Cuidar da pele do cachorro

Como tratar a caspa em cães

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tratar a caspa em cães

O seu cachorro ter caspa é algo que surpreende você? Estes animais compartilham conosco muitas condições, entre elas, esta patologia de pele que se traduz em uma descamação da sua derme, dando lugar ao aparecimento destas partículas brancas em sua pelagem. Para tratar a caspa do seu cão, é importante tentar descobrir a causa da mesma, deste modo atacará o problema diretamente e com a solução mais apropriada, ainda que em alguns casos seja necessária a intervenção de um veterinário. Em umComo.com.br vamos explicar para você em detalhes como tratar a caspa em cães.

Também lhe pode interessar: Como tratar tártaro em cães
Passos a seguir:
1

Uma das razões mais comuns pelas quais um cão pode ter caspa é a falta de cuidados adequados do seu pelo, o que se traduz no acúmulo excessivo de células mortas na pele. É importante que tenha claro que deve escovar o pelo do seu cão com frequência, isto é, diariamente ou a cada dois dias no caso de cães de pelo longo, e duas vezes por semana se for curto. Isto ajudará a manter o pelo limpo e também a prevenir a formação de caspa.

Além disso, os banhos são importantes, respeitando a frequência segundo o tipo de pelo do cão, desta forma o seu pelo se manterá adequadamente limpo e em bom estado.

Como tratar a caspa em cães - Passo 1
2

Outra causa frequente da caspa em cães é a secura em sua pele devido à falta de óleos e nutrientes em sua dieta. Uma dieta completamente seca ou com alimento de pouca qualidade pode causar também caspa em seu animal, por isso recomenda-se não só escolher ração de qualidade que contenha vitaminas e nutrientes, como também dar ao animal água fresca diariamente e alimento úmido como os enlatados de vez em quando, desta forma poderemos garantir a umidade em sua pele.

Como tratar a caspa em cães - Passo 2
3

Não suporta o cheiro a cão em casa? Se dá banho ao seu pet com muita frequência, você pode estar a ser o causador da sua caspa. A lavagem excessiva produz secura na pele, o que pode originar caspa e irritações na pele. Usar um xampu de humanos ou um sabão qualquer para dar banho ao cão também pode trazer estas consequências.

4

Outras causas comuns da caspa em cães são:

5

Tendo em conta todos os fatores que intervêm no aparecimento desta condição, as recomendações para tratar a caspa do seu cão são:

  • Comece dando banho ao animal com água morna, nunca com água quente. Massageie muito bem a sua pele para estimular a circulação e depois seque bem o pelo para evitar o aparecimento de fungos e maus odores. Para saber qual a frequência do banho, convidamos você a ler o nosso artigo com que frequência devo dar banho no cachorro.
  • Use sempre um xampu especial para cachorro, de preferência destinado a peles sensíveis, assim poderá dar-lhe os cuidados que merece.
  • Escove o pelo do seu cão periodicamente, isto servirá também para se certificar que o animal não tem carrapatos ou pulgas.
  • Certifique-se que o alimento que você dá ao seu cão é de qualidade e que contém óleos e vitaminas, caso contrário, troque por uma ração melhor. Além disso, é importante fazer o cão beber água diariamente dando-lhe água fresca e limpa. Também convém oferecer alimento enlatado, que contém maior umidade.
  • Não se exceda nos banhos, a não ser que o seu cão se suje demais ou que a sua pele fique com alguma substância tóxica.
  • Lembre-se de fazer exercício diariamente com o seu animal para que possa drenar adequadamente a sua energia, deste modo, reduz a possibilidade de sofrer de ansiedade.
Como tratar a caspa em cães - Passo 5
6

Se apesar de seguir todas estas recomendações observar que o seu cão continua com caspa, é fundamental que o leve ao veterinário, pois poderia se tratar de uma situação relacionada com uma mudança hormonal ou outra doença. A opinião de um especialista é muito importante para garantir a saúde do seu pet.

Como tratar a caspa em cães - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a caspa em cães, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como tratar a caspa em cães