Gravidez nos peixes

Como saber se meu peixe está grávida

Como saber se meu peixe está grávida

Se você tem um aquário, deve saber que os peixes podem dar cria de duas maneiras diferentes. A primeira é colocando os seus ovos escondidos em plantas ou em terra para que depois um macho espalhe o seu sêmen por cima e estes possam nascer. Por outro lado, outro tipo de peixes pode engravidar como se fosse um gato ou um cão. Portanto, para saber se seu peixe está grávida em primeiro lugar deve descobrir se é das que bota ovos ou das que dá à luz; depois, distinguir entre os machos e as fêmeas; e por último, prestar atenção a certas mudanças anatômicas no caso delas.

Também lhe pode interessar: Como os peixes se reproduzem

Índice

  1. Espécie dos vivíparos
  2. Distinção entre machos e fêmeas
  3. Mudanças físicas
  4. Comportamento de um peixe fêmea grávida

Espécie dos vivíparos

A única espécie de peixe que fica grávida é a de vivíparos. Se você não souber se a espécie à qual seu peixe corresponde é essa e dá a luz, ou se é ovíparo e coloca ovos, procure na Internet para averiguar essa situação.

Os peixes lebistes (guppys), xiphophorus (espada) e mollienesia (molly) são os mais comuns dentro da espécie dos vivíparos. Neste caso, as fêmeas formam primeiro os ovos em seu interior e depois cruzam com os machos. Por último, estes ovos se transformam em peixinhos e suas mães dão à luz.

Como saber se meu peixe está grávida - Espécie dos vivíparos

Distinção entre machos e fêmeas

Depois de reconhecer se seu peixe é vivíparo ou ovíparo, faça a distinção dos machos e fêmeas através de suas cores. Desta forma poderá saber quando um peixe macho está tentando cruzar com uma fêmea ou se, pelo contrário, dois peixes machos ou dois peixes fêmeas estão brigando.

Normalmente os peixes vivíparos machos têm uma cor mais elaborada e brilhante que as fêmeas e também contam com uma barbatana anal estreita e longa. Por outro lado, as fêmeas costumam ter uma cor marrom e sua barbatana anal é triangular.

Como saber se meu peixe está grávida - Distinção entre machos e fêmeas

Mudanças físicas

Para descobrir se seu peixe fêmea está grávida, observe os seus peixes todos os dias para conferir se acontecem mudanças fisiológicas. Quando a fêmea está grávida, desenvolve de 20 a 40 dias uma saliência por baixo do abdômen que indica que está gordinha e grávida, pois os ovos estão se formando em seu interior. A sua aparência é alongada e redonda, mas também pode ser quadrada, principalmente quando está a ponto de dar à luz.

Assim, quando o peixe fêmea estiver grávida, notará a zona inchada, porém se for um peixe molly balão pode ser que confunda a sua gravidez com sua anatomia natural: esta espécie tem uma saliência na parte dianteira, logo abaixo das brânquias. Por outro lado, também é habitual confundir o sobrepeso dos peixes macho com uma gravidez, pois o evidenciam com uma saliência na zona peitoral.

Além disso, as fêmeas também podem mostrar uma espécie de mancha no abdômen de cor vermelha brilhante ou preta que indica que estão grávidas. Essa mancha são os olhos dos alevinos, que logo antes de nascer deslocam-se para a zona anal. No entanto, alguns peixes sempre têm esta mancha, que pode crescer durante a gravidez, mais escura ou brilhante.

Como saber se meu peixe está grávida - Mudanças físicas

Comportamento de um peixe fêmea grávida

Quando a fêmea vai dar à luz pela primeira vez, pode ser que fique um pouco nervosa. Ela demonstra esse nervosismo subindo e descendo pelo aquário até se cansar. Se desce até ao fundo e fica ali quieta por um tempo não se assuste: a dor das contrações a impede de estar ativa, mas então dará à luz e voltará ao normal.

Por outro lado, as que já tiveram crias antes e têm experiência procuram um pouco de tranquilidade se escondendo atrás da decoração do aquário.

Além disso, é normal que, durante as contrações, a respiração e o pulso da fêmea acelerem, por isso talvez ela suba à superfície para procurar por oxigênio.

Como saber se meu peixe está grávida - Comportamento de um peixe fêmea grávida

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu peixe está grávida, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
deusileia
Se no aquário no tiver nada pra esconder os ovos ela vai ter assim mesmo??
A sua avaliação:
Vilmar
Meu quingao só fica de cabeça para baixo
A sua avaliação:
Cauan
Eu conprei um casal de peixe dorado hoje e eu acho que ela ta gravida me ajudem

A sua avaliação:
Dalva Avila
tenho aquario de 80 litros, nele tem 7 peixes ornamentais (cascudo, carpa, chapeu vermelhinho, nao sei o tipo). notei carpa esta gordinho. (nao sei se e oviparo e vivipero),. o que devo fazer... e se for dar a luz, como separo para nao serem comidos pelos demais. 20 a 40 dias pra dar a luz, devo entao desde ja separar
A sua avaliação:
jonh smith
a minha molinesia não ta a incher o macho ta sempre atras dela.mais não vejo diferença no corpo dela.
1 de 5
Como saber se meu peixe está grávida