Tratar o vômito do gato

Por que meu gato está vomitando

Por que meu gato está vomitando

Você está se perguntando porque o seu gato está vomitando? Pois deve saber que os vômitos são frequentes nos gatos e a maioria de vezes não tem que se preocupar. O problema reside quando o seu gato sofre com vômitos com frequência todas as semanas. As causas podem ser diversas, por estresse, envenenamento ou outro tipo de doenças como a diabetes, entre outras. Em umComo.com.br queremos ajudá-lo com esta situação e respondemos à pergunta de por que seu gato está vomitando, assim terá claro quando deve começar a se preocupar pela saúde do seu pet.

Também lhe pode interessar: O que fazer se meu gato vomita

Passos a seguir:

1

Para começar, temos que ter em conta que os vômitos são relativamente habituais nos gatos e não tem que ser um sintoma de uma doença subjacente. No entanto, quando o vômito do seu gato começa a ser frequente, temos que começar a dar importância e tomar medidas para encontrar a causa. Se o seu gato devolve o que costuma comer de forma frequente, então terá que prestar atenção a este sintoma.

2

Se o seu gato vomita muito com frequência, terá que começar a vigiar o seu pet. A observação ajudará você a conhecer a rotina do seu gato e identificar a causa dos vômitos. Se, por exemplo, o seu felino comeu erva e depois vomita, é muito provável que seja a planta o que causou esta indigestão estomacal. Pode se tratar de uma mudança em sua alimentação habitual ou inclusive de algum prêmio comestível eventual. O que é importante é encontrar a causa do seu gato ter vomitado, assim poderá descartar problemas de saúde graves que tenham os vômitos como sintomas.

Por que meu gato está vomitando - Passo 2
3

As causas pelas quais o seu gato pode chegar a vomitar são diversas. Uma das mais habituais é a expulsão de bolas de pelo que o gato engole enquanto se lambe. Quando o seu gato se limpa, engole pelo de forma acidental e com o passar do tempo pode produzir acúmulos de pelo que se aglomeram em seu sistema digestivo. A expulsão destas bolas de pelo pela boca é um comportamento muito comum nos gatos várias vezes por semana, e de fato é totalmente natural e saudável que o faça para impedir que se produzam obstruções intestinais. De fato, o melhor é que o estimulemos e ajudemos a que as expulse, dando de comer malte para gatos, o qual funciona como laxante natural.

4

Muitos vômitos do gato devem-se a que tem ingerido plantas ou alimentos tóxicos. Uma das causas mais habituais é que seu gato tenha comido algum vegetal ou planta potencialmente tóxica para felinos. Muitas vezes, quando um gato sente uma certa irritação estomacal, começa a comer ervas para aliviar e, às vezes, o resultado é aumentar a sua dor e inclusive provocar diarreia.

Outra das causas mais comuns de vômitos nos gatos são os alimentos perigosos como excesso de leite, cebola, alho-poró, vísceras de peixe e comida com um alto conteúdo em sal. O organismo do gato reage perante a presença desta comida e trata de a expulsar vomitando. Isto também ocorrerá se o seu gato ingerir alguma comida à qual tenha intolerância. São substâncias prejudiciais para a saúde de seu gato e que estimulam essa parte do cérebro que provoca o vômito como mecanismo de proteção. No seguinte artigo pode ver O que um gato não pode comer.

Por que meu gato está vomitando - Passo 4
5

Outra das possíveis causas é o estresse. A ansiedade e o estado de estresse podem se refletir provocando o vômito do seu felino e a consequente expulsão da comida. Se o seu gato passa muitas horas sozinho, pode sofrer muito com a solidão e começar a manifestar a sua tristeza expulsando o que ingere. Um gato que sofre de ansiedade por separação quando está sem companhia pode transmitir o seu estado miando sem parar, perdendo o apetite, comportamento destrutivo, mau uso da caixa de areia realizando deposições fora e, também, vomitando.

6

O vômito pode ser um sintoma de uma doença oculta quando o gato vomita com muita frequência e várias vezes por semana. Se este é o caso, vá ao seu veterinário para que determine a causa destas expulsões e possa pôr em tratamento o seu felino se sofre de alguma doença. Entre as causas importantes encontram-se os parasitas intestinais, o bloqueio do aparelho digestivo, a prisão de ventre, doenças como problemas renais, hipertireoidismo e inclusive diabetes. Seja qual for o caso, deixe que seja um profissional veterinário a guiar você e a determinar os passos a seguir.

No seguinte artigo pode ver O que fazer se seu gato vomita.

Por que meu gato está vomitando - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meu gato está vomitando, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Kessia
Oie: meu gato vomitou hoje duas vezes o que pode ser, vomitou a ração que comeu
Marina Corrêa (Editor/a de umCOMO)
Olá Kessia, o ideal é que você leve-o ao veterinário para avaliar o quadro. Desejamos prontas melhoras do seu gatinho. Um abraço da equipe editorial do umCOMO.
Carine
Meu gatinho está vomitando tipor uma espuma branca, ele só vive descendo pra casa do vizinho, não sei o que está acontecendo pq ele é bb ainda, e não está comendo, uma coisa que ele não parava de fazer....estou muito preocupada me ajudem por favor
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Carine Existem diferentes possibilidades para o que está passando. Sem um exame físico e respectivas provas, não é possível chegar a um diagnóstico. O tratamento a fazer depende desse diagnóstico e por isso é imprescindível que você visite um médico veterinário. De qualquer forma, aconselhamos que por agora o deixe fechado em casa e tente dar um pouco de sachê para ver se ele come.
Taiane
poxa meu gato ta vomitando faz dois dias e nao quer comer, nao tenho dinheiro para levar no veterinário
Editor umComo.com.br
Oi Taiane! Você mudou recentemente a ração ou deu para ele comer algo fora do comum? Ele poderá ter tido acesso a algo tóxico para ele? Em primeiro lugar, certifique que o único sinal são os vômitos, se ele come bem, urina e defeca. Puxe um pouco a pele do pescoço dele para cima e veja se ela volta rapidamente ao lugar (para confirmar que ele não está desidratado). Se tudo o resto estiver bem com ele e apenas estiver vomitando, você pode fazer um jejum de 12 horas de água e de comida, para o organismo se recuperar. Depois introduza pouco a pouco comida e água. Caso ele piore ou continue a vomitar, terá mesmo de ir num veterinário. Só o veterinário tem os meios suficientes na clínica para fazer um correto diagnóstico e decidir um tratamento adequado. Existem muitas possíveis causas para o gato estar vomitando, indo de algo muito simples até doenças muito graves.
mel
um qui coisa mais fofa an muito lindo aaaaa muito fofo os loca por gatos
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Mel! Se tiver alguma dúvida sobre como cuidar de gatos, não hesite em perguntar. Obrigada pelo comentário!
1 de 4
Por que meu gato está vomitando