Doenças comuns do gato

Como tratar a sarna em gatos com remédios caseiros

Como tratar a sarna em gatos com remédios caseiros

A sarna felina é uma das doenças mais comuns entre os bichanos, causada por ácaros, a doença chega a provocar infecções muito incômodas e irritantes, além de sintomas como coceira, urticária, descamação da pele, entre outros. A sarna é um problema cutâneo muito contagioso e os ácaros causadores podem se propagar entre animais com muita facilidade, por este motivo, é necessário agir o quanto antes e dar ao nosso animal o tratamento apropriado para garantir o seu bem-estar e um bom estado de saúde. Se seu bichinho está doente e você quer saber como tratar a sarna em gatos com remédios caseiros, leia esse artigo do umCOMO!

Também lhe pode interessar: Como tratar a sarna em gatos

Índice

  1. O que é a sarna e quais os seus sintomas?
  2. Vinagre branco para sarna em gatos
  3. Como usar óleo de milho contra sarna
  4. Azeite de oliva para sarna em gatos
  5. Óleo de amêndoas para sarna
  6. Remédios para sarna de gato
  7. Outras dicas para tratar sarna e gatos

O que é a sarna e quais os seus sintomas?

A sarna é uma infecção causada por ácaros que causa inflamação na pele e que pode atingir tanto homens quanto animais, sendo o parasita de ambos diferentes[1], entretanto, a sarna animal é contagiosa aos animais e vice-versa, porém, o ácaro presente em animais não consegue se reproduzir na pele humana e a doença dura apenas o tempo de vida do ácaros originalmente causadores da infecção.

Os sintomas da sarna são muito fáceis de reconhecer, são muito visíveis e além disso irão provocar um mal-estar muito grande no seu gato. Se seu felino estiver com sarna, notará que se coça e esfrega as orelhas constantemente para tentar encontrar algum tipo de alívio. É possível que inclusive em razão da dor que sinta, seu gato chore ao se coçar e a coceira pode inclusive piorar o estado da pele do bichano pois a insistência em se coçar pode causar ferimentos; além disso, verá que mexe e agita a cabeça de forma persistente, que tem secreções de cera no ouvido e com um cheiro intenso.

A inflamação das orelhas costuma ser forte e, se não for tratada, pode fazer com que os vasos sanguíneos se rompam depois de coçar, além disso, é comum que a sarna cause peladeira em gatos, ou seja, queda de pelagem nas áreas atingidas.

O importante é resolver este problema de ácaros de sarna o quanto antes para que o seu gato o supere rapidamente, sendo assim, veja abaixo alguns remédios naturais que esperamos que sejam úteis para que o seu felino se recupere. Se você quer saber como tratar sarna em cachorro, saiba que todos os produtos recomendados podem também ser usados em caninos já que o parasita é o mesmo em ambos os casos da doença.

Leitura complementar: Como saber se meu gato está com sarna

Como tratar a sarna em gatos com remédios caseiros - O que é a sarna e quais os seus sintomas?

Vinagre branco para sarna em gatos

O vinagre branco é um ótimo remedio caseiro para sarna de ouvido em gatos e é muito eficaz para curar a sarna devido ao seu conteúdo ácido, pois ajudará a se livrar dos restos de ácaros no ouvido, região rugosa na qual ácaros causadores da sarna gostam de se esconder.

Para aplicá-lo, basta diluir um pouco de vinagre adicionando água, molhar cotonetes com a solução e delicadamente passar na parte acessível do ouvido; o vinagre para sarna de gato não pode ser usado se tiver feridas abertas, pois poderia piorar a situação, além disso, tome cuidado e não vá muito fundo no ouvido do bichano para evitar lesões em seu aparelho auditivo.

Como tratar a sarna em gatos com remédios caseiros - Vinagre branco para sarna em gatos

Como usar óleo de milho contra sarna

Outro remédio natural para combater a sarna em seu gato é o uso de óleo de milho. O óleo atuará contra os ácaros de forma muito eficiente e ajudará a aliviar a coceira por ser também hidratante. Para aplicá-lo, faça uma massagem com o óleo dentro do seu ouvido com cotonetes para garantir que nenhuma zona ficará livre; pode-se utilizar este tratamento pelo menos durante 12 dias após os primeiros já será possível ver como os ácaros desaparecerão e a pele do seu gato se curará.

