As crias de pássaros

Como melhorar a criação de canários

Como melhorar a criação de canários

Os canários são uns pássaros domésticos que têm um canto muito bonito. Os machos cantam na época da criação, que dura toda a primavera e parte do verão, para conquistarem as fêmeas e conseguirem copular com elas. Há muitas variedades de canários e normalmente são de cor amarela, mas também há em vermelho, marron, cor de laranja e branco. Se tem um grupo de canários juntos numa jaula grande, tanto machos como fêmeas, há umas quantas coisas que lhe recomendamos e, se gostar, pode utilizar para que a criação tenha mais êxito.

Vai precisar de:
  • Ninhos
  • Comida para crias
  • Pelo para nidificar
  • Bloco de cálcio
  • Anéis de identificação
  • Recipiente para banho
  • Palito ou pequena colher para dar de comer
Também lhe pode interessar: Quais são as raças de canários
Passos a seguir:
1

Durante a época de criação dos canários, os machos ficam mais ativos e cantam. É normal ver que se perseguem entre eles e que lutam para conseguir as fêmeas. As fêmeas escolhem o macho que canta melhor para nidificarem.

2

Para que as fêmeas possam nidificar, deve colocar ninhos suficientes na gaiola, para que todas as fêmeas tenham um lugar onde possam por os ovos. Estes ninhos podem ser comprados em qualquer loja de animais. Para que façam melhor a nidificação, deve comprar um pelo que vendem nas lojas e que serve para que as fêmeas façam o ninho a seu gosto. Verá como elas apanham este pelo e o colocam cuidadosamente no ninho, antes de porem os ovos. Por vezes, os machos ajudam as fêmeas a fazer o ninho.

3

As fêmeas devem pôr entre 3 e 5 ovos, mas normalmente sobrevivem apenas três. As fêmeas incubarão os ovos durante cerca de 13 dias, nascendo as crias depois.

4

Depois de as crias nascerem, deve colocar na gaiola comida especial para as crias, para que cresçam melhor. As fêmeas são quem normalmente alimenta as crias, mas o macho pode ajudá-la até que as crias sejam grandes. Contudo, se vir que o macho molesta a fêmea, ou que outros machos querem procriar com ela, deve separá-la desses machos, senão as fêmeas abandonarão as crias.

5

Depois das crias crescerem, saltarão do ninho. Se o ninho estiver muito elevado, podem se ferir ao cair. Também pode acontecer que as crias saltem antes de tempo do ninho e, assim, a mãe deixe de as alimentar. Nesse caso, terá que alimentar a cria durante uns dias, para que cresça o suficiente para poder se desenvolver e possa voar. Para tal, deve utilizar comida especial para crias. Coloque um pouco de água e faça uma pasta. Com uma mão, agarra a cria e, com a outra, usando um palito ou qualquer coisa semelhante a uma pequena colher, dê-lhe de comer. Deve fazer isto entre 5 e 6 vezes por dia.

6

Depois das crias crescerem, deve colocar-lhes um anel para que saibam exatamente em que anos nasceram e de quem que são filhas. Deste modo, poderá controlar as criações futuras e evitar que os pais se cruzem com os filhos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como melhorar a criação de canários, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Se tem muitos canários juntos numa gaiola grande, e são tanto machos como fêmeas, recomendamos que escolha o macho que lhe pareça mais ativo e de que goste mais e o separe numa jaula junto a duas fêmeas. Desta maneira, evitará que os outros machos molestem as fêmeas durante a postura e assim evita que as fêmeas abandonem as crias antes de tempo.
  • É bom que, durante esta época, ponha blocos de cálcio na gaiola, que se vendem nas lojas. Assim, os ovos serão melhores e não serão brancos.
  • Coloque água num recipiente suficientemente grande para que os canários possam se banhar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
abelalmeida
ao fim de quanto tempo as crias comem sozinhas
Editor umComo.com.br
Oi Abel! Por volta dos 30 dias de idade, os canários já estão fora do ninho e se alimentam sozinhos.
Gerald
O melhor jeito de criar canários: LIVRES!
A sua avaliação:
Paulo luis
Só uma pergunta a partir de que altura se pode pôr outro ninho na gaiola para a femea voltar a pôr???
Miguel Silva
Ola meu nome e miguel E ja a algum tempo que faco criacao de canarios so que este ano esta a acontecer uma coisa que nunca me aconteceu tenho pelo menos tres canarias que estao a por os ovos no Chao e teem todas as condicoes para nao o fazerem alguem me da uma ajuda obrigado
Miguel
Isso e muito normal acontecer devido as horas de luz que eles tenhao e tambem deve ter sido na primeira postura. Deves deitar bastante palha de fazer ninhos todos os dias mas antes de isso deves senpre limpar o sitio. A mim isso acontece normalmente quando a canaria è nova mas depois passa.
Ciro Rocha
Bom dia! Minha canária do reino teve dois filhotes e esteve tudo bem até o quinto dia de vida. O casal alimentava muito bem seus filhotes. Acompanhei diariamente o desenvolvimento deles, mais no sexto dia de manhã, os dois estavam mortos. Foram sacados do ninho e estavam mortos no piso da gaiola. O que pode ter acontecido??? Obrigado, Ciro Rocha.
Miguel
Ola bom dia. Alguma coisa assustou os canarios para terem feito isso, ou o macho ganhou sio nessa altura e acabou por matar as crias ja me aconteceu a mim. Mas tambem depende muito do sitio aonde estejao pode ter sido algum bicho a passar e eles a tentar protejelos lhes acabem por fazer mal.
Como melhorar a criação de canários