Os resfriados e a gripe dos cachorros

Como tratar o resfriado do meu cachorro

Como tratar o resfriado do meu cachorro

Os seres humanos não são os únicos a passarem por resfriados, o seu cachorro também se pode resfriar. Quando o seu cachorro se resfria quererá apenas estar tranquilo e procurar sítios para passar o mal que sente no corpo em paz. Os sintomas de um cachorro quando está resfriado são espirros, dor muscular, inatividade, perda de apetite, tosse, mucosidade e dor de cabeça. De certeza que poderá compreender como se sente. Por isso em umComo.com.br, mostramos-lhe como tratar o resfriado do seu cachorro para que o seu cachorro se sinta protegido durante estes dias de mal-estar.

Também lhe pode interessar: Como tratar a dermatite do meu cachorro

Passos a seguir:

1

A primeira coisa a ter em conta se quer saber como tratar o resfriado do seu cachorro é que não deve sufocá-lo. Deixe o seu espaço para que descanse, pode inclusive tornar a sua caminha um pouco mais confortável adicionando uma mantinha e colocando a tigela da água e a comida mais próxima dele para lhe facilitar as suas necessidades básicas sem que tenha que fazer muito esforço.

2

Outro aspeto a ter em conta para tratar o resfriado do seu cachorro é que deve hidratá-lo bem. O seu animal precisa de água para diluir a mucosidade e para estar bem hidratado; se não quer beber água, deve insistir e, se ainda assim se negar a ingerir líquido, dê-lhe água com uma seringa para os xaropes.

Como tratar o resfriado do meu cachorro - Passo 2
3

Se não tiver fome, ajude-o a comer mas não o obrigue se vir que não quer de nenhuma forma. Uma forma de o ajudar a comer é colocar na sua ração seca um pouco de alimento enlatado ou macio para o incentivar ou, umedecer um pouco a ração seca com água morna para aumentar o odor e favorecer a sua ingestão.

4

Para alimentar o seu cachorro quando estiver resfriado, pode fazer-lhe um caldo de galinha quente para melhorar, ou arroz integral fervido. Lembre-se que existem uma série de alimentos tóxicos para os cachorros, entre os quais se encontra a cebola, de maneira que deverá eliminá-la do caldo.

Como tratar o resfriado do meu cachorro - Passo 4
5

Não o leve a passear se tiver muito frio ou a chover pois o resfriado pode piorar, nem deixe que esteja em contato com outros cachorros para evitar um possível contágio. É muito importante que mantenha o seu cachorro quente e, por conseguinte, longe do frio visto que pode contrair os seus brônquios e dificultar a sua respiração. De maneira que evite o ar frio até que esteja completamente curado.

6

Leve o seu cachorro ao banheiro e abra a torneira de água quente durante uns minutos. O vapor de água que sairá irá ajudar a melhorar a respiração. Fique com o seu cachorro no banheiro durante dez minutos para aliviar a sua mucosidade. Além disso, deverá dar banho ao seu cachorro com água quente mas sem chegar a queimar e seque-o rapidamente com um secador de cabelo ou toalha para evitar que se volte a sujar.

Como tratar o resfriado do meu cachorro - Passo 6
7

Se após alguns dias vir que o seu cachorro não melhora, vê que está em baixo de forma e os sintomas não desaparecem, aconselhamos a levá-lo ao veterinário para que lhe faça um diagnóstico adequado e lhe dê a medicação que precisa.

