Picadas de insetos

Como reagir às picadas de formigas de fogo

Como reagir às picadas de formigas de fogo
Imagem: bioescola.tumblr.com

As picadas produzidas por formigas-de-fogo podem causar coceira e um ardor muito incômodo. Estas formigas são de cor marrom avermelhado e apresentam 1/2 centímetro de comprimento. Vivem em túneis subterrâneos e são muito territoriais. Sua picada é muito dolorosa. o que faz com que seja muito importante sabermos como reagir às picadas da formiga-de-fogo para evitar males maiores.

Vai precisar de:
  • Sabão
  • Gelo
  • Toalhinha
  • Creme com esteroides tópicos ou pomadas de hidrocortisona
  • anti-histamínico
Passos a seguir:
1

Lave a picada da formiga-de-fogo com água e sabão. Esfregue a área com bastante sabão para eliminar a maior quantidade de veneno possível. Evite raspar-se, ao fazer isso poderá estar a propagar ainda mais o veneno e fazer com que ele se entranhe ainda mais na pele.

Como reagir às picadas de formigas de fogo - Passo 1
Imagem: pinstake.com
2

Coloque gelo em uma toalha e deixe-o nas picadas da formiga-de-fogo durante 10 minutos. O gelo irá aliviar a dor da picada.

Como reagir às picadas de formigas de fogo - Passo 2
Imagem: piiti.com
3

Aplique um creme com esteroides tópicos ou pomadas de hidrocortisona nas áreas afetadas pela picada, ou tente um aerossol anestésico que contenha benzocaína.

4

Tome um anti-histamínico de venda sem receita para reduzir o inchaço, coceira, ardor e outros sintomas de reação alérgica da picada da formiga-de-fogo.

5

Estes são os procedimentos básicos que deverá tomar no caso de uma picada de formigas-de-fogo, no entanto, em algumas situações podem ser desenvolvidas reações alérgicas graves que devem ser sempre vistas e acompanhadas por um médico. Assim sendo, é muito importante que acompanhe os sinais que o seu corpo lhe dá após as picadas.

6

Caso a picada desenvolva uma reação alérgica grave deverá dirigir-se de imediato ao centro de saúde mais próximo de si para que possam avaliar a sua situação e tomar os procedimentos necessários.

Veja também o nosso artigo em que lhe explicamos como identificar as picadas de insetos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como reagir às picadas de formigas de fogo, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Para evitar a infecção, não rompa as pústulas.
  • Ligue para 911 se tiver uma reação alérgica grave, como garganta inchada, frequência cardíaca rápida, ou debilidade e problemas para respirar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Yadmin
Eu fui picada por uma aranha de fogo e tá ardendo muito e que eu faço
Julia
Fui mordida por uma firmiga e esta ardendo meuito oque eu faço!😢
Imagem: bioescola.tumblr.com
Imagem: pinstake.com
Imagem: piiti.com
1 de 3
Como reagir às picadas de formigas de fogo