Cuidar de uma gata grávida

Como saber se minha gata está prenha

Como saber se minha gata está prenha

Ainda que a barriga de uma gata não comece a crescer até que a gravidez esteja muito avançada, existem outros sintomas que nos indicam que ela está prenha. Trata-se tanto de sinais puramente físicos como de comportamento, já que as mudanças hormonais que o animal sofre no processo de gestação influenciarão em seu estado de ânimo. Em umComo.com.br contamos-lhe como saber se sua gata está prenha.

Também lhe pode interessar: Como saber se a minha gata está no cio

Passos a seguir:

1

O primeiro que temos que saber é que a gravidez de uma gata tem uma duração de mais de dois meses, especificamente, entre 63 e 69 dias.

2

Durante as duas primeiras semanas, não haverá nenhum sintoma evidente da gravidez. No entanto, se a gata costuma realizar escapadas noturnas, deixará de fazê-las uma vez que estiver prenha.

3

Já na terceira semana, começam a surgir as primeiras mudanças físicas externas. Assim, os mamilos de nossa gata ficarão maiores e, além disso, irão adquirir um tom muito rosado.

4

Na quarta semana é quando se começará a notar que a gata tem a barriga mais volumosa uma vez que os embriões da ninhada já começam a crescer.

5

Paralelamente, começarão as mudanças de comportamento da gata devido à gravidez, tanto por seu estado físico como por causa dos hormônios. Algumas gatas ficam muito tranquilas e exigem mais carinho, enquanto outras preferirão ficar sozinhas, mostrando-se ariscas perante qualquer carícia.

