Veterinário para cães

Como usar antiparasitário Ivomec em cães

Como usar antiparasitário Ivomec em cães
Imagem: media.qcsupply.com

Se você cuidar de um cachorro, sabe que eles correm perigo de contrair parasitas na pele, intestino e até no sangue. Como bom tutor cabe a você protegê-los de tais males com ajuda de medicamentos desparasitantes e acompanhamento veterinário. Neste artigo iremos falar de um deles, o Ivomec, um desparasitante que é utilizado para a dirofilariose (doença causada por vermes alojados no coração e nas artérias pulmonares) e para a sarna.

Trata-se de uma droga desenvolvida para o uso no gado (bovinos, suínos, aviaria,etc.) e não especialmente para cães, o que implica que antes de pensar em usar no seu animal, é extremamente importante que consulte primeiro o seu veterinário, visto que o medicamento só pode ser adquirido com prescrição e tem vários efeitos colaterais. O uso deste medicamento em cachorros é controverso dentro da medicina veterinária. Porém, alguns médicos veterinários ainda o utilizam e muitas vezes os tutores, após prescrição do médico veterinário se questionam sobre "como utilizar o antiparasitário Ivomec em cães". Neste post do umCOMO explicamos quais são os cuidados imprescindíveis.

Também lhe pode interessar: Como tratar tártaro em cães

Índice

  1. Icomec para cães
  2. Ivomec para cães - dosagem
  3. Como aplicar Ivomec para cachorro
  4. Riscos do Ivomec para cachorros - leitura obrigatória!
  5. Ivomec para cães - efeitos colaterais

Icomec para cães

A ivermectina é sem dúvida um dos antiparasitários mais revolucionários da medicina veterinária. Ela tem um espectro de ação muito grande e é vendida por todo o mundo em diferentes formas farmacêuticas. No caso de Ivomec para cachorro ela perime combater a Dirofilaria Spp, o Toxocara Canis e alguns nematoides. Existem formas farmacêuticas específicas para cachorros que contém ivermectina e são preferíveis a esta forma injetável para bovinos, uma vez que são estudadas e feitas especificamente para a espécie. De qualquer forma, ainda é utilizada esta forma frequentemente devido, principalmente, ao seu baixo custo.

O Ivomec não é aconselhado para o uso em cachorros com menos de 6 semanas, visto que ainda se encontram em desenvolvimento e este medicamento específico seria demasiado forte. Caso o seu cão já estiver diagnosticado com dirofilariose só poderá usar Ivomec se o veterinário assim o entender, no entanto, isto irá implicar que o animal tenha que ser acompanhado com atenção durante o tratamento.

Ivomec para cães - dosagem

A dosagem deve ser prescrita pelo veterinário, pois ela varia de raça para raça. No entanto existe uma diretriz de dosagem recomendada de ivermectina para os efeitos desejados:

  • Para a prevenção de dirofilariose: 0,006 miligramas por quilograma;
  • Para sarna sarcóptica: 0,3 miligramas por quilograma;

Ivomec 1%

Relembre que se utilizar o Ivomec para bovinos, este tem uma concentração de 1% de ivermectina e as doses têm se ser adaptadas e geralmente requerem uma diluição para ser mais fácil de administrar. Alguns veterinários utilizam a dose concreta de 0,1 ml da solução não diluída por cada 5 kg de peso para a prevenção de dirofilariose. O mais aconselhado será consultar o seu médico veterinário de confiança que calcule a dose adequada ao seu animal.

Como aplicar Ivomec para cachorro

Ivomec apresenta-se em formato de injeção, no entanto é para a aplicação em animais de gado (grande porte), no caso de um cão não é aconselhável injeta-lo.

Portanto, não existe melhor lugar para aplicar Ivomectina no seu cachorro. Neste caso, vamos pegar na seringa e enche-la com a dosagem recomendada, de seguida, transfira essa mesma quantidade para uma seringa sem agulha. Desta forma basta apenas pegar no focinho do seu cão e fazendo uma leve pressão na parte de trás do maxilar até que consiga apertar o medicamento para dentro da sua boca.

Riscos do Ivomec para cachorros - leitura obrigatória!

Atenção: As raças Collie, Border Collie, Pastor de Shetland, Sheepdog, Bearded Collie, Pastor Australiano e todos os seus cruzamentos são intolerantes à ivermectina, podendo apresentar sérias alterações neurológicas. Estas raças têm uma mutação no gene MDR1 que causa sensibilidade à ivermectina. A administração deste fármaco em animais com essa mutação pode ser extremamente perigosa e inclusive fatal! Hoje em dia, existem testes para saber se o animal possui essa mutação. Consulte o seu médico veterinário antes de administrar qualquer medicação no seu animal.

