Outros peixes e aquários

Por que meu peixe não come

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Por que meu peixe não come

Tem peixes de estimação? Se tem um aquário em casa, mas não sabe muito sobre eles, recomendamos que continue lendo. Os peixes são animais com necessidades especiais e se não tem muitos conhecimentos a respeito dos cuidados que precisam, é possível que em algumas situações não saiba o que fazer. Se viu que seus peixes começaram a deixar de comer, deve tentar encontrar a causa disso o quanto antes. Uma vez que saiba o que está acontecendo com eles, poderá encontrar uma solução. Neste artigo de umComo.com.br vamos ajudá-lo explicando por que seu peixe não come.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu peixe está grávida

Passos a seguir:

1

Muitas vezes, quando acabamos de adquirir peixes, pode acontecer que eles não queiram comer à primeira vez que chegam a casa. Esta situação é muito normal, já que depois de uma mudança, os peixes ficam estressados. As mudanças são muito duras para os animais, e em especial para os aquáticos. Não deve esquecer que estes seres estão totalmente fora do seu habitat natural e qualquer alteração em seu meio pode ser dramática. O habitual é que passadas umas horas se ambientem ao seu novo meio e comecem a ter vontade de comer.

Por que meu peixe não come - Passo 1
2

Se depois de umas horas na sua nova casa, continuarem sem querer provar a comida, pode ser que tenha a ver com o aquário. É possível que esteja acontecendo alguma coisa que dificulte a sua adaptação. Deve fazer algumas perguntas a esse respeito. Viu se a água está muito fria? Se seu peixe é tropical, a temperatura ideal deve ser inferior a 25 graus. Também deve ter em conta que especialmente no inverno se os peixes esfriam, podem entrar em um período de letargia. Para conseguir que estejam com um ambiente ideal, pode comprar um termostato com aquecedor e, além disso, colocar o aquário na parte mais quente da casa.

3

Outra das questões mais importantes para que seu peixe esteja bem é a luz. Notou se recebe luz suficiente? Os peixes comem de dia e com uma boa iluminação estarão mais ativos e com mais apetite. Assim, certifique-se de que seu pet tem a luz necessária para ter uma vida plena e completa. Coloque seu aquário perto de alguma fonte de iluminação natural ou inclusive pode instalar alguma luz dentro do seu habitáculo.

4

Percebeu se come sempre igual? O mais recomendável é que seus peixes tenham uma alimentação equilibrada e variada. Não só para que recebam os nutrientes necessários para seu bem-estar e saúde, mas para que não se cansem de comer o mesmo. É algo fundamental, pois pense se também gostaria de comer a mesma coisa todos os dias. Pois seus peixes também não. Se não pode comprar alimento vivo, pode optar por comprar alguma marca deste tipo de comida congelada ou liofilizada. Assim, estará lhe dando novos estímulos para desfrutar da sua alimentação.

Por que meu peixe não come - Passo 4
5

Também é possível que seu peixe não coma pela água do aquário. Fez todas as trocas necessárias? Troque uma pequena porcentagem por água nova. Há certas espécies de peixes como os bettas que requerem mais, mas isto dependerá dos tipos que tiver. É conveniente que tenha isso claro, porque será essencial para sua aclimatação, e é uma das causas que afetarão seu apetite.

Para assegurar o bem-estar de seus peixes, no seguinte artigo explicamos para você como mudar a água do aquário.

6

Também é possível que seu peixe não queira comer porque está doente. Preste atenção em seu corpo, tem algo estranho? Se perceber nódulos, pontos brancos, alguma parte com textura de algodão, estes são só alguns dos sintomas que indicam que seu peixe tem algum problema de saúde. Tem que perceber que doença tem que tratar.

A verdade é que quando um peixe deixa de comer costuma ser um primeiro sintoma de doença. Depois, podem aparecer mais sintomas conforme o problema de saúde avance. É fundamental detectá-lo a tempo para resolver o problema de imediato.

Por que meu peixe não come - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meu peixe não come, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Por que meu peixe não come