Doenças que os gatos podem pegar aos humanos

Como os gatos transmitem toxoplasmose

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 18 dezembro 2017
Como os gatos transmitem toxoplasmose
Imagem: gateiro.com.br

A toxoplasmose é uma doença da qual os gatos padecem quando ingerem carne crua contaminada. Baseia-se num protozoário chamado Toxoplasma gondii que fica alojado no intestino do animal. É possível que o ser humano também contraia esta doença no entanto, na maioria dos casos, os sintomas não são preocupantes e seu sistema imunológico acaba por criar uma defesa contra o parasita e dificilmente volta a pegar toxoplasmose. Para saber como os gatos transmitem toxoplasmose, continue lendo este artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como tratar a toxoplasmose em gatos
Passos a seguir:
1

A forma mais comum de transmissão de toxoplasmose é através das fezes do gato. Como referimos, a toxoplasma aloja-se no intestino do animal e quando este usa a caixinha de areia, deposita fezes contaminadas. O humano, ao removê-las, pode entrar em contato com estas e eventualmente ficar contaminado com toxoplasmose.

2

Se o humano contaminado se tratar de uma mulher grávida que não está imune à toxoplasmose, esta pode passar a doença para o seu feto, que irá nascer com toxoplasmose congênita e poderá não sobreviver muito tempo. Esta é uma outra forma de transmissão de toxoplasmose, à qual se dá o nome de infecção placentária.

Como os gatos transmitem toxoplasmose - Passo 2
Imagem: radiopiratininga.com.br
3

É pouco provável que os gatos transmitam toxoplasmose através de seu pelo, mordidas ou arranhões, porque além de terem hábitos de higiene muito regulares, o protozário vive em seu intestino.

Sugestão: Como tratar a toxoplasmose em gatos

4

De forma a reduzir a probabilidade de um humano contrair toxoplasmose, devem ser usadas luvas de cada vez que se faz a limpeza da bandeja de areia do gato, ou lavar as mãos imediatamente após a prática.

Veja também: Como saber se o meu gato tem toxoplasmose

Como os gatos transmitem toxoplasmose - Passo 4
Imagem: portalvital.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como os gatos transmitem toxoplasmose, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: gateiro.com.br
Imagem: radiopiratininga.com.br
Imagem: portalvital.com
1 de 3
Como os gatos transmitem toxoplasmose