Outros Doenças e medicamentos nos cachorros

Como tratar um cachorro com artrose

Como tratar um cachorro com artrose

A artrose canina é uma doença degenerativa das articulações, que piora com o passar do tempo e que pode ser congênita. É uma doença que provoca perda de cartilagem, e afeta a mobilidade da articulação. Esta doença piora com o frio, a umidade e o calor. Se o seu cão sofre deste problema e quer ajudá-lo a sentir-se melhor, em umComo.com.br contamos a você como tratar um cachorro com artrose.

Também lhe pode interessar: Exercícios para um cão com artrose
Passos a seguir:
1

O tratamento da artrose canina é feito com medicamentos anti-inflamatórios com minerais, vitaminas e colágeno, que ajudam a nutrir a cartilagem, evitando o desgaste e futuras deformações. A artrose é uma doença crônica e degenerativa que não tem solução, mas pode se tratar os sintomas e aliviar toda a dor que provoca. O objetivo quando o seu cão sofre de artrose é evitar e reduzir o incômodo provenientes para conseguir uma melhor qualidade de vida possível.

Como tratar um cachorro com artrose - Passo 1
2

Cuide da alimentação de seu cão para que esteja no peso ideal. É importante que seu pet não engorde, porque quanto mais peso, maior carga sobre as articulações e, como consequência, maior dor. Isto faz com que a artrose piore de forma preocupante. Com a ajuda de seu veterinário deve reduzir e controlar o excesso de peso, muitas vezes só com uma dieta apropriada, muitos cães melhoram bastante. Além de vigiar a dieta para que seu cão não engorde, é importante que a alimentação seja adequada e rica em ácidos graxos, para que melhore a lubrificação das articulações.

Como tratar um cachorro com artrose - Passo 2
3

Tente fazer com que seu cão realize exercício, isto é fundamental para conseguir que seu pet mantenha as articulações em movimento. Comece uma rotina de exercícios diária e sob supervisão para provocar a mobilidade do corpo. Não tem que ser muito pesado, nem excessivo, só o necessário para que seu cão esteja em boa forma e não aumente a pressão sobre as articulações. Uma boa atividade esportiva para seu cão pode ser a natação, ou dar longos passeios, mas sem correr.

Como tratar um cachorro com artrose - Passo 3
4

É muito importante proteger o seu cão das temperaturas extremas. Tanto o frio quanto o calor excessivo são igualmente prejudiciais e nocivos para o seu cão. No inverno deverá proteger o seu cão do frio tendo áreas na casa onde possa ficar isolado, prepare uma boa cama quente e macia, tenha cobertores ao seu alcance, e vigie as mudanças de temperatura e as correntes. No verão também deve proteger o seu cão, o calor é muito negativo para a artrose de seu pet, já que se sentirá mais esgotado que o habitual. Tente manter uma área com ventilação, sombra, e cuja temperatura não seja muito elevada.

Como tratar um cachorro com artrose - Passo 4
5

Outra forma de cuidar de seu cão com artrose é com terapias alternativas. A acupuntura é uma terapia muito recomendável para tratar a dor e para melhorar a flexibilidade das articulações. Também pode optar por fazer alguma massagem na zona onde tiver mais dor, usando alguma loção apta para cães, e se seu pet gostar, pode ajudá-lo a aliviar a dor e acalmá-lo com suas mãos.

Como tratar um cachorro com artrose - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar um cachorro com artrose, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Cristiane
Existem medicamentos maravilhosos para artrose. Tive uma labradora que quando tinha 12 anos , começou a sofrer deste mal. Mediquei com Condrovet ou Condroton, e ela voltou a se movimentar normalmente e faleceu aos 15 anos.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Cristiane! Obrigada por partilhar conosco a sua história!
Iris de Fátima Silva
Adorei as explicações. Tenho um Akita de 13 anos,passeamos tds os dias de manhã más uma caminhada curta,pois ele se cansa e as x as pernas bambeiam um pouco ,fico triste. Ele pesa 39 kilos e é lindo. Há s alguns anos tenho dado 2 comprimidos por dia de Condronew. Me falaram do cloreto de magnésio que é muito bom e mais barato e que surte o msm efeito. Gostaria da sua opinião e se estou fazendo o certo. Hj no passeio ele foi evacuar e desabou,não conseguia levantar,ajudei-o a levantar e chorei muito. Me ajude por favor. O que mais posso fazer? Obrigada!
Gi
Amiga, não dê mais o cloreto de magnésio, porque ele dá dor de barriga mesmo. Volte a dar os comprimidos.
severino rafael de souza
minha cachorra quando vai se levantar ela chora muito não fica de pé porque sente muita dor nas pernas levei ela ate o veterinário ele falou que a doença cinomose eu quero seber qual o medicamento que eu posso dar pra ela obs; ela pesa 30 kg
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Severino, se o veterinário diagnosticou cinomose, também deveria ter indicado medicação para diminuir os sintomas. Sugiro que fale com ele de novo.
1 de 6
Como tratar um cachorro com artrose