8

Da mesma forma que acontece conosco, o melhor remédio para o resfriado é preveni-lo. Por isso, evite as mudanças bruscas de temperatura ou as correntes de ar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar o resfriado do meu cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
20 comentários
A sua avaliação:
Ingrid
Olá minha cadela está amamentando e acabou pegando resfriado do meu cachorro que por sinal ja está melhor
tem perigo de ela deixar os nenens doentes?
e que tipo de chá posso fazer para ela?
o resfriado do meu cachorro durou uma semana e ela ja esta no 4 dia e nao vejo melhoras
hoje estava com um catarro enorme pendurado no nariz tadinha coisa que nao vi acontecer com meu outro dog só tosse e um pouco de ansia de vômito
SILVESTRE LIMA
Tenho dado AAS infantil para o meu cachorrinho. Um poodle de 5 k. Ele não perdeu o apetite. Tenho notado que ele (as vezes) tem um pouco de dificuldade para resfriar. Hoje dei um pouco de mentruz batido com leite. Ele tomou tudo.... Tem algum problema nesses feitos?
Obrigado!
Editor umComo.com.br
Oi SIlvestre! Com que temperatura está o seu cachorro? A temperatura normal dos cães está entre 37,5°C e 39,5°C por isso pode parecer que ele está quentinho mas é normal. AAS infantil está contraindicada para cachorros. Esse fármaco tem como principio ativo o acido acetilsalicílico que é tóxico para cachorros a partir de uma certa dose. O seu cachorro provavelmente não ficou mal ainda porque pesa 5kg, pois a dose tóxica são 50/mg/kg por dia. Eu sei que com certeza está fazendo tudo o que acha melhor para o seu pequeno, mas automedicação é muito perigosa! Os fármacos não atuam neles do mesmo jeito que em nós e são muitos os tutores que, sem querer, matam os seus cachorros. Relativamente ao mentruz batido com leite, a maioria dos cachorros é intolerante à lactose e por essa razão os médicos veterinários desaconselham qualquer tipo de produto lácteo. O melhor a fazer é dar uma boa alimentação ao seu cachorro, uma ração premium ou uma dieta caseira devidamente acompanhada por um especialista em nutrição animal. A alimentação é a base para o sistema imunitário dele ser capaz de combater sozinho os resfriados. Caso ele pareça quentinho, confirme a temperatura dele (da próxima vez que for no veterinário, peça para ele explicar como se mede corretamente no ânus do cachorro). Se vir que ele tem corrimentos nasais, a melhor opção são os vapores de água. Ferva um pouco de eucalipto e aproxime os vapores do cachorro para ele respirar.
Paulo Antunes
esta resfriado o que eu faço
Editor umComo.com.br
Oi Paulo! Siga as indicações do texto.
A sua avaliação:
MARIA
ola, gostaria de saber se possa dar chá , para o meu cachorra, ela é meio q um bebe ainda , esta resfriada e esta comendo ração a mãe n tem leite para amamenta-los
A sua avaliação:
maria de fatima
meu cachorro está resfriado,escorrendo catarro
A sua avaliação:
patricia
nao consigo dar o xarope a minha cadela o que faço
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Patricia! Confira estas dicas para dar xarope para cachorro: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-dar-xarope-para-cachorro-23047.html Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
ANA MARIA
bom dia gostaria de saber qual remédio posso dar para o resfriado
Lucimara Campos Ferreira
Meu cachorro não quer comer já a dias nem água quer tomar oq eu faço me ajudem
Ligia
E a jolie fica sufoca parecendo o ronco feito bronquite eu nebolizo sempre com soro ,mas tou muito preocupada moro em Olinda pernambuco nunca vi os veterinário examinar e só pede exame quando eu falo
Ligia
Como devo tratar o resfriado da minha cadelinha de oito meses,pois os veterinário de onde eu moro nem examina só faz perguntas e passa remediio
antonio
boa tarde que devo dar para meu cachorro com gripe e vomito
Alexandre Fernandes
Qual remédio devo comprar quando o cachorro tá com resfriado?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Alexandre, quanto a remédios propriamente ditos, isso já tem de ser indicado pelo veterinário.
Maria Amélia
Boa tarde.!!! Estou com cinco filhotes de Border Collie, e em minha cidade faz muito calor eles estão com dois meses e meio, e vivem dentro das vasilhas que coloco com água para beberem, pois ficam o tempo todo na água acho que que é para se refrescarem, mas estão com resfriado com tosse e saindo uma secreção do nariz mucosa e também com feridinhas pelo corpo todo, não estão indispostos pelo contrário não param de brincar um só minuto,mas não sei o que fazer e o que dar a eles, pois tenho medo de se transformar em pneumonia, mas também não tenho como deixá-los sem água antes de beber eles já enfiam as patas na vasilha de água, se puderem me deem uma solução.
IVANILDA
MEU CACHORRINHO TA RESFRIADO MAIS COME BEM E E ESPERTO COMO TRATAR DO RESFRIADO DELE
ivanilda
meu cachorrinho ta resfriado mais come bem e e esperto como tratar do resfriado dele
mira
meu cãozinho ta com muito cátaro no nariz tem algum remédio já tomou xarope doutrinal anti-inflamatório ta com uma roquidao ele e alérgico já levei varias veterinário mais passar tanto remédio e depois volta tudo de novo me ajuda obrigada
dinea
Gostaria de saber um remedio para tratar o resfriado do meu cachorro da raça pug ele tem 09 anos
Elis Angélica
Oi, meu cachorro está comendo e fazendo necessidade normal, mas está tristonho e tremendo um pouco, nariz escorre e espirra. O que devo fazer? Raça pequeno iasa
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Elis, além de seguir as indicações acima, seria bom levá-lo ao veterinário.
Carla cristina
Como cuida du resfriado du meu cachorro eli não comi nanda só domi u que fazer nesse caso
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Carla, o melhor é levá-lo ao veterinário.
luciano
Gostaria de uma resposta sobre gripe que não fosse ir ao veterinário, imagina tudo que acontece com cachorro tiver que paga consulta .
Isadora
Olá Luciano! Segue as dicas acima sobre como tratar um resfriamento! Mas caso não melhore irá ter que pagar uma consulta para o seu cachorro melhorar!
Vanisa Sexas
Gostaria de saber se existe algum remédio que possa dar para o meu shitizu que está resfriado? Obrigada!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Vanisa, sem ser o vapor de água, como referimos acima, você pode dar o remédio que o veterinário indicar. É muito importante que não dê um remédio para seu cachorro sem a indicação do veterinário.
1 de 4
Como tratar o resfriado do meu cachorro