Azeite de oliva para sarna em gatos

Para sarna em gatos, um remédio caseiro que também pode ajudar no tratamento contra os ácaros é o azeite de oliva, pois a substância é hidratante e reduz bastante a coceira na zona afetada. Para aplicar o azeite em seu gato, basta aplicar algumas gotas nas áreas mais danificadas e, de seguida, massagear para que penetre bem na sua pele.

Além disso, é muito importante que ao tratar a sarna em gatos redobre as precauções quanto à sua higiene. Deverá utilizar xampus a seco que sejam antibacterianos para limpar a pele do gato, pois os ácaros podem se propagar facilmente para outras partes do corpo, agravando a situação de forma considerável. Se tiver dúvidas sobre isso, consulte um veterinário e siga todas as instruções recebidas.

Como tratar a sarna em gatos com remédios caseiros - Azeite de oliva para sarna em gatos

Óleo de amêndoas para sarna

Os mesmos efeitos do azeite de oliva podem ser conseguidos também com uma solução à base de óleo de amêndoas e vitamina E, que possui propriedades anti-inflamatórias e capazes de ajudar na reconstituição da pele danificada. Para aplicar a mistura, basta esquentar o conteúdo à temperatura ambiente e aplicar a mistura com um conta-gotas; lembre-se que este tratamento deve ser administrado a cada 48 horas, durante cerca de 6 dias.

Outra boa alternativa como tratamento para os ácaros é o ácido bórico, pois possui propriedades antissépticas e é uma boa solução para limpar o ouvido do seu gato, curar a infecção e restaurar a pele afetada pela sarna.

Como tratar a sarna em gatos com remédios caseiros - Óleo de amêndoas para sarna

Remédios para sarna de gato

Sarna em gatos tem tratamento caseiro, entretanto, caso os remédios caseiros não surtam efeito ou caso seu gato não permita que você mexa muito nele, o que é comum já que o bichinho tende a ficar mais arisco em razão dos incômodos causados pela doença, será necessário recorrer aos remédios fabricados, que podem ser encontrados tanto em gotas quanto em comprimidos. Os comprimidos são recomendados principalmente para gatos ariscos, visto que não necessitam de muito manuseio do animal. Para garantir a ingestão do medicamento, é possível amassar o comprimido e colocá-lo em meio a algum alimento pastoso que apeteça seu gato, assim, ele ingerirá o remédio sem perceber.

A melhor e mais eficaz forma de como curar sarna de gato é o remédio farmacêutico por ser feito justamente para acabar com esse específico parasita.

E por fim, para que seu gato não volte a se ver invadido pela sarna, é bastante recomendável que faça uma rotina de limpeza mensal e o desparasite da forma adequada para o manter protegido. Assim, impedirá a presença e o crescimento dos ácaros. E lembre-se que se tiver mais de um animal em casa, o melhor para evitar contágios é isolar o seu gato até que combata a infecção.

