Doenças do olho do gato

Como saber se meu gato é cego

Como saber se meu gato é cego

Os gatos são animais habituados a usar todos os seus sentidos, mas a vista é uma das mais importantes. A cegueira não é uma carência habitual em gatos jovens, mas pode ser consequência de várias causas.

Existem diversas razões que podem provocar a cegueira, entre elas, doenças tais como cataratas, defeitos hereditários, lesões, algum acidente ou inclusive idade avançada. Estes felinos são animais muito inteligentes. Quando algum sentido lhes falta, costumam aguçar o restante, de modo que será difícil detectar se o nosso gato sofre de cegueira. No entanto, conhecer os principais sinais será de grande ajuda. Por isso, em umComo, explicamos como saber se meu gato é cego.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu gato é albino

Passos a seguir:

1

Se observar que o seu gato tropeça habitualmente nos móveis ou que já não calcula a distância entre eles, pode ser um indicador de que algo não vai bem. Também deve-se observar que falamos de gatos adultos. Evite mover móveis que possam se transformar em um obstáculo para ele.

2

Os gatos que sofrem de cegueira tendem a ficar desorientados. Devemos falar com eles de forma clara e direta, mas devagar para não assustá-los.

3

Muitas vezes, outro sintoma de que seu gato pode estar sofrendo de cegueira, é arranhar os olhos. Isto pode indicar muitas coisas, desde alguma infecção até uma possível falta de visão, de forma que devemos estar atentos.

4

Em casos já mais avançados, também podemos detectar uma falta de reação à luz. Neste caso, possivelmente nosso gato já estará com problemas graves de visão. Devemos consultar um veterinário para que faça um diagnóstico abrangente.

5

Devemos observar se os recipientes da comida e bebida continuam cheios. Nesse caso, também será um indicador da ocorrência de algo incomum. Igualmente, devemos deixar os recipientes no mesmo lugar onde os reconhece para não desorientá-lo e aguçar essa falta de sentido visual.

6

Caso acredite que o seu gato sofre de cegueira, aconselhamos consultar um veterinário. Lembre-se também de colocar uma coleira com os seus dados e os do veterinário, para que possa ser devolvido caso se perca.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu gato é cego, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos

  • Observe o comportamento do seu gato com estas orientações simples
  • Lembre-se de deixar tudo no mesmo lugar (recipientes para alimentos, área de descanso, etc.), para não induzi-lo a erro.
  • Evite que tropece em obstáculos que desconhece.
  • Em qualquer destes casos, se observar alterações de comportamento ou qualquer outra alteração, leve-o ao veterinário para ser diagnosticado.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Andressa Pionti Alves
meu gato e filhote vai fazer um mes dia 25/01 mas ele ainda não abriu os olhos e anda tropeçando em tudo sera que ele e cego?ele caiu duas vezes de cima da lage onde a mae dele deu a cria, sera que e por isso?me ajudem
Ajudas
olhe nao posso te dizer que ele esta cego mas como vc disse que ele atropela nao deve ser por causa da vista como vc diz ele caiu na laje 2 vezes ,entao quando ele caiu a pata dele deve ter machucado , porisso ele atrapessa ,so nao posso te dezer se ele ta cego ou nao pois nao sou veterinaria , entao e bom vc levar seu gato ao veterinario
Tatiane silva
Meu marido sem querer se deitou em cima do gato e ele praticamente morreu! Mais consegui fazer ele voltar a viver só q parece q parou de enxergar oq faço tô muito preocupada
ajudas
olha primeiramente vc deve procurar um veterinario , entao como seu marido deitou em cima do gato pd ser que causou impaquitos nos olhos deles , se vc ve que ele tropeça muito ou ele nao reconhecer muito vc , ele pd nao esta enxergando , mas vc tem que procurar um veterinario
Como saber se meu gato é cego