Outros o cachorro

Quais as doenças que os carrapatos transmitem aos cães

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais as doenças que os carrapatos transmitem aos cães

Os carrapatos não são simples parasitas que causam incômodos no nossa animal de estimação; pelo contrário, estes aracnídeos podem se tornar um importante foco de contágio de diversas doenças que afetam o cão, algumas delas de prognóstico bastante sério.

Qualquer cão que saia de casa para passear e brincar está exposto ao seu contágio, principalmente aqueles que visitam parques, campos e bosques, zonas onde estes parasitas mais habitam. Revisar com frequência o pelo do nosso animal e aplicar produtos veterinários para a sua prevenção é a melhor arma para evitar condições que comprometam o bem-estar do seu animal. Mas se ainda não estiver por dentro do dano que a picada destes aracnídeos pode causar, em umComo.com.br explicamos para você as doenças que os carrapatos transmitem aos cães e a melhor forma de preveni-las.

Também lhe pode interessar: Quais os sintomas da doença do carrapato

Índice

  1. Por que os carrapatos são tão perigosos?
  2. Doenças mais comuns transmitidas pelos carrapatos
  3. Prevenir as doenças que os carrapatos transmitem aos cães

Por que os carrapatos são tão perigosos?

Os carrapatos são um tipo de aracnídeo que se alimenta do sangue do seu hóspede, podendo viver em seu corpo de forma prolongada sem que percebamos. Sua cor, que pode ser cinza, marrom ou preta, permite que se camuflem perfeitamente no pelo de cães e gatos, tornando difícil de localizar se não tivermos o hábito de revisar o animal.

São perigosos para o nosso animal de estimação porque no seu interior podem sobreviver diversas bactérias e germes que passam para o nosso cão no momento de retirar seu sangue; elas originam diferentes doenças, algumas delas muito perigosas. Os veterinários indicam que quando o cão contrai carrapatos eles podem começar a transmitir as suas bactérias entre 5 e 24 horas depois, por isso a sua eliminação rápida e oportuna é muito importante.

Se encontrar um carrapato em seu cão é imprescindível retirá-lo da forma adequada, retirando também a sua cabeça, que costuma estar metida dentro da pele do animal para sugar o sangue. Se não fizermos isso a zona acabará infectando e causando grandes incômodos no seu animal. No nosso artigo como tirar um carrapato como deve fazer isso.

Quais as doenças que os carrapatos transmitem aos cães - Por que os carrapatos são tão perigosos?

Doenças mais comuns transmitidas pelos carrapatos

Doença de Lyme

Esta condição, que pode aparecer tanto em cães como em humanos, também é conhecida como borreliose canina. Transmite-se pela picada infectada dos carrapatos de pernas negras e se for tratada a tempo não representa um perigo para o cão. No entanto, se a doença avançar sem tratamento pode acabar afetando as articulações, os rins, o coração e o sistema nervoso do animal, comprometendo de forma séria a sua saúde.

No nