Compreensão comportamento canino

Posso dormir com meu cachorro?

Melissa Ramalho
Por Melissa Ramalho. Atualizado: 16 janeiro 2017
Posso dormir com meu cachorro?
Imagem: madmikesamerica.com

Você muitas vezes pergunta "posso dormir com meu cachorro?", a questão não é se você pode, é se você deve, pois os cachorros são animais que precisam de educação e liderança. Você adora dormir com o seu melhor amigo, saiba que ele também adora dormir perto de você, no aconchego da sua cama confortável e quentinha, mas será certo? Isso não poderá trazer problemas para si no futuro? Vamos responder a estas e outras questões neste artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como ensinar meu cachorro a dormir na caminha

Índice

  1. Posso dormir com meu cachorro?
  2. Dormir com cachorro faz mal à saúde?
  3. Dormir com cachorro transmite doenças?
  4. Dormi com cachorro na gravidez faz mal?

Posso dormir com meu cachorro?

Você pode dormir com o seu cão na cama mas não deve, é importante para o cachorro que haja uma hierarquia, essa hierarquia é quebrada quando você permite que ele durma com você. Na perspectiva do cachorro, se ele dorme com você é porque você não é o líder, é apenas o seu melhor amigo, mas você para além de melhor amigo do seu cachorro deve ser o líder, porque para os cachorros se não lidera você lidera ele. Isso pode trazer-lhe muitos problemas, o seu cão pode ficar mais territorial, desobediente e mal educado. Podendo mesmo ser agressivo com alguém que queria dormir com você na sua cama, por norma eles não encaram bem "estranhos" a se apoderarem do que eles pensam que lhes pertence. Portanto mais vale você ser firme e resistir aqueles olhinhos lindos a pedir para dormir consigo, claro que uma vez por outra não faz grande mal, mas não pode ser na maioria das vezes, aí o cachorro se acostuma. Habitue o seu animalzinho desde cachorrinho a dormir numa cama para cachorros, assim é mais fácil ele ficar com bons hábitos quando adulto.

Posso dormir com meu cachorro? - Posso dormir com meu cachorro?
Imagem: fr.123rf.com

Dormir com cachorro faz mal à saúde?

Dormir com com cachorro não faz um mal direto à sua saúde mas no entanto pode interferir, ter um sono descansado é fundamental para a nossa saúde, ao dormir com cachorros o seu sono pode ser perturbado várias vezes durante a noite, pois os hábitos de sono dos cachorros são diferentes dos nossos. O cachorro pode mexer-se de mais, dando voltas na cama, descendo e subindo a sua cama, conforme têm mais ao menos frio. Não falando na higiene, por mais que nós digamos que o nosso cachorro é lavadinho, sabemos que não é bem assim. Eles vão à rua, o que faz com que as suas patas tenham inúmeros micro-organismos que podem afetar a nossa saúde ou debilitá-la. Dar banhos constantes não é a solução pois afeta a pele do animal.

Posso dormir com meu cachorro? - Dormir com cachorro faz mal à saúde?
Imagem: blog.pethub.com.br

Dormir com cachorro transmite doenças?

É muito raro o seu cachorro transmitir-lhe doenças, no entanto isso pode acontecer, dormindo com ele permite que essa transmissão seja possível pois aumenta o contato entre vocês. Os nossos amiguinhos podem transmitir algumas doenças como verminoses, alguns tipos de sarna, e até o vírus da raiva, isto porque a raiva não se transmite apenas pela mordida, o contato da saliva do seu animal em contato com alguma ferida ou arranham pode infectá-lo. No entanto isto só acontece se você não levar o seu animal a visitar o veterinário pelo menos anualmente e não mantenha o bichinho com as vacinas em dia.

Posso dormir com meu cachorro? - Dormir com cachorro transmite doenças?
Imagem: fanpop.com

Dormi com cachorro na gravidez faz mal?

Não é aconselhável dormir durante a gravidez na companhia do seu amiguinho de quatro patas, isto porque eles vão à rua, o que permite que transportem milhares de germes nas patinhas. Sendo assim, levá-los para a cama não é indicado nesta fase da sua vida, pois você não deve estar exposta ao risco de algo lhe afetar o sistema imunitário. Além de que o seu cachorrinho pode chutar a sua barriga devido a algum sono mais agitado, eles não têm noção do seu estado, portando cabe a você prevenir alguma situação mais desagradável. Você pode e deve dar muitos mimos ao seu cachorro e tratá-lo como antes, apenas deve ter cuidado na hora de deixá-lo subir para o sofá ou para a cama. Deve também ter todas as vacinas do seu cachorro em dia e manter as mínimas condições de higiene para que tudo possa correr bem.

Posso dormir com meu cachorro? - Dormi com cachorro na gravidez faz mal?
Imagem: wellnessdecor.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Posso dormir com meu cachorro?, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: madmikesamerica.com
Imagem: fr.123rf.com
Imagem: blog.pethub.com.br
Imagem: fanpop.com
Imagem: wellnessdecor.com
1 de 5
Posso dormir com meu cachorro?