Doenças comuns dos Cães

Por que meu cachorro vomita amarelo

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Por que meu cachorro vomita amarelo

Percebeu que seu cão tem vomitado amarelo e não sabe por quê? Assim como as pessoas, se os cães ficarem com o estômago vazio por muito tempo, pode acontecer acumularem uma substância chamada bílis. Trata-se de um fluído digestivo produzido pelo fígado, que se acumula na vesícula biliar e que, normalmente, é liberado pelo intestino delgado. Em umComo.com.br vamos explicar para você por que seu cachorro vomita amarelo.

Também lhe pode interessar: Por que meu cachorro vomita espuma branca

Passos a seguir:

1

Se seu cão vomita amarelo é porque existe a presença de bílis; um animal pode vomitar espuma dessa cor pelo mero fato do seu estômago estar vazio. Nesse momento, os ácidos estomacais se acumulam, o estômago incha e seu cão pode sentir dor no abdômen.

Isso costuma ser o mais comum, mas se apresentar este vômito depois de comer, pode ser que o grau de inflamação e irritação seja muito elevado e, se não agir com rapidez, é possível que seu cão acabe sofrendo de uma úlcera. Portanto, se isso acontecer é importante que vá ao veterinário de imediato.

Por que meu cachorro vomita amarelo - Passo 1
2

Os cães vomitam amarelo depois de comer em excesso ou inclusive após realizar um esforço físico considerável. Existem animais que expulsam bílis amarela quando saem para passear cedo e isso não é um sinal de doença. Este tipo de vômitos é devido à acumulação de ácido gástrico à noite ou depois de uma refeição abundante; de fato, é muito comum que um animal depois de vomitar, tente comer parte do vômito porque é comestível.

Estas são algumas das causas leves que podem fazer com que o seu cão vomite amarelo, mas existem mais formas de explicar o motivo destes vômitos, como vamos referir de seguida.

3

As náuseas podem implicar vômitos de bílis amarela e podem ser consequência de uma doença, como uma gripe, por isso se seu cachorro estiver resfriado pode sentir náuseas e apresentar vômitos. É importante lembrar que o vômito pode ser um sintoma de uma doença mas costuma vir acompanhado de outros sintomas como letargia e diarreia, algo que poderia ajudar a atingir um diagnóstico correto.

Outra causa para o cachorro vomitar amarelo é como resultado de uma nova medicação para tratar doenças como a parvovirose. Há medicamentos que podem provocar náuseas e vômitos entre alguns dos seus efeitos colaterais, neste caso, dê uma olhada nas contraindicações e fale com seu veterinário para procurar um medicamento alternativo.

Por que meu cachorro vomita amarelo - Passo 3
4

O vômito amarelo pode ser causado por parasitas como os vermes que, além disso, estará acompanhado de diarreia; de fato, é muito habitual encontrar estes invasores nas fezes e no próprio vômito.

Outro motivo que pode fazer com que seu cão vomite bílis amarela é digerir algum objeto estranho ou inclusive lixo. Se, por exemplo, seu cachorro vomitar de repente, revise bem toda a sua casa para ver se ele não se intoxicou com algum medicamento, produto químico ou resíduo. Se o vômito tiver sido provocado porque seu cão comeu um objeto, geralmente desaparecerá em alguns dias; em outros casos, pode ser necessária uma cirurgia para extrair. Por isso, preste muita atenção no seu animal.

No caso de achar que ingeriu algum produto venenoso (água sanitária, produtos de limpeza, etc.) recomendamos que leia este outro artigo de umComo onde explicamos como tratar um cão envenenado.

Por que meu cachorro vomita amarelo - Passo 4
5

Seu cão também pode vomitar amarelo por causas bem mais graves mas menos comuns, pois as doenças em órgãos como o pâncreas, fígado ou rins podem fazer com que seu animal expulse bílis amarela. Este tipo de condições costuma vir acompanhada de mais sintomas, como mudança no apetite, letargia, aumento ou perda de peso e alterações no comportamento.

Se observar que seu cão vomita pode ser devido à doença inflamatória intestinal e isso também virá acompanhado de diarreias frequentes. Se estiver com pancreatite, verá que seu animal anda encurvado, deprimido, com febre, com problemas para respirar, com alterações no ritmo dos batimentos e inclusive desidratação. Outro motivo é a presença de úlceras estomacais que também podem resultar em sangue nos vômitos.

6

Como pode ver, existem muitas causas que podem fazer com que o seu cão vomite amarelo e o importante é que não as ignore, porque podem significar um problema grave que coloque em risco a vida do seu cão. Perante qualquer sintoma, preste atenção e vá ao veterinário. Pode ser que isso não signifique um problema grave, mas é melhor prevenir que remediar.

Por que meu cachorro vomita amarelo - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meu cachorro vomita amarelo, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Por que meu cachorro vomita amarelo