Conceitos básicos de aves

Como saber se meu papagaio é macho ou fêmea

Como saber se meu papagaio é macho ou fêmea
Imagem: fondos7.net

Quando falamos de papagaio, geralmente referimos-nos a um grupo de aves conhecidas como psitácidas que, além dos papagaios propriamente ditos (como o yaco ou louro cinza), inclui os periquitos, as caturritas e as araras. No caso dos periquitos, as diferenças entre machos e fêmeas são muito fáceis de apreciar à simples vista, mas a coisa complica-se bastante no resto. Por isto, neste artigo de umComo.com.br daremos as bases para saber se um papagaio é macho ou fêmea.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu canário é macho ou fêmea

Índice

  1. Caracteres sexuais secundários
  2. Palpação púbica
  3. O veterinário

Caracteres sexuais secundários

Os caracteres sexuais secundários são os atributos que não têm relação direta com os órgãos sexuais mas que são diferentes em machos e fêmeas. Estas características costumam ser mais evidentes na etapa adulta e podem ser de ajuda para diferenciar os sexos.

Quanto ao aspecto físico, os papagaios machos são bastante maiores, bem mais coloridos e com a cabeça mais longa.

Quanto ao caráter, na maioria das espécies, as fêmeas tendem a ser mais agressivas que os machos (sobretudo no caso dos periquitos).

Por outro lado, tradicionalmente sabe-se que os papagaios machos são mais afetuosos com as mulheres e vice-versa.

Palpação púbica

É um dos métodos mais utilizados, já que é mais exato que o anterior, pode ser realizado em animais jovens de forma mais ou menos fiável e é mais econômico que a endoscopia ou as provas de DNA, que veremos a seguir.

Contudo, não é um procedimento 100% seguro (nem muito menos) e precisa ter uma verdadeira experiência para poder fazer o exame corretamente.

Consiste em pegar o papagaio com cuidado, colocá-lo de bruços e apalpar os ossos da pélvis. No caso das fêmeas há uma separação entre os ossos do púbis que pode chegar a medir mais de meio centímetro.

O veterinário

Se com o método anterior não chegar a nenhuma conclusão, recomendamos que visite um veterinário experiente em animais exóticos para que ajude você a determinar o sexo.

Além dos métodos já expostos, existem mais dois, infalíveis, mas que requerem um especialista: um estudo de DNA (pode ser obtido amostras de sangue ou inclusive de plumas) ou uma endoscopia (que consiste em introduzir uma câmera no interior do animal para diferenciar seus órgãos reprodutores).

