Picadas de insetos

Como identificar os tipos de picadas de insetos

Como identificar os tipos de picadas de insetos

Quando aparece uma marca de uma picada na nossa pele, muitas vezes não temos nem ideia do tipo de inseto que a originou, o que se converte em um problema no caso de picadas que inflamem, infetem ou pareçam pouco normais. É sempre bom conseguir detectá-las, por isso em umComo.com.br explicamos-lhe como identificar os tipos de picadas de insetos, para que esteja atento e possa reagir segundo o tipo de picada.

Também lhe pode interessar: Como atuar perante uma picada de inseto
Passos a seguir:
1

As picadas de mosquito são as mais comuns que podemos encontrar. Normalmente os mosquitos picam nos braços, pescoço, nos ombros e no geral em qualquer área que se encontre exposta. Fazem-no numa só área e de forma dispersa, são picadas que causam coceira e se inflamam um pouco, mas passados poucos minutos o desconforto diminui.

As picadas de mosquito são inofensivas na maior parte dos casos, mas em outros podem transmitir doenças como a Dengue, a malária ou a chikungunya, por isso perante sintomas como febre, fadiga e mal-estar geral deve-se ir de imediato a um médico.

Como identificar os tipos de picadas de insetos - Passo 1
2

No caso da picada de abelha a dor é aguda quando esta acontece. A região da picada costumam ficar vermelha, arde e é desconfortável. Este tipo de picadas de insetos são delicadas devido a um grande número de pessoas alérgicas ao veneno das abelhas, se é o caso deve recorrer de imediato a ajuda médica.

Nos casos em que não há alergia à picada, embora incômodo, torna-se inofensiva.

Como identificar os tipos de picadas de insetos - Passo 2
3

As picadas das pulgas e dos percevejos são muito parecidas. Estes insetos também picam em fila, fazem duas ou três marcas e continuam avançando para continuarem a chupar o sangue. Este tipo de picadas ocorre com frequência nos tornozelos e pés, embora se estivermos num sitio infestado de pulga, esta podem comer em qualquer parte do nosso corpo. São picadas pequenas parecidas às de um mosquito, que envermelhecem com muita facilidade e causam grande coceira.

Como identificar os tipos de picadas de insetos - Passo 3
4

Os carrapatos (carraças) que se encontram de forma abundante nos bosques, campos e espaços abertos, aproximam-se dos humanos normalmente através dos animais de estimação. Podem ser muito pequenos mas à medida que se vão enchendo de sangue aumentam de tamanho. Estes enterram a sua cabeça na pele para comer, causando dor, comichão e desconforto onde se instalam. Ao removê-los é importante que se certifique que a cabeça não ficou presa na derme, a sua picada também não passa despercebida originando pequenas feridas na maior parte dos casos.

Veja também: Como tirar manchas de picadas nas pernas

Como identificar os tipos de picadas de insetos - Passo 4
5

Deve estar atento à forma como evolui a picada de inseto. Se nota que a marca fica mais vermelha com o passar dos dias, lhe arde, pica demasiado ou está infetada, vá imediatamente ao médico. O mesmo se apresentar mal-estar geral ou qualquer outro sintoma pouco habitual.

Dica: Confira também como identificar o inseto barbeiro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar os tipos de picadas de insetos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
11 comentários
A sua avaliação:
Leidijane
Fui picada ontem e só notei hoje quando acordei coçou bastante e depois de um tempo apertei e saiu um pouco de linfa parecendo pus depois ficou saindo uma água
Pode ser o barbeiro?
adriana
minha filha ta com umas manchas fermelha mais pareci queimadura nu meio fica amarelada al redor fica fermelha cossa
rui martins
Bom dia, no espaço de 1 mês durnte o sono, fui picado numa perna, num braço e rosto, e a picada é sempre a mesma 2 furinhos que distam 1 do outro meio centrimetro, que tipo de insecto sera e como o eliminar?
Luzimara
Ja fiz duas vezes dedetizaçao na minha ksa!da uma melhorada mas logo volta encomodar e é na cama cobertas e roupas pois somos picados na hra q dormimos!ninguem descobriu o q é!ja to desanimando!o q faço?
ALESSANDRA
Luzimara; estou com o mesmo problema a 2 anos e ja dedetizei 3 vezes em 1 ano. No inverno piora. Me mudei a pouco tempo e por infelicidade trouxe o problema p o apto. Agora sei q eh na cama e sofa. Mas nada mata. Ja lavei ambos com kotrine e nada.
Marilza Carneiro
Como indentificar uma picada com Dores intensas latejantes inchaço calarfrios e depois ficou potinhos de sangue juntos entre a pele
jandira
por favor avise qdo alguem responder a pergunta sobre o percevejo antecipadamente grata
Jorge reis
Olá seria oportuno mostrar fotos com a identificacao do inseto, tipo, formiga alguns tipos de formiga encontrada nas residências urbanas, assim como percevejo, abelha, carrapato, e outras pragas urbanas.
Renan
eu levei uma picada no cotovelo e parece que queima quando eu cosso oque é um inseto ou um araquinidio?
paulo
ola fui para um sitio em um feriado , ao deitar fui picado duas vezes ,uma picada no cotovelo e a outra abaixo da cintura ,e ao acordar senti muita coceira ,e passar do dia começou a queimar muito e escorrer um liquido sobre a picada o local fica constantemente quente. o que sera isto , inseto ou araquinidio.
carla
eu estou com um vermelhao comesou depois que eu estava dormido senti que algo me modeu o locaul comesou com uma dor enome por detro e foi nas costa e a barriga tbem doi e sinto que a pele estar grossa de mais fui al medico ele disse que foi um isento passou uma pomada e uns remedio mais nao melhorou queria sbe ser tem algu insento que pica e o local fica dolorido por dentro um emcomodo
lely
pqp,,ele te picou porque vc nao sabe escrever,,,,aprenda a escrever que os INSETOS ficarão ISENTO da sua pessoa,,kkkk
Leide
Engraçado, corrige a pessoa, mas nem sabe colocar vírgula nas frases.
Sandra
Acho triste pessoas que vêem aqui para tirar um sarro da cara de pessoas, que talvez não tenham tido a oportunidade de estudar. Triste e lastimável que existam pessoas desse tipo. Pequenas e sem o mínimo de amor. Sem pena de expor pessoas a situações ridículas, apenas para satisfazer ao seu humor sem nexo. Tenho é muita pena deu quem é tão vazio assim feito esse (a) lely.
Marina
Essa lely ai tem a mania gente estupida atrasada
elisangela
gostaria de saber se picada de percevejo, fica uma pontinha de agua(inflamada) na parte picada.
1 de 5
Como identificar os tipos de picadas de insetos