Escovar o cachorro

Como tirar os nós do pelo de meu cachorro

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tirar os nós do pelo de meu cachorro

Se você tem um cão como amigo de quatro patas, um dos cuidados fundamentais é escová-lo e tosá-lo para manter seu pelo em perfeito estado. É uma tarefa que, segundo o tipo de pelo do seu cão, deverá ser mais ou menos frequente, mas é sempre necessária. Se descuidar do pelo do seu cão, este acabará apresentando nós que causarão um verdadeiro suplício, tanto para o cão quanto para você. Por isso, em umComo.com.br, explicamos como tirar os nós dos pelo do seu cão.

Também lhe pode interessar: Como escovar o pelo do meu cachorro

Passos a seguir:

1

Se os nós do seu cão são consideráveis, será mais conveniente deitá-lo aos seus pés para que fique confortável e tente relaxar. Inclusive, se o cão for de porte pequeno, faça com que se deite em seu colo. Seja como for, coloque seu amigo peludo em uma superfície que seja prática e confortável para esta tarefa, procure uma posição que possibilite acariciar o seu cão e penteá-lo, para que se sinta o melhor possível. Se tiver alguém para o ajudar será ótimo. Essa pessoa pode lhe dar brinquedos enquanto você tenta pentear seu pelo.

Como tirar os nós do pelo de meu cachorro - Passo 1
2

Para começar a tirar os nós de seu cão, selecione áreas muito pequenas de pelo. O mais recomendável é começar pela região ao redor das orelhas, pois é a área mais desconfortável e incômoda de trabalhar. A forma mais apropriada de acabar com este problema é removendo poucos nós ao mesmo tempo. Se o fizer com suavidade, seu cão relaxará tanto que poderá até dormir.

3

Para pentear e tirar os nós do seu cão, use um pente de metal. Penteie os nós desde as pontas e, pouco a pouco, avance para o restante do pelo sem deixar de pegar o nó desde a raiz. Um bom conselho para tratar os nós, é separar os nós com os dedos, o que deve ser feito com muita suavidade para não causar dor.

A partir deste momento, será mais fácil penteá-lo, realizando a escovação de dentro para fora. As sessões de escovação e desembaraço podem ser trabalhosas, e talvez seja preciso dividi-las em várias fases, sendo que o processo deverá durar o tempo que o cão aguentar porque é algo que talvez o aborreça. É importante parar quando o animal estiver cansado, para que possa retomar em outro momento sem que seu cão se oponha.

Durante o tempo todo que passar sentado ou deitado para lhe tirar nós, dê-lhe uma boa recompensa por sua paciência e bom comportamento.

4

Se notar que os nós são impossíveis de tirar, e estão em uma área não visível, corte-os. Os nós também devem ser cortados em pequenas seções, procurando separá-los com os dedos. Tenha muito cuidado, use uma tesoura pontiaguda e passe-a através do nó e, posteriormente, corte o nó na direção do crescimento e sem encostar muito na pele do cão. Se cortar dessa forma, o resultado será excelente, apesar de não ser um corte profissional.

5

A melhor forma de prevenir a formação de nós é com a escovação diária como uma rotina. Inclusive, pode ser adotado este hábito quando o levar para passear ou na volta do passeio. Insista em determinadas áreas mais propensas a enrolar, como orelhas, cauda, e axilas. Se adotar o penteado como um hábito, o seu cão o verá como algo relaxante e agradável. Isso evitará futuros nós e manterá o pelo de seu cão em perfeito estado.

Como tirar os nós do pelo de meu cachorro - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar os nós do pelo de meu cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como tirar os nós do pelo de meu cachorro