Como tratar a sarna em gatos com remédios caseiros - Remédios para sarna de gato

Outras dicas para tratar sarna e gatos

  • Visando reduzir os danos causados pela sarna, é bom tomar cuidado com a alimentação de seu gato e tratá-lo com ração de boa qualidade durante o processo de recuperação, afinal, uma má alimentação pode resultar em queda do sistema imunológico;
  • Mantenha seu gato sempre bastante hidratado, a desidratação pode deixar a pele de seu bichinho ainda mais machucada e piorar a descamação;
  • Mantenha seu animal sempre higienizado e faça o mesmo com seus pertences, redobre a atenção para os tecidos nos quais seu gato costuma dormir, caso contrário, os ácaros também contaminarão os tecidos e o processo de recuperação será muito mais difícil;
  • Por ser uma doença extremamente contagiosa, caso você tenha outros animais de estimação, evite que seu gato com sarna entre em contato com os outros, caso contrário, muito provavelmente também serão contaminados e isso só aumentará a proporção do problema. Além disso, é também importante que se tome cuidado e que se use proteção na hora de aplicar os medicamentos em seu bichano, pois, como dito, a sarna felina passa para humanos humanos, ainda que os sintomas sejam mais brandos e o tempo de contágio mais curto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a sarna em gatos com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Referências
  1. https://www.crmvsp.gov.br/arquivo_zoonoses/SARNA.pdf
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
12 comentários
A sua avaliação:
Carina
Qual seria o comprimido pra dar para gatos ariscos no qual foi ditado acima
Ingrid Mattos
O vinagre pode ser outro??
A sua avaliação:
JéssicaGomwes
Muito bom adorei as dicas!!!
Meu gatinho esta bem melhor 😍❤
Batista
Oi, eu tenho 7 gatos. Hoje, são meus porque eu os adotei depois do abandono de alguém que se diz uma pessoa responsável. Mas isso não vem ao caso. Sempre cuidei da melhor forma, com alimentação, vacina, banho, limpeza do local de dormida, etc. Porém, é impossível se ter controle de um felino 24 horas e, numa dessas escapadas de uma delas, trouxe consigo uma sarna que estar ficando quase descontrolada apesar de eu ter usado vários produtos como; Sabonete de enxofre, óleo de amêndoa, óleo de lavanda, óleo de argan, mas ainda não percebi melhora. Inclusive três das gatas já estão com abertura de pelos nas patas traseiras, na barriga, no pescoço e abertura de pelos também na região lombar. E, ainda para piorar a situação, moro numa zona rural um pouco distante da cidade e não tem veterinário por perto. OBS: O sabonete de enxofre, óleo de amêndoa, óleo de lavanda, óleo de argan, estou misturando todos eles na água do banho e deixando secar no corpo do animal. Por favor me ajude, estou fazendo o tratamento certo ou, você pode me indicar outro? Um abraço! Aguardo sua resposta! Batista
Editor umComo.com.br
Oi Batista! Existem casos de sarna mais complicados de tratar. Nem sempre os remédios caseiros funcionam e são necessários fármacos mais agressivos. Existindo mais do que um tipo de sarna possível nos gatos seria importante fazer um raspado de pele, entre outras possíveis provas complementares, que só na clínica veterinária tem esses meios. Os remédios caseiros que está aplicando já são os mais usuais. Garanta que limpa muito bem todas as zonas da casa que os gatos frequentam, caminhas, bebedouros, comedouros, etc.
ELIANE BARBARA CARDOSO DE LEMOS
Agradeço a resposta e peço mais algumas informações.
1- posso passar essa solução de ácido bórico com água em todo o corpo do gatinho?
2- posso misturar com óleo de amêndoa?
3- qual a proporção para a mistura do ácido com a água?
Desde ja meu muito obrigado!
Editor umComo.com.br
Oi Eliane! O aconselhável são duas colheres de ácido bórico para 500 ml de água. Não deve misturar com nenhum óleo. A aplicação desta solução não deve ser feita pelo corpo todo porque o ácido bórico em doses elevadas é toxico para gatos e se estiver no corpo ele pode lamber e ingerir. É mais utilizado para limpar os ouvidos, e na região à volta dos olhos (com muito cuidado para não tocar nos olhos nem nas mucosas).
ELIANE BARBARA CARDOSO DE LEMOS
Boa tarde, não sei como e onde comprar o ácido bórico, fiz pesquisa e apareceram varias formas desse ácido, podem me ajudar como compra-lo corretamente?
Editor umComo.com.br
Oi Eliane! Geralmente ele se vende na farmácia, pois é usado em humanos em caso de otites. Em pó é uma boa opção para poder misturar com água.
flávia
pode usar vinagre que compramos em mercantil ou não?

elza maria
tenho uma gata , ela é mista sianes com raça pé duro e está com sarna, e onde é o canto da coleirinha já está pelado, as patas tão todas com pontos avermelhados e ela corsa muito o que devo usar para ter um resultado mais rápido e em poucos dias?
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Elza! Recomendamos que você leve a sua gatinha no veterinário assim que possível! Ele poderá recomendar e um tratamento adequado e eficaz.
A sua avaliação:
ROGERIO SOUZA DE GOES
ÓTIMO SE PUDER MANDEM PARA O MEU EMAIL DICAS SOBRE GATOS
A sua avaliação:
Totchka
Espero que algo funcione.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Totchka! Nós também. Obrigada pelo comentário!
A sua avaliação:
Graça Sena
Vou testar os tratamentos recomendados. Valeu pela dica!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Graça! Depois conte-nos se deu certo! Obrigada pelo comentário!
A sua avaliação:
LUZIA PASQUALINI
como tratar se a pele esta ficando despelada?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Luzia! Se seu gato está perdendo pelo, você tem de identificar a causa antes de dar qualquer coisa para ele.
1 de 6
Como tratar a sarna em gatos com remédios caseiros