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu papagaio é macho ou fêmea, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
14 comentários
A sua avaliação:
Solange Nascimento
Como saber se meu papagaio é macho ou fêmea?
A sua avaliação:
Jane santos
Meu papagaio saiu uma massa na língua e tem mau cheiro o que eu posso fazer ?
Editor umComo.com.br
Oi Jane! Você precisa levar seu papagaio no veterinário, apenas ele pode fazer um exame do seu pet e recomendar um tratamento.
A sua avaliação:
Quesia gomes de barros
Goste muito sobre tudo de papagaios
A sua avaliação:
thaina
eu tenho 2 papagaios um bebe 1 ano e 1 meses e uma femea 9 anos e os dois brigam mto nao se gostam como faço pra eles cruzarem
A sua avaliação:
Valdinei
Olá Sara! Gostaria de saber se tem como registrar o compadre (papagaio) ?
A sua avaliação:
thawany
que tudo agora eu sei a resposta do meu trabalho! obrigado!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Thawany! Que bom saber que a informação ajudou você! Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Viviane
fotos com as semelhanças ajudaria a identificar e entender melhor.
thawany
mas você não acha que o que vale e a informaçao
ana julia
Ele não tem muitas cores nao a cabeça comprida e é de pés finos.
Maria Petronilho
Todos os dias há novidades: O meu Roseicollis viúvo, do qual já vos falei, junto de mim recuperou e está lindo. Mas o que me surpreendeu hoje, foi perceber que tentava insistentemente imitar-me, para dizer "olá"...tal qual como a bebé-papagaia: abrem muito o bico, puxam a voz... que não sai! Às vezes assusto-me, parece que estão a vomitar. Aqui está o meu amoroso Roseicollis, muito feliz, a olhar-me com uma ternura inusitada! Compõe e volta a compor as penas todas, sinal de que está calmo e bem disposto. ...Mas tentar falar?! - esta é nova! Bem sei que todos os pássaros de bico curvo podem aprender a imitar sons. Os Roseicollis, sempre aos pares, muito juntinhos e carinhosos, daí chamarem-lhes "passarinhos do amor", costumavam morar numa varanda envidraçada, onde os vou cumprimentar todos os dias. Também estão lá os periquitos, os mandarins e o canário branco. Mas cumprimentar é diferente de ficar pertinho todo o dia....depois do sacrifício que foi a alimentação forçada e ser tratado como um bebé, ficou este elo lindo: agora quer falar! Alguém sabe aprofundar este assunto, por favor?
TheDaphsims
obrigaada tenho um papagaio e eu achava que era macho mas ele e muito traisueiro entao e femea obg de vdd
Maria Petronilho
Não, isso é mito! Quem me vendeu a minha papagaia tinha longa experiência, chamou-lhe Rita, mas com os mimos acabou chamando-se Bebé-Papagaio. Tenho visto pessoas que lidam muito com passarinhos fazerem palpação da bacia e acertarem....Mas o único método seguro é análise do ADN. Se o passarinho puser um ovo, está tudo dito! Mas creio ser raro -:)
Maria Petronilho
Em minha casa, é simples: Todas as minhas aves tentam procriar, aparecem ovos nas grandes gaiolas, criam filhotes se lhes ponho ninhos. A minha papagaia pôs o seu primeiro ovo ao atingir a puberdade. É solteira, tem agora 19 anos e todas as primaveras tem cio. É muito feliz (e engraçada) brincando com um certo poleiro. Aos Reseicolis retirei o ninho, porque os deixei procriar duas vezes e acabei encontrando as fêmeas sequinhas sobre os ovos: os machos não as alimentaram! Adoro os meus pássaros! Não vou sujeitar a minha linda "kaipirinha" a morrer desta maneira´. Namoram muito e há ovinhos com frequência. Aos piriquitos retirei os ninhos porque estou doente e sinto uma enorme responsabilidade acerca do que lhes acontecerá quando eu não puder cuidar deles. O mesmo acontece com os mandarins. Namoram muito e são felizes!
Regina
Gostaria de saber se tem como um papagaio de outro dono pode ficar manso ele tem 1 ano,só que bica muito e fiz esse ai dos ossos dela aqui deu muito separado acho que é fêmea pode me ajudar?
Maria Petronilho
Ternura. Muita ternura! Tem de ganhar a confiança dele, dando-lhe recompensas....é o que dizem, não falo por experiência. Sei que as aves domésticas são muito carinhosas, adoram mimos, isso sei! Persista, verá que ficam amigos! Boa sorte!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria, muito obrigada por essas dicas valeu!
ivanilda carmo silva
gostaria de saber como agente conheser se o loro e femea ou maicho,e gostaria que enviase um vio mostrano como se faz .
Maria Petronilho
Eu não fiz nada! Uma manhã encontrei um ovinho partido no chão e a minha papagaia muito agitada, queria comunicar algo, imagino que queria que lhe explicasse o que aconteceu. Conversei muito com ela, até que se acalmou. O método seguro é análise de ADN, no veterinário.
Ruane lima barbosa
como saber se um papagaio é macho ou fêmea?
Maria Petronilho
Eu sei que a minha papagaia é fêmea porque pôs um ovo. Ficou tão assustada que o atirou para o chão (ela está na sala, sempre comigo) e estava ansiosa por "me perguntar", a seu modo, o que lhe tinha acontecido.... Não tentei ensiná-la a falar, mas entendemo-nos muito bem, conhecemos as expressões uma da outra. Tenho uma triste notícia: Entretanto a minha Kaipirinha morreu, já tinha idade... O companheiro deixou de comer e começou a definhar. Alimentei-o à mão, com seringa e uma papa que improvisei, à base de mel. É incrível como ficou mansinho e nos afeiçoamos um ao outro em pouco tempo! É que se sujam a comer, é preciso dar-lhes banho e depois enxugá-los e aquecê-los junto ao nosso corpo. Agora passa os dias a meio metro de mim, tentando comunicar comigo, já recuperou, está lindo de novo. Ele é um Roseicollis, "passarinho do amor", não sei como se cria um elo com um papagaio de um ano....a minha papagaia ainda nem tinha todas as penas. Vi por aí truques para ensinar papagaios, não sei se resultam. Nunca cortei as penas das asas à minha, nem precisa, ela voa pouco (preguiçosa) e vem aterrar no meu ombro ou na minha cabeça: não me perde de vista! Muitas felicidades para todos: donos e passarinhos!
Imagem: fondos7.net
Como saber se meu papagaio é macho ou fêmea