Muitas vezes, temos as melhores das intenções e tentamos medicar os nossos patudos, tal como o fazemos com as crianças. O grande problema, é que basta a dose ter mais um zero do que devia para se tornar altamente tóxica e, sem querermos, matamos o nosso melhor amigo.

Ivomec para cães - efeitos colaterais

No caso de overdose, os sintomas serão geralmente visíveis dentro das primeiras 12 horas após da ingestão. Preste especial atenção aos seguintes sintomas:

  • Desorientação;
  • Pupilas dilatadas;
  • Vômitos;
  • Fraqueza;
  • Tremores;
  • Cegueira;
  • Desequilíbrios.

No caso de detectar algum deste efeitos no seu animal de estimação depois de usar Ivomec para cães entre de imediato em contato com o seu veterinário. O tratamento em caso de overdose será essencialmente sintomático e de suporte. Caso seja detectado a tempo, será necessário induzir o vômito e/ou lavagem do estômago. Posteriormente será feita fluidoterapia e possivelmente ventilação assistida, para além do tratamento de todos os sintomas que o animal apresentar. Se detectado as tempo, o prognóstico costuma ser bom.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar antiparasitário Ivomec em cães, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
298 comentários
A sua avaliação:
Cristina
Como posso aplicar ivomec nos meus cães? São de grande porte e os comprimidos não dão certo. Qual a dosagem q posso administrar
A sua avaliação:
Thays
Minha poodle tem mais ou menos de 7 a 10 kg, Qual quantidade posso dar a ela?
A sua avaliação:
Robson
Minha cadelinha tem 2 quilos quantas miligramas devo dar
A sua avaliação:
getulio
minha cachorrinha puldo esta com uma sarna caio o pelo quase todo e a sua pele esta com uma cor rosada me indicaram aplicar 1mg de ivomec
Ricardo
Meu amigo, de um comprimido chamado Simparick, ve com o veterinário (a) qual o tamanho do comprimido pois é calculado por kg do animal, é para todo tipo de Sarna e doenças de pele, pra pulgas, piolhos e carrapatos tbm, muito bom eu só uso esse, meio alto o valor mas vale a pena, pois dura 6 meses, dia a bula, mas nós meus cães durou quase 1 ano sem pulgas!
Cesar
Excelente desde seja dentro da dosagem especificada por um profissional da área ivomec já salvou muitos cães em estado terminal.
A sua avaliação:
Edson
Lavar ambientes com Ivomec. Qual seria o efeito disso. Misturado com shampoo.
Jailson
Para este realizar o ambiente, use cal, pode ser cal hidratada, mas preferencialmente o virgem. É ótimo e baratinho
A sua avaliação:
Mary lima
Tenho 2 cachorras 1 de 10 anos e outra de 5 anos e a mais velha está com coseira de carrapatos já fiz de tudo que eu podia mais não tenho como levar ela no veterinário não tenho condições financeiras para levar ela amo muito as minhas lindas
Elidimar ferreira da cruz
Quanto ml posso aplicar em meu cachorro de 35k
Editor umComo.com.br
Oi Elidimar! Como explicado no artigo, não recomendamos que você automedique o seu pet! o ideal é levá-lo no veterinário para evitar problemas de saúde.
Marcele nunes
entre 35kg e 50kg é aconselhado 1ml apenas.
BRUNA
Oi boa tarde meu pet e um Shitzu ele está com bicheira e eu não tenho condições de levar ao veterinário seraa que posso aplicar nele 0,1 e qual seria o melhor local pra aplicação.
Editor umComo.com.br
Oi Bruna, você NUNCA deve aplicar Ivomec no cachorro sem indicação do veterinário. Por favor leia as informações do artigo com atenção e rápidas melhoras.
maria
eu posso dar ivomec em filhotes de pinscher tem treis filhotes e mae deles estao com sarna negra me passa dosagem pra eu aplicar neles eles pesa 200gramas e mae deles uns 4 quilos
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! NÃO RECOMENDAMOS que você dê Ivomec ao seus cachorros. Por favor, leia as informações do artigo.
Cirlande Ramos
Bom dia.adotei um cachorrinho vira lata ele tem 4 meses mais não sei mais o que fazer tem remédio para verme e dou ração a ele mais ele só faz fezes muito mole e cada dia mais magro o que devo fazer.
