Raças de coelhos

Como saber a raça do meu coelho

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como saber a raça do meu coelho
Imagem: blog.meuamigopet.com.br

Os coelhos têm sido cada vez mais adotados como animais de estimação, por serem bem comportados, fáceis de cuidar e muito fofos. Ao todo existem 45 raças de coelhos, das quais algumas reúnem melhores caraterísticas para serem domesticadas que outras. Diferentes raças têm, também, diferentes personalidades, pelo que será divertido descobrir qual se dará melhor consigo e escolher seu coelho de estimação. Se você já possui um coelhinho de estimação mas não sabe qual é a raça dele, continue lendo este artigo em que lhe ensinamos como saber a raça do seu coelho.

Também lhe pode interessar: Quanto de ração um coelho come por dia

Passos a seguir:

1

Procure alguém entendido em coelhos que lhe possa indicar, com certeza, qual a raça de seu coelho. Poderá ser um tratador de coelhos ou o veterinário que costuma frequentar.

Como saber a raça do meu coelho - Passo 1
Imagem: tudodecoelhos.blogspot.pt
2

Outra forma de descobrir a raça de seu coelho é prestando atenção no peso e formato do corpo dele. Raças de coelhos anões, como o Anão de Netherland, Holandês ou Polonês geralmente não pesam mais que 3kg e apresentam um corpo compacto.

Como saber a raça do meu coelho - Passo 2
Imagem: ocoelhoanao.blogspot.pt
3

Se seu coelho adulto pesar entre 3kg e 5kg ou mais, provavelmente não pertence a nenhuma raça de coelho anão. Coelhos grandes apresentam um corpo alongado e as raças mais populares são o Nova Zelândia, Champanhe e Marten.

Como saber a raça do meu coelho - Passo 3
Imagem: afe.com.br
4

Agora prestamos atenção à pelagem do coelho. Se ele apresentar duas cores distintas de pelo e muito bem divididas, geralmente castanho ou preto a partir das patas dianteiras até ao rabo, a mesma cor no focinho e o resto do corpo branco, provavelmente será um coelho de raça Holandês, uma das espécies de coelho anão.

Como saber a raça do meu coelho - Passo 4
Imagem: dutch-rabbits.co.uk
5

Saberá que seu coelho é um coelho de raça English Spot, também chamado de Borboleta, se a sua pelagem apresentar várias manchas de cor, uma mancha em torno dos olhos e uma listra de cor muito evidente que vai das orelhas até ao rabo. Esses são os aspetos mais caraterísticos da raça.

Como saber a raça do meu coelho - Passo 5
Imagem: tudodecoelhos.blogspot.pt
6

Um coelho de raça Himalaia é fácil de detetar também através de suas manchas típicas. Neste caso, estes coelhinhos são brancos e têm o nariz, orelhas patas e cauda de uma cor escura. Seus olhos são vermelhos e a forma de seu corpo é bem alongada e cilíndrica. São coelhos cuja personalidade depende da educação que recebem do dono, mas podem revelar-se muito agitados e nervosos.

Como saber a raça do meu coelho - Passo 6
Imagem:
7

Outra raça de coelho muito fácil de identificar são os Beliê, ou Lop. Eles são aqueles coelhinhos de orelhas caídas bem fofos e os mais indicados para ter como animal de estimação. No entanto, você poderá não ter a certeza se seu coelho bebé é um Beliê, porque apenas à medida que crescem é que suas orelhas ficam caídas.

Como saber a raça do meu coelho - Passo 7
Imagem: lapinbelier.fr
8

Se seu coelho tiver muito pelo, realmente muito mais do que o que é habitual, de certeza que ele é de raça Angorá. Outra forma de identificar é pelo tufo de pelo que os coelhos Angorá têm na ponta de suas orelhas. Devido à sua pelagem bem abundante, estes coelhinhos exigem bastantes cuidados.

Como saber a raça do meu coelho - Passo 8
Imagem: universoanimalalways.blogspot.pt
9

Observando ainda o pelo, se seu coelho for peludo, ainda que menos que o Angorá, e apresentar um tufo de pelo em redor do pescoço, como uma juba, poderá tratar-se de um coelho Cabeça de Leão, ou Lionhead. Estes coelhos anões, com orelhas mais curtas que os outros são uma raça de coelhos exóticos e muito recente.

Como saber a raça do meu coelho - Passo 9
Imagem: s1.e-monsite.com
10

Existem muitas outras raças de coelhos e com caraterísticas diferentes, no entanto estas aqui referidas são as mais fáceis de identificar. Se seu coelho não apresentar indícios de pertencer a nenhuma destas raças, procure saber se ele é um Chinchila, Azul de Viena (o da imagem), Alaska ou Castor Rex, algumas das raças mais populares. Pode fazê-lo pesquisando imagens e aspetos particulares neles, como a forma das orelhas e a cor da pelagem.

