Nutrição do gato

Como fazer meu gato comer ração

Como fazer meu gato comer ração

Tem notado que seu gato come menos ração? Pois não ignore esse comportamento porque corre o perigo de seu felino deixar de comer, não cometa o erro de pensar que se tem fome comerá o que encontrar, porque os gatos não reagem assim. A alimentação destes animais às vezes pode dar dor de cabeça, não é estranho que de repente deixe de gostar de uma ração e a recuse. Por isso, em umComo.com.br explicamos a você como fazer meu gato comer ração com umas simples dicas para que recupere o interesse pela comida e se alimente como de costume.

Também lhe pode interessar: Como saber a raça do meu gato

Passos a seguir:

1

A primeira coisa que deve sempre ter em conta é que os gatos são muito especiais com a comida, são animais exigentes com seus hábitos alimentares e sua comida é um assunto que não deve ignorar nem decidir com pressa.

Seu gato pode recusar o alimento que até agora comia por muitos motivos, como o estresse ou porque sente algum desconforto ou está doente, assim, preste atenção no comportamento de seu felino. Além disso, se seu gato começa a perder interesse pela ração e deixa de comer, pode correr um sério perigo, muitos gatos que o fazem começam a desenvolver uma doença de fígado mortal chamada lipidose hepática.

Como fazer meu gato comer ração - Passo 1
2

O que fazer para que seu gato coma ração? O melhor conselho em primeiro lugar é incentivá-lo a comer, conhecendo seus gostos ao longo do tempo que passaram juntos poderá conseguir que a comida se converta em um prato delicioso.

Vamos dar alguns truques para fazer que seu gato coma ração, para começar é recomendável diversificar a sua dieta já que os gatos têm muito em conta o sabor, a textura, o cheiro e a temperatura do alimento. Estes são aspectos que o gato conhece na perfeição e como tem sido alimentado muito tempo com a mesma, pode ser que esteja aborrecido.

3

Assim, se seu gato não come ração pode começar oferecendo comida com diversos cheiros e texturas. Nas lojas encontrará muitos tipos de ração seca, com verduras, peixe, carne, fruta, latas de patê, de carne picada, etc., muitas opções, só tem de ser cuidadoso para introduzir esta nova rotina de forma gradual para não danificar seu estômago. Uma boa forma de fazer mudanças é misturar a ração atual com a nova, cada vez com maior proporção da nova e ver como funciona. Além de variar a comida pode começar a modificar os horários para comer.

Como fazer meu gato comer ração - Passo 3
4

Outro bom conselho para que seu gato coma ração é mudar a temperatura da comida,pode esquentar seu alimento ou tirá-lo da geladeira um pouco antes de dar a comida, pense que a comida fria não cheira igual e seu gato é muito sensível à temperatura e aos aromas. A ração úmida tem que repousar pelo menos 1 hora antes à temperatura ambiente ou esquentá-la durante uns 30 segundos no micro-ondas, mexer e assim a comida terá um cheiro bem mais apetecível. Pode inclusive dar um toque extra de sabor adicionando uma colher de chá de azeite de oliva, oferecendo uma contribuição de ácidos ômega 3 bons para a saúde de seu felino.

5

Uma forma de aumentar o apetite de seu gato é não deixar a comida sempre ao seu alcance e em grandes quantidades. É melhor dar o alimento de forma gradual e em pequenas porções, lembre-se que os gatos são caçadores e na natureza não contam com alimento sempre à sua disposição, por isso, há especialistas que recomendam que a comida do gato se racione diariamente em pequenas e apetitosas quantidades, que serão menos exageradas e mais desejadas por seu exigente felino.

Também deve prestar atenção para que a comida nunca esteja exposta demais ao sol, perto de sua caixa de areia nem da água, porque secará, se misturará com o cheiro da caixa de areia ou pode se molhar ao estar perto de seu bebedouro. A comida deve manter sempre uma certa distância para que se conservar bem.

Como fazer meu gato comer ração - Passo 5
6

Uma forma de fazer que seu gato coma ração é comer com ele, se seu gato aprecia sua companhia em casa, uma boa ideia é comerem juntos. Prepare seu recipiente coma na mesma hora que você, ponha sua comida perto de você em algum lugar elevado para que veja você bem, que esteja o suficiente perto para dar um pouco de comida com as mãos. Eles adoram esse tipo de demonstração de carinho e faz com que se sintam reconfortados e com mais vontade de comer.

Tenha sempre à mão alguns prêmios em forma de ração para seu felino que seja saborosa e interessante para atrair a atenção para sua comida e premiar por seu comportamento. Outro aspecto que não pode esquecer é que muitas vezes os gatos recusam a comida por culpa do estresse. A regra a seguir é que sua comida esteja sempre em uma zona tranquila e que não tenha ninguém que o incomode quando quiser comer. Em nosso artigo como saber se meu gato está estressado damos a você algumas dicas para que possa determinar seu nível de tensão.