6

Já quando se aproximar o momento do parto, dois dias antes, a gata se sentirá muito incômoda e os choros e gemidos ficarão cada vez mais frequentes, até que finalmente dê à luz.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se minha gata está prenha, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
41 comentários
A sua avaliação:
Yasmin xavier
Oi boa noite,Minha gata está um pouco carinhosa,ela costuma ser bem grossa estressada,É esta com a patinha machucada estou cuidando mas,Ela está comendo muito ela nunca comeu assim está bem gordinha Eh os peitos estão cresendo eu acho,Mas vou ver se estão ficando avermelhados! Eu tbm coloquei um pouco de vitamina para ela comer melhor na água dela,mas ela ñ tomou ah água ela pd estar gravida?
dora duarte
como saber se minha gata esta entrando nosil ou se ja esta gravida
Arieli
Oi, minha gatinha tem 5 meses e ela era costumada ficar so dentro de casa, e ela saiu uma vez. Agora ela só fica miando muito alto querendo sair. Ela pode estar prenha?
Editor umComo.com.br
Oi Arieli! Se a sua gatinha não está ainda esterilizada e já teve o primeiro cio, ela pode estar grávida sim. Outra opção é que esteja com o cio e por isso esteja miando para tentar sair e procurar machos.
nicole
minha gata esta comigo a alguns meses ela come demais mais a sua barriga sempre foi grande mas agora esta maior tenho duvidas mas todos dizem sempre ``essa gata ta prenha`` mas nao sei aiinda
maria
que certeza eu teria se a cruzou em 24 hrs com macho
miguel
como eu devo desmamar meus caes
Editor umComo.com.br
Oi Miguel! Você está alimentado os cachorros com leite próprio para cachorros porque eles não podem ser alimentados pela progenitora? Se sim, até por volta das 4 semanas de idade eles devem se alimentar exclusivamente dessa fórmula. A partir das 4 semanas pode ir introduzindo ração úmida própria para filhotes e ir alternando entre a mamadeira e a ração progressivamente até por volta das 8 semanas, altura em que os filhotes deverão comer exclusivamente ração.
ivonaria silva meira
Boa tarde em 3 em 3 meses dou injecção para minha gata ñ engravida, mais estou com duvida de que ela está gravidade como posso saber sim está sim ou não
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ivonaria! Pode saber tudo sobre a gestação em gatas, os seus sinais e tudo mais, neste artigo: https://www.peritoanimal.com.br/gestacao-de-gatas-21031.html Obrigada pelo seu comentário!
A sua avaliação:
Gabrielly Lima
Eu queria saber como sentir os filhotes da minha Gatina (Lola) ?! tem como ??
A sua avaliação:
alana schreiner
eu queria saber como fazer o parto de minha gata
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Alana! Nesse artigo pode encontrar algumas dicas para ajudar a sua gata a parir: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-ajudar-a-minha-gata-a-parir-3207.html
A sua avaliação:
Fátima
Minha gatinha esta com a barriga muito grande e não esta grávida, até porque já esta com alguns meses gostaria de saber se tem algum remédio caseira dar se alguém já passou por isso obrigada abraço
Mariana Camargo Pereira
Olha minha gata está com uma bola na barriga e a barriga está grande ela está grávida ou não ?
CAMILA
OLA BOM DIA GOSTARIA DE SABER, A MINHA GATINHA ESTA MUITO GRUDADA COMIGO MAIS DO QUE JA É ONTEM SENTI ALGUMAS BOLINHAS DURA NA BARRIGUINHA DELA SERIA OS GATINHOS?
Elisabete Salomé Freitas
minha gata só quer mimo e ela tem uma barriga crescida eu não se está prenha e também tem cinco ou seis mamas crescidas mais não sei do que fazer se está prenha ela está gordinha na barriga.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Elisabete! Se mesmo com essas dicas você continua com dúvidas, a melhor forma de saber é indo ao veterinário com ela.
Amanda
A barriga da minha gata ta grande eu sentia mexendo mais de uma semana pra cá não sinto os filhotes mexendo isso é normal?
Jhordanya
Como saber se minha gatinha esta perto de criar
jamily silva de sousa
Minha gata esta muito mainhosa e dorminhoca de vez enquando ela mia não sei se ela está prenha me ajudem por favor?
Maria Eduarda
Gente Alguém Me Ajude Por Favor Minha Gatinha A Umas 1 Semana Atrás estava Andando Com Um Gato Sendo Que A Minha Gata Deve Ter Uns 7 Meses 6 Meses Ela Parou De Andar Com Esse Gato E Ta Aqui Em Casa Dormindo O Dia Inteiro E ela Ta Muito Carente Será Que ela Está Prenha Me Responde PorFavor
Sara
Oi, eu gostaria de saber se me podia dar uma ajudinha. A minha sempre foi muito independente nunca gostou muito de festinhas nem nada, mas mais ou menos á um mês e meio ela ficou com o cio e desapareceu durante uma semana, depois voltou para casa e começou a ficar muito meiga e carente e com os mamilos bem grandes e rosa e sem pelo em volta. Entretanto já passou um mês desde que ela voltou e agora ta ficando muito agressiva nem deixa tocar em lugar nenhum a não ser na cabeça, mas ela tem a barriga normal não esta grande nem nada, eu gostaria de saber se ela esta prenha ou não, já me disseram para ir no veterinário mas ele leva muito dinheiro só para eu levar ela la para ele apalpar. Obrigada
Anna grasielly
Oi não sei se minha gata ta prenha um dia ela saiu di noite e não vouto só vouto no outro dia deis de então ela passo a comer mais ser mais dengosa e carinhosa os mamilos dela creserao e ficaram rosados e agora ela só dorme o dia inteiro e di noite vem um gato branco aqui todo dia
DudaYuu
Minha gata tá doida!!! Não sei oq fazer com ela.... ela é carinhosa e raivosa ao mesmo tempo... ela ta doidona.. ela pariu 5 gatinhos mas um morreu e depois disso ela elouqueceu.... ta muito doidona e arisca!!!!
Anna grasielly
Ela pode tar sentida por ter perdido um gatinho poriso tem que da toda a atenção pra ela
Como saber se minha gata está prenha