Comida para gatos

Como plantar alpiste para gatos

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como plantar alpiste para gatos
Imagem: meudonoeobicho.com.br

Apesar de ser um natural predador de pequenos animais, de vez em quando os gatos sentem necessidade de trincar algumas ervas. Fazem-no de forma a facilitar a digestão, a expelir bolas de pelo ou quando se sentem mal da barriga, pelo que ervas são importantes para o trato digestivo do animal. Gatos que vivem apenas dentro de casa também sentem necessidade deste hábito, e se não lhes forem dadas ervas próprias para eles ingerirem, o mais provável é que mordam as plantas que encontram em casa, algumas delas podendo ser tóxicas para eles. Uma forma de resolver esta situação é plantar alpiste ou erva-de-gato, também chamada de catnip. Aprenda neste artigo umComo.com.br como plantar alpiste pra gatos!

Também lhe pode interessar: Quais são as ervas dos gatos

Passos a seguir:

1

Você poderá adquirir alpiste de duas formas: embalada com serragem uma bandeja e indicada como "erva de gato", ou embalada e indicada para pássaros. Ambas resultam, mas se pretende plantar alpiste em quantidade é preferível que opte pela segunda alternativa, que fica mais econômica. Além disso poderá encontrar em alguns mercados ou feiras alpiste já desenvolvida e pronta para ser consumida pelo animal.

Como plantar alpiste para gatos - Passo 1
Imagem: petplanet.pt
2

Coloque as sementes de alpiste de molho em água durante cerca de 24h. Desta forma irá ativar o processo de germinação delas e assim crescerão mais rápido.

Como plantar alpiste para gatos - Passo 2
Imagem: pat.feldman.com.br
3

Despeje substrato em um vaso ou bandeja de plástico e enterre as sementes de alpiste a cerca de 2 cm de profundidade. Molhe ligeiramente com água e deixe em um local bem iluminado. Aconselhamos que opte pela bandeja de plástico, pois assim poderá criar um pequeno jardim interior para o seu gato.

Como plantar alpiste para gatos - Passo 3
Imagem: bonsaijuizdefora.blogspot.pt
4

Aguarde entre 2 a 3 dias e verá suas sementes de alpiste germinando e aparecendo à superfície do substrato. Mantenha a rega dia sim, dia não.

Como plantar alpiste para gatos - Passo 4
Imagem: ecosiembra.blogspot.pt
5

É possível que quando o alpiste começar a desenvolver folhas o seu gato se apresse a morde-las, o que prejudica o desenvolvimento da planta. Por esta razão coloque a bandeja em um local de difícil acesso para o animal ou cultive alternadamente duas bandejas, colocando à disposição do gato aquela que já tiver uma grama bem formada.

Como plantar alpiste para gatos - Passo 5
Imagem: resgatinhos.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar alpiste para gatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
A sua avaliação:
Maria Rita
Vou plantar, temos dezesseis gatos, casa telada, todos castrados, vermifugados.
A sua avaliação:
Antônia Marinho Ponte
Este alpiste é aquele da semente bem miudinha que é para passarinho?
veronica
sim esse mesmo é vendido em agropecuárias
Angélica Oliveira
Ótima orientação.
Lindomar
Depois de quantos dias pode oferecer o alpiste pro gato?
Neide
Meu gato comeu erva de gato, já no vaso ( comprei prontinho na loja) mas deu uma alergia muito grande na sua boca. Inchou tanto que cortou. Fico com medo de acontecer o mesmo com o alpiste. Vc saberia me dizer se é a mesma semente conhecida como erva-de-gato??
Mariana Ouverney
não, alpiste é ração de pássaro
Teresa
A erva de gato não é para eles comerem, eles se sentem atraídos pelo cheiro. As graminha que os gatos amam comer são geralmente alpiste ou milho de pipoca.
sonia de jesus
vou plantar pra minhas gatas
Sara Silva
Olá Sonia, depois conte-nos o resultado!
Sara Silva
Olá Sonia, desde já agradeço o seu comentário! Veja o nosso artigo com as ervas dos gatos e experimente plantar algumas delas: http://animais.umcomo.com.br/articulo/quais-sao-as-ervas-dos-gatos-10545.html.
sonia vargas
Olá já plantei alpiste, painço e tbm milho pipoca... comprei o potinho com grama para gato ela n comeu nem uma delas.... o que posso fazer?? Ela gosta daquela grama q nasce na beira das ruas uma bem comum.
luciana
A minha também, já comprei várias e a danadinha só come da rua. Onde moro tem muita grama então acabo arrancando, lavando e dando para ela, mas acho que dá pra plantar também. Esses xaninhos são muito exigentes.
Mariana Ouverney
eu vi as pessoas falando que os gatos preferem a grama feita com grão de trigo
Imagem: meudonoeobicho.com.br
Imagem: petplanet.pt
Imagem: pat.feldman.com.br
Imagem: bonsaijuizdefora.blogspot.pt
Imagem: ecosiembra.blogspot.pt
Imagem: resgatinhos.com.br
1 de 6
Como plantar alpiste para gatos