Como fazer meu gato comer ração - Passo 6
7

Por fim, não se esqueça que se seu gato não come, pode esconder um problema de saúde e deverá ir ao veterinário para descartar diversas patologias. Há gatos que são simplesmente caprichosos e peculiares com a alimentação e temos que motivá-los, mas há outros gatos que podem sofrer estados graves de estresse ou qualquer outro problema médico que os impeça de comer. Se tem um pet, preste atenção em tudo que seu gato faz e a alimentação diária de seu felino, detalhes cruciais para uma vida equilibrada e saudável.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer meu gato comer ração, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
12 comentários
A sua avaliação:
Isaque Brilhante
Meu gato nunca comeu ração e quando ele olha não sente nem vontade de comer, tem alguma possibilidade de ele comer ração, como posso fazer para mudar essa situação??
A sua avaliação:
Thamyris Queiroz
Olá! eu tenho 4 gatinhos que nasceram cegos, eles se comportam como gatos normais, brincam e andam a casa toda, estão completando um ano nesse mês. Mas eles só querem comer ração de sashe e eu não sei mais o que faço para eles comerem a ração seca, eles detestam até quando misturo eles não querem a seca, o que faço ?
Aline
Olá ! Meu gato comia ração normalmente, de uns dias pra cá parou de se alimentar, mudei de cidade e onde moro não tem lugar para ele passear, não sei se esse pode ser o problema ... Não sei o que fazer para ele voltar a se alimentar, já mudei a ração mais até agora nada.
Editor umComo.com.br
Oi Aline! Experimente dar um pouco de sachê misturado com a ração dele, para estimular o apetite. Se ele continuar sem aceitar a comida, você deve visitar um médico veterinário, para garantir que não é sintoma de alguma doença.
rafaella
minha gatinha só está interessada no petisco da ração eu não sei mais oq fazer para ela comer tudo, já pensei em separar os petiscos da ração e colocar um por vez mais ai ela come esse um e para de comer dnv... Oque eu faço
Editor umComo.com.br
Oi Rafaella! A ração traz diferentes formatos e ela come apenas um deles? Se é esse o caso, o ideal é que você controle bem a quantidade que dá para ela cada dia. Tente separar essa quantidade pelo maior número de vezes que lhe for possível. Assim, ela vai ser "obrigada" a comer toda a ração e não escolhe apenas os que mais gosta até ficar cheia. Também lhe aconselhamos a considerar mudar a ração. Geralmente, as rações super premium são uniformes, para evitar que o animal escolha determinada parte da ração, o que pode levar a desequilíbrios nutricionais. Caso decida mudar a ração, faça-o muito progressivamente, misturando as duas rações e aumentando a percentagem da ração nova todas as semanas, até finalmente ela comer apenas essa ração. Esteja atenta às fezes para saber de imediato se existe alguma reação gastrointestinal.
Maria Florêncio
Eu adorei um gato da rua .já velho..mais como ele brigava muito na rua..e chegava..todo..rasgado..decidi castrar ele...só q em alguns dias..ele parou de comer...e está emagrecendo..até o nariz dele tava fedendo..decidi dá remédio..pra ele de um outro gato q tinha os msm sintomas..tou dando..cobavital e zelotril..e a vitamina.se chama nutriful..mais. Não. Tou vendo resultado...o q devi fazer me ajudem..amo meu bichinho..
Editor umComo.com.br
Oi Maria! Se existe mau cheiro é porque muito provavelmente ele tem uma infeção grave. Sem examinarmos o gato não podemos chegar a um diagnóstico e prescrever um tratamento. Aconselho que você visite um médico veterinário o quanto antes, principalmente pelo risco que septicemia (infeção generalizada) que pode levar à morte do animal.
Diana
Minha gata comia a ração normalmente. Entretanto, após dar restos de frango, a mesma não quer mais comer a ração seca - Come pouco quando misturo com patê e come frango cozido, sardinha, etc. A mesma não me parece doente. Enfim, o que pode estar acontecendo??
Editor umComo.com.br
Oi Diana! Pelo que descreve a sua gata não come a ração porque descobriu que existe algo melhor. Os gatos são animais muito estritos com a comida deles. Existem gatos que de um dia para o outro enjoam e deixam de comer a ração. O que aconselhamos é misturar um pouco de sachê na ração dela. Esta dica resulta com a maioria dos gatos.
Edney da Silveira
Alimento meu gato só com ração, porém dou ração para ele e ele só cheira e não come nada, quando se está na cozinha ele fica miando e passando nas pernas fica deitado na porta da geladeira esperando alguém abrir e quando alguém abre e quase entra dentro e se pega alguma coisa ele vai atrás pedindo.
Editor umComo.com.br
Oi Edney! Já experimentou as dicas do artigo?
Ademar Amancio
Os meus só comem ração com sabor de Atum,deve ser porque é mais caro.Faça um teste.
ana luiza
Meu gato teve que mudar de ração, para uma medicamentosa.. Quando misturo no pa´tê, ele come, mas fico com medo dele acostumar e so quere ração com patê.. Alguma dica? Obrigada.
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Ana Luiza! O truque é ir removendo a o patê da ração aos poucos para que ele se desabitue do mesmo. Boa sorte!
Elvis
Gente, a 6a dica funcionou perfeitamente! Valeu!
Editor umComo.com.br
Oi Elvis! Que bom que gostou das dicas! Continue nos acompanhando ;)
vera costamilan
minha gatinha só comia ração umida quando filhote,agora esta com 4 meses e comecei dar ração granulada,mas ela não come.o que faço para ela comer.Ja troquei varias vezes os sabores.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Vera! Tente dar a ração granulada misturada com a úmida e vá retirando gradualmente a ração úmida, pode ser que assim ela já comece comendo. Obrigada pelo seu comentário!
A sua avaliação:
Izabel Gonzaga
meus gatos que adotei não sei a idadedeles mas são muito pequenos, posso dar raçao pois tem dificuldades de mastigar ainda. e agua como faço para eles beber.
Denise Pegoretti
Oi meu gato é filhote, tem 02 meses, só come ração seca adicionando a ração úmida... A mãe dele come ração seca, ele quer comer tudo que a gente come, mas a ração não ! Não sei oque fazer, prq não quero q ele acostume mais com a ração úmida... Já tentei várias marcas de ração seca filhote... Obrigada
1 de 5
Como fazer meu gato comer ração