tenho 6. adorei as dicas
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Nayandra, que bom saber! Muito obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
debora clarice monteiro dos santos
dando bastante ração para o meu gato e assim não cai pelo né
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Debora, a ração é a comida ideal para o seu gato, sem dúvida! Quanto ao pelo, ele pode cair na mesma, isso é normal. O que pode fazer é escovar o pelo do seu gato com frequência para evitar ter pelos voando pela casa.
Amanda
a minha gata agora fica vomitando toda hora antes n fazia isso >:(
Alice Shimada
Não gostei deste artigo. Andei lendo bastante (em inglês) sobre alimentação caseira para gatos e este artigo tem muitas falhas. Primeiro, gatos são verdadeiros carnívoros (humanos são onívoros, isto é, comem de tudo), isto significa que o sistema digestivo dos gatos é adaptado para digerir carne e não vegetais. Grãos NÂO são bons para gatos, tanto é que nos EUA existem diversas marcas de ração para gatos sem grãos. Quanto as frutas e legumes, também é preciso ter muito cuidado, pois podem ser tóxicas para os bichanos. Ex: tomate, batata, cebola, alho são tóxicos para gatos. Os fabricantes de ração adicionam grãos só para ficar mais barato, mas os bichanos não conseguem digerir bem esses produtos. Fazer a comida de gato em casa, não é fácil. Pense em um animal solto na natureza. O que ele come? Come pequenos mamíferos inteiros. Então se você for fazer a comida em casa, precisa garantir que haja músculo, pele, ossos (por causa do cálcio) e vísceras. Em um site em inglês era sugerido moer um frango inteiro (com osso e tudo) no moedor de carne. Outro detalhe é que ração para gatos deve ser crua, pois o cozimento destrói muitos dos nutrientes que o gato não é capaz de fabricar sozinho em seu organismo. Nas rações comerciais, o processo de fabricação destrói muitos nutrientes que o bichano precisa, então eles adicionam artificialmente o que falta na ração. Como é muito difícil controlar se a ração que você faz em casa tem todos os nutrientes que o gato precisa, melhor dar a ração de latinha. A ração seca tem fama de gerar problemas renais. Na natureza, 70% da água que um gato consome vem da presa. Então eles não tem o hábito de beber muita água. Quando damos ração seca a probabilidade do bicho não beber água o suficiente é grande. Há alguns sites que dão dicas de como ler o rótulo das rações. Primeiro, os ingredientes são ordenados por ordem de peso, então prefira as rações onde os ingredientes de origem animal venha primeiro no rótulo. Também evite os produtos que usam subprodutos de frango (ou carne, ou peixe). A palavra subprodutos significa RESTOS de algum outro processo industrial. Prefira rações que listem nos ingredientes carne (pode ser frango, vaca, porco) e vísceras e evite grãos (principalmente milho e soja), corantes e conservantes. Por fim, ao contrário do que pensamos, muito peixe cru não é bom para os gatos, O peixe cru possui uma enzima (tiaminase) que destrói a vitamina B1.
olivahelma
Alice Shimada, gostei do seu artigo, e penso como vc gatos são felinos e felinos são carnivoros, essas raçoes secas são cheia de porcaria de grãos, eu nunca soube q gato comesse milho e soja, eles enchem as raçoes dessas porcarias pra ficar mais barato p os fabricantes e nossos gatos q se danem, como se não bastasse os problemas renais, já estou tendo gato com problemas hepáticos, e claro estão se intoxicando com os transgenicos q são inseridos nas raçoes, já nao sei o que fazer
Usuário anônimo
voces são dizem o que pode o que não pode. nós queriamos receitas de comida como se vê para humanos, dotipo como fazer arroz é apenas um exemplo. queriamos várias receitas de como fazer a quantidade e qualidade dos alimentos.
Sara Viega
Olá Kilder, muito obrigada pelo comentário :)
Imagem: wallpaperpassion.com
Como fazer comida caseira saudável para o meu gato