Cuidar da pele do gato

Como tratar a dermatite em gatos

Como tratar a dermatite em gatos

A dermatite miliar também conhecida como eczema é uma das doenças de pele mais comuns nos felinos. Caracteriza-se por uma reação de pele perante alergias, infecções e inclusive inflamações. É uma das causas principais da perda de pelo nos gatos. Por isso, trazemos para você alguns conselhos para combater esta incômoda doença no seu gato. Em umComo.com.br vamos contar para você como tratar a dermatite em gatos.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu gato tem dermatite

Passos a seguir:

1

Existem componentes alérgenos como o pólen, as plantas, os desinfetantes e os desodorantes que podem criar problemas cutâneos nos gatos e, inclusive também pode ser o caso, de intolerâncias alimentares. A dermatite pode ocorrer como consequência direta do contato direto, a ingestão ou a inalação.

Os sintomas mais frequentes são vermelhidão, erupções e inflamação. Muitas vezes a dermatite pode causar uma sensação de prurido muito desconfortável para o seu gato e pode ser que não pare de querer se coçar e se lamber.

Como tratar a dermatite em gatos - Passo 1
2

O mais importante é tratar de encontrar a causa que provoca esta inflamação, prestando muita atenção para ver se os sintomas se intensificam. Observe os seus hábitos e qualquer possível componente alérgeno com o qual tenha entrado em contato. Além de observar a sua evolução e costumes, alimente o seu gato com ração de alta qualidade, fresca, e sem corantes artificiais, conservantes ou qualquer componente tóxico que possa danificar as defesas do seu gato.

Como tratar a dermatite em gatos - Passo 2
3

Se o seu felino tiver eczema, o mais normal é que o seu veterinário faça um tratamento com algum medicamento anti-inflamatório para acalmar a inflamação e a dor. Também será fundamental evitar que se coce ou lamba na área afetada porque, assim, piorará o seu estado.

Pode colocar um colar isabelino para que, assim, não atinja a área com eczema e também pode colocar uma capa de silicone nas unhas de seu felino, assim evitará que se coce, se machuque mais, contamine o resto da pele saudável e atrase a sua cura.

Como tratar a dermatite em gatos - Passo 3
4

A causa mais frequente que provoca dermatite é a mordida da pulga. Por isso, é muito importante observar constantemente o estado da pele do seu gato para ver a sua evolução. Terá que se certificar de prevenir novos aparecimentos do parasita, para evitar esta e outras doenças alérgicas que podem surgir.

É muito recomendável que trate a pele do seu gato com cremes e remédios naturais para aliviar os incômodos da dermatite a nível superficial. Ainda que o eczema felino não seja mortal, se não for tratado a tempo pode produzir complicações graves.

Como tratar a dermatite em gatos - Passo 4
5

Será necessário, além de limpar profundamente todo o ambiente onde o seu gato passar, limpar a sua pele profundamente. Pode lavar o seu corpo com infusões naturais feitas com camomila, malva ou calêndula, pois têm propriedades calmantes, refrescantes e antibacterianas que darão um grande alívio ao seu gato e favorecerão a cura das lesões. Também poderia incorporar equinácea à dieta do seu felino, já que serve para aumentar as suas defesas, incluindo óleo de girassol na sua alimentação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a dermatite em gatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
Silvania
Tenho um gato de 4 meses branquinho e quando adotei ele chegou cheio de pulgas, que tratei logo, usando um sabonete adequado. Vi que tinha umas dermatites embaixo do braço, como uma feridas avermelhadas. Comprei uma pomada de Neodexa que disseram ser muito boa e estou usando, mas continua mesmo jeito. Ele só come ração premium e sem corantes. O que pode ser?
Joaquim Paulino
Dematite, espero que ele ja tenha melhorado. Precisa de antibiotico e corticoides. O veterinrio sabera as doses. Levei o meu gato na Vet Masters ( São Paulo), Dr. Valdo é o melhor veterínário de gatos do Brasilk
Sandra
Encontrei uma lesão no caminho do ouvido da minha gata
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Sandra! Você precisa levar sua gatinha no veterinário, apenas ele pode recomendar o melhor tratamento para ela após fazer um exame físico. Rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Sueli
A minha gata Estrelina, se coça, lambe e tem essas lesões no corpo.Tem como enviar foto para vcs?
Editor umComo.com.br
Oi Sueli! Se ela se coça e lambe podemos estar perante fungos, ácaros ou até uma alergia. Seria necessário fazer uma prova de raspado de pele para confirmar porque a olho nu não é possível identificar os agentes em causa.
Mario Napoleão Filhomamar
Minha gatinha que assiste TV junto comigo, apanhou uma dermatite que não sei mais o que fazer. Já levei-a ao veterinario diversas vezes e não conseguimos debelar esse miserá.vel mal. Me ajude por favor , Não quero sacrificar minha gatinha , Obrigado
Editor umComo.com.br
Oi mario! O veterinário não determinou a origem da dermatite? Talvez o mais indicado seja consultar um especialista em dermatologia.
janine marques
Meu gato tem dermatite ele é um gato amarelo com branco olhos claro ele come comida com corante tenho que tirar os olhos dele também tem ele coça muito e saia sangue . Muito bom achei todas as coisas que meu gato tem muito bom vou fazer o que esta escrito sobre dermatite felina.


Maria Idália Antunes Morais
Excelente artigo !!!!
Editor umComo.com.br
Oi Maria Idália! Que bom que você gostou do artigo. Continue nos acompanhando!
CRISTINA LUCIA MALTA
meu gato é muito rebelde e devido ele não deixar eu pega-lo,é muito difícil trata-lo,apesar de ter sido criado na mão.Ele esta todo despelado e com uma coceira danada,não deixa eu passar nada nele.É muito difícil para tomar remédio.eu estou dando a ele BIODEX, 01 Comprimido por dia,mais tenho que dividir o comprimido em 04 partes ou mais e ir colocando na carne moída até conseguir fazer ele comer o comprimido todo.queria saber se não tem nada liquido que eu possa passar nele para deminuir a coceira,ou uma injeção,que poderia dar uma dose única.não tenho nem como leva-lo a um veterinário,pois sou cadeirante e não consigo segura-lo.Me ajude por favor.
Editor umComo.com.br
Oi Cristina! Para pode recomendar um tratamento para a dermatite do seu gato, é necessário detetar a causa do problema. Caso seja provocada pela presença de piolhos, aplicar fibromil costuma ser bastante eficaz. Se o que está provocando a dermatite é a alergia à picada da pulga, uma pipeta (líquida) anti pulgas deve acabar com o problema. Caso seja uma alergia, o tratamento é mais complicado e deve ser sempre administrado por um veterinário.
A sua avaliação:
miro
Muito bom. Muito bem descrito, numa linguagem clara, que envolve a leitura
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Miro! Muito obrigada valeu! Continue acompanhando a nossa página :)
1 de 5
Como tratar a dermatite em gatos