Editor umComo.com.br
Oi Cirlande! Você precisa levar o pet no veterinário e NUNCA medicar o seu cachorro em casa.
A sua avaliação:
joselito miranda
um cao bulldog frances pesando 10 kg qual a dose de ivomec para carrapatos e pulgas?
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Joselito, por favor leia as informações do artigo - o Ivomec pode ser muito perigoso para o seu cachorro.
A sua avaliação:
Adelelmo F Fialho
Agradeço sua contribuição. Finalmente consegui obter uma informação objetiva, clara e segura.
A sua avaliação:
Kaila Cristina Lino alves
Olá bom dia, com quantos meses que pode dar ivomec, tenho 2 cachorros filhotes de 3 meses queria saber se eu já posso dar a eles ivomec ? Eles são fortes e bem cuidados queria dar evomec pra evitar muitas doenças. E eles era de rua adotei eles, as vacinas de rotinas todas já foram feitas.
Editor umComo.com.br
Oi Kaila! Como mencionado no artigo, o Ivomec não é recomendado para cães. Por favor consulte o seu médico veterinário, uma vez que é perigoso medicar o seu cachorro em casa.
leila
O ivomec precisa ser aplicado com agulha ou direto na boca do cao... E se este remédio precisa estar na geladeira? Obrigado.
Editor umComo.com.br
Oi Leila, o Ivomec só deve ser administrado por veterinários.
LUIZ CARLOS
NÃO AGUENTO MAIS PULGAS EM MINHAS CADELAS, UMA LAVRADORA, OUTRA SRD, DUAS COM APROX 25 KILOS, NEM CAPSTAR FEZ EFEITO, PASSO VINAGRE NAS COSTAS E VOU APLICAR 2 ML DE IVOME CADA UMA PODE SER ?
Editor umComo.com.br
Oi Luiz! O Ivomec, tal como explciamos no artigo, não é a melhor opção para pulgas. O ideal é uma pipeta de antiparasitário. Procure marcas como a advantix, frontline ou outra que o seu médico veterinário recomende e que de momento esteja obtendo melhores resultados.
Edineia
gostaria de saber se posso usar este medicamento em fugos na pele de meu cachorro.
Editor umComo.com.br
Oi Edineia! Não, o Ivomec não é apropriado para fungos. Deve ser usado um antifúngico que depende dos fungos em causa. O seu cachorro deve ser consultado por um veterinário para que possam fazer um raspado de pele nas zonas afetadas e confirmar o micro-organismo responsável pelas lesões.
A sua avaliação:
Ana silva
Tenho um gato de 4 anos ele está a rebentar os ouvidos o ivomec resolve meu problema é quantos ml eu aplico
João
Olá , tenho um rottweiler e ele apresente carrapatos depois que nos mudamos para outra casa, eu dava banho nele com barrage desde pequenino, mas agora nem o barrage deu jeito então resolvi comprar o ivomec. Pra aplicar você acha que pode ofendê-lo pela a raça dele? E tbm não e ofensivo colocar na boca dele não?
Editor umComo.com.br
Oi João! O Ivomec não é o melhor antiparasitário para carrapatos. Caso tenha sido uma recomendação específica do seu médico veterinário, recomendamos que siga as instruções dadas por ele.
josiane
Oi eu não sabia que a minha Cachorra tinha cruzado e eu fiz a aplicação do ivomec ela pode causa maú a minha Cachorra eu apliquei um ml
Editor umComo.com.br
Oi Josiane! A dose depende do peso da cadela, como você pode ver no artigo. De qualquer forma, não deve ser administrado durante a gravidez. Aconselhamos que você visite o seu médico veterinário.
Clair Ana Pretto
Meu Buldog Campeiro 12 anos e 20 kg...meio ml injetável por semana p demodecicose generalizada(5 pontos de erupção) Banhos semanais de amitraz...Desde 2012 sem sintomas! Não emagreceu...comendo normalmente..comida caseira! Estou certa?
Editor umComo.com.br
Oi Clair! Como referimos no artigo, é desaconselhável injetar o Ivomec em cães. A dose deve ser adaptada ao animal específico e ao caso, já que depende do tipo de sarna. Você deve consultar o seu médico veterinário para saber qual a dose indicada para o seu cachorro.
Imagem: media.qcsupply.com
Como usar antiparasitário Ivomec em cães