Picadas de insetos

Como tratar picadas de aranha

Como tratar picadas de aranha

As picadas de aranha são normalmente irritantes, mas não venenosas. Perante estas, a vermelhidão no local da picada e o inchaço são habituais e costumam passar em alguns dias. No entanto, algumas aranhas são venenosas, como a viúva negra e a aranha-marrom, esta última também conhecida como aranha-violino. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como tratar picadas de aranha.

Também lhe pode interessar: Como tratar uma aranha caranguejeira

Passos a seguir:

1

Normalmente, as picadas de aranhas não venenosas podem causar vermelhidão no local da picada, irritação e dor. Estas reações locais desaparecem geralmente sem tratamento num prazo de 7-10 dias. No entanto, para acelerar o tratamento da picada de aranha siga os seguintes passos:

  • Lavar bem o local da picada com água e sabão.
  • Aplicar uma bolsa de gelo ou uma compressa fria sobre o local da picada de aranha.
  • Para aliviar os sintomas pode tomar algum medicamento sem receita médica, como o paracetamol ou ibuprofeno.
  • Verificar a picada durante as próximas 24 horas, para garantir que os sintomas não pioram.
  • Caso os sintomas não melhorarem, se a picada ficar infetada ou se surgirem sinais de uma reação alérgica deverá procurar atendimento médico de urgência ou ligar para um centro de controle de envenenamentos.
2

A picada da aranha-marrom ou da viúva negra tem como sintomas ardor, vermelhidão, febre, náuseas, vômitos, dor de cabeça, dor abdominal, mal-estar geral, erupção cutânea, cãibras musculares e tensão e dor articular. Caso seja picado por estes tipos de aranha deve:

  • Lavar a área com água e sabão.
  • Elevar a zona para prevenir a propagação do veneno.
  • Amarrar um curativo que seja confortável à volta da área, mas não demasiado apertado para não impedir a circulação sanguínea. Isto vai prevenir a propagação do veneno.
  • Procure sempre por atendimento médico de emergência o mais rápido possível. Por vezes, poderão administrar um medicamento anti-veneno perante estas picadas. Dependendo do caso poderão ou não ser necessário a internação.
  • Caso seja possível apanhe a aranha, coloque-a num pote com tampa e leve-a ao profissional de saúde, para que seja identificado o tipo de aranha.
  • Por vezes a vacina anti-tetânica de reforço pode ser administrada.

Veja também: Como tratar picada de escorpião

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar picadas de aranha, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
jose roberto gaspar
gostaria de saber eu fui pigado por umaaranhanao sei qual delas mas faz um mes e ficou um furinho nna mao e nao sara ja tomei vacina ja passei remedio e nao fecha que devo fazer desde ja muito obrigado
A sua avaliação:
davi
picada de aranha produzem acidendes
Nilson Alves Silva.
Como tratar picadas de aranhas. Quando não vi o insetos. Uma suspeita de Aranhas. .
Suelen cintia
Boa noite, faz 23 horas que fui picada por uma aranha caranguejeiras ( aranha com corpo médio) na região superior das costas, passei no médico ele me receitou dipirona, porém estou sentido dor e queimação na região picada. Recomenda-se alguma coisa? Obrigada Suelen Cíntia.
elizani orbano
Estou com uma picada avermelhada e arde q nem queimadura na mao sera q e aranha?eu levei a picada ontem a tarde mas não vi o q era foi muito rápido mas na hora incho e ta dolorido e ardendo q nem queimadura vermelho
andrei silva
estou com uma roda vermelha não muito grande no lado do rosto oque poder ser ? e o que deve fazer?
Eliane
Qual a especialidade de médico devo procurar?
Victoria
O meu cachorro é filhote e ainda esta aorendendo a andar e ainda mama, eu poço dar paracetamol ou ibuprofeno para ele?
Como tratar picadas de aranha