Ter um canário

Como saber se meu canário é macho ou fêmea

Como saber se meu canário é macho ou fêmea

Para um principiante, distinguir o sexo de um canário é uma tarefa um pouco complexa. Até os especialistas podem chegar a se equivocar na hora de identificar se um canário é macho ou fêmea. O único método infalível para saber se é fêmea é que coloque ovos. Qualquer outro método pode induzir ao erro. Mesmo assim, você pode tentar reparar em alguns detalhes. Para te ajudar, neste post do umCOMO explicamos como saber se o canário é macho ou fêmea com base em alguns sinais.

Índice

  1. Como saber se o canário belga é fêmea
  2. Como saber se o canário-da-terra é fêmea
  3. Canário fêmea canta?

Como saber se o canário belga é fêmea

Quando as aves já são adultas é mais fácil de distinguir por sua forma se um canário é macho ou fêmea. Para saber se uma canário belga é fêmea ou macho, você pode reparar nos seguintes sinais:

Diferenças visuais

Os machos, no geral, são mais atléticos, têm uma pose mais erguida e são mais bonitos. As fêmeas costumam ser menores, com um corpo e uma cabeça mais arrendondadas. Inclusive, em certos tipos de canários, o sexo pode ser diferenciado pela cor de suas penas. Isso pode chegar a ser apreciado por um especialista em crias de canários, pois as penas do macho são bem mais impressionantes que as das fêmeas.

Comportamento

Se tiver um casal de canários em uma gaiola, se um deles for macho tentará dar de comer diretamente no bico para cortejar a fêmea. Se houvesse outro canário macho, o normal é que fiquem um pouco mais agressivos. As fêmeas têm um comportamento diferente e começam a preparar o ninho procurando materiais úteis para criar um lugar seguro e macio. Algumas fêmeas cantam, mas neste caso o seu canto não pode ser comparado em beleza ao dos machos. Um dado importante para distinguir o macho é que deixa de cantar durante a muda e durante o inverno.

Filhotes

O melhor momento para detectar se seu canário é macho ou fêmea é enquanto filhote. Este período começa no final do inverno e início da primavera, mas isso depende também do clima local. Durante a cerimônia de acasalamento os canários mostram certas diferenças de comportamento segundo o seu sexo. Os machos costumam cantar de forma melodiosa e intensa para captar a atenção das fêmeas.

Há quem diga que colocar os bebês em uma toalha ou tecido onde possam enroscar as suas patas. Se não pararem de se mexer e tentarem sair para explorar é um sinal de que são machos. Os criadores também dizem que se logo antes da primeira muda começarem a cantar, o mais provável é que sejam machos. Porém, existe uma possibilidade de que sejam fêmeas e esse canto seja por um transtorno hormonal. Esse não é um método recomendado pois pode ser incômodo para os canários.

Canto

Mesmo após adultos, também é possível saber se o canário belga é fêmea pelo seu tipo de canto. Os machos costumam cantar mais e com melodias mais bonitas. Se estamos falando de um casal, escute quem tem o canto mais bonito e deduza.

Cloaca

O método mais concreto para diferenciar o sexo de um canário é olhando a parte da cloaca durante o período de cio. Para poder observar a cloaca deve soprar ou umedecer suavemente para ter melhor visibilidade. Os machos, na saída da cloaca têm uma protuberância que se chama botão, e as fêmeas férteis têm o abdômen chato até a cloaca. Isso só pode ser observado durante o cio, sendo impossível de detectar em outro momento.

Existem outras formas mais ou menos eficazes de determinar o sexo de um canário quando ainda está no ninho. Muitos especialistas dizem que é preciso se aproximar o ninho e comprovar as reações dos pássaros. Os machos costumam baixar a cabeça e levantar o rabo. No entanto, as fêmeas nem se mexem. Esse não é um método recomendado pois pode resultar no abandono do ninho.

Como saber se meu canário é macho ou fêmea - Como saber se o canário belga é fêmea

Como saber se o canário-da-terra é fêmea

As recomendações para saber se o canário-da-terra é fêmea são bem parecidas com os outros tipos de canários. No entanto, fisicamente podemos reparar que as fêmeas tem a parte de cima corpo com listras pretas ou manchas mais escuras quando filhotes e ficam amarelas quando adultas. Já os machos cantam desde filhotes e costumam 'amarelar' antes.

Apesar da popularidade, é sempre bom lembrar que apenas o canário-doméstico ou canário-belga (serinus canarius domesticus) faz parte da lista de animais considerados domésticos pelo IBAMA.[1]O porte de outras espécies deve ser feito mediante autorização, caso contrário é uma prática de crime ambiental.

Como saber se meu canário é macho ou fêmea - Como saber se o canário-da-terra é fêmea

Canário fêmea canta?

Sim, embora cantem menos do que os machos as fêmeas também cantam. Sua melodia, entretanto, costuma chamar menos atenção do que a dos machos, no geral, além do fato de que os machos costumam a cantar mais jovens do que as fêmeas.

Como saber se meu canário é macho ou fêmea - Canário fêmea canta?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu canário é macho ou fêmea, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Referências
  1. PERITOANIMAL. 49 animais domésticos: definição e espécie. Disponível em: <https://www.peritoanimal.com.br/49-animais-domesticos-definicao-e-especies-23221.html/>. Acesso em 20 de maio de 2020.
Bibliografia
  • LOPES, Vanessa. PeritoAnimal. Como melhorar o canto do canário belga. Disponível em: <https://www.peritoanimal.com.br/como-melhorar-o-canto-do-canario-belga-3918.html/>. Acesso em 20 de maio de 2020.
  • WIKIAVES. Canário-da-terra-verdadeiro. Disponível em: <https://www.wikiaves.com.br/wiki/canario-da-terra/>. Acesso em 20 de maio de 2020.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Josivam P.Sousa
Olá é o seguinte tenho algumas espécies de pássaros, curio, bigodinho,coleiro, xexéu, e a muito tempo tinha vontade de criar um canário belga e nunca tinha dado certo mais agora consegui um, então meu comentário é justamente pra saber se alguém pode mim dar uma ajuda, quero saber se meu canário belga é macho ou fêmea, até porque a pessoa qui mim passou é trocador, penso eu qui é difícil ter um trocador qui não solte umas mentirinhas, mim passou o canário dizendo qui é macho agora tou na dúvida, queria muito saber porque o qui eu mais quero é seja macho, valeu ✌mim ajuda aí com algumas dicas.
wandeir
As fêmeas de canários da terra ficam amare-linhas ou só ficam pardas??
gal
Como saber o sexo do canario do imperio
Emerson Gobbi
Tenho dois canario da terra pardo mas nao consigo destinguir qual e o macho
Kose Nogueira
Eu gostaria de saber qual a diferencia entre macho e femea do canario da terra.
Wilson
Como saber se o canario é macho ou fêmea.
sebastuan alves reis
o canário da terra macho amarela primeiro do que a fêmea e é mais corado.
1 de 4
Como saber se meu canário é macho ou fêmea