Como saber a raça do meu coelho - Passo 10
Imagem: orelinhacoelhos.blogspot.pt

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber a raça do meu coelho, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
53 comentários
A sua avaliação:
Neidinha
Gostaria de saber a raça de meu coelho, ele é grande pelagem de cima toda cinza claro e a p3lagem das patas rabo e barriga todo branco, olhos castanhos
A sua avaliação:
Daniele
Quero saber a raça do mini coelho?? Ele é branco com umas manchas meias acinzentos e no fucinho manchas de caramelo as orelhas sao pretas e o rabo dele é preto ah! Quase ia esquecendo e tem manchas nos olhos tbm é caramelo
Sandra Regina Romani Delgado
A minha coelhinha tem 5 meses e e toda branquinha com olhos azuis e a mae dela e uma coelha comum e o pai e todo peludo branco e preto e tem orelhas curtas parece um mini coelho eu gostaria de saber se a coelhinha vai crescer muito ou tem possibilidade de puxar o pai que e de porte pequeno
Lopo Pegado
No leste de Angola, havia uma raça de coelhos que saltavam tipo cangueru e até tinham cauda.
Pergunto se é pssível fornecer o nome deste tipo de coelho.
Obrigado.
Damn
2 concordo que 1+1=2
Maka
Eu tenho uma coelha de pelagem liza, aqueles coelhos que encontramos em qualquer petshop ou lojas de ração. Esses coelhos tem um nome de raça específico ou são apenas "vira-lata"?
A sua avaliação:
maria olivia
acho que minha coelha é um castor rex, mais queria saber se o castor rex é gigante ou pequeno, pois minha coelha(Mia) é pequena e sempre achava que ela era mini rex1
hiago
como da banho em coelho?
A sua avaliação:
viviane mendes da luz
oi o meu coelho ele é todo brando com os olhos vermelhos mas das patas traseiras até o rabo ele é meio um amarelo queimado tipo uma cor caramelo que raça ele é
A sua avaliação:
deivison
tenho coelhos há mto tempo e comprei eles em uma casa de ração e eles são grandes mas comprei sem saber a raça qndo comprei o vendedor me disse que era coelho comum mas tô com duvida existe coelho sem raça apenas coelho comum como diz o vendedor são coelhos mais encontrados nos mercados queria saber qual a raça deles será que vcs podem me esclarecer. desda já meu mto obrigado e aguardo ansioso por resp.
A sua avaliação:
kelly
o meu coelho e todo branco mais ele ainda e um bebe que raça ele é
A sua avaliação:
Kassia Karine
Boa tarde sobre o meu coelho esqueci de falar ele é com a pelagem curta tipo camurça
A sua avaliação:
Kassia Karine
Boa tarde a minha filha ganhou um coelho eu não sei a raça...ele é branco com manchas cinzas no corpo mas próximo do bumbum, e meio do corpo e no focinho o rabo e as patas são branco.... Ele não é muito grande,mad tam não é pequeno... e médio...tenho que dá vacinas no coelho? Não entendo e gostaria de saber como proceder
A sua avaliação:
Kauã
Meu coelho e todo preto todo mesmo que raça é?
Erica
Boa tarde ganhei um coelho e não sei a raça, sua pelagem é marrom porém as patas focinho e rabinho tem um tom mais escuro seu olhos são avermelhados quando está agitado mas quando está tranquilo fica azulado
Yara
Obrigada por me ajuda. Agora sei que a Mels é uma Cabeça de Leão, só que é preta e as patas brancas e no nariz é branco. Obrigada.
anderson
Meu coelho tem uma bolinha no nariz precendo um corçao.
Inês PEREIRA
O meu coelho é todo branco tem olhos azuis e tem muita barriga é pesado mas nao tenho acerteza se tem mais de 3 kg. De que raca poderá ser ?
Fernanda Moreira
eu não sei a raça do meu coelhinho como faço pra descobri sua raça e ele também gosta de comer muita semente de melancia e não é muito gordo como gueria gue fose
Jorge costa
Qual é a raça do coelho que tem as orelhas caída.e são brancos com pintas pretas aparentemente medio
Priscila
O meu Coelho é todo Branco e longo que raça é ele e ele cresce muito.
Imagem: blog.meuamigopet.com.br
Imagem: tudodecoelhos.blogspot.pt
Imagem: ocoelhoanao.blogspot.pt
Imagem: afe.com.br
Imagem: dutch-rabbits.co.uk
Imagem: tudodecoelhos.blogspot.pt
Imagem:
Imagem: lapinbelier.fr
Imagem: universoanimalalways.blogspot.pt
Imagem: s1.e-monsite.com
Imagem: orelinhacoelhos.blogspot.pt
1 de 11
Como saber a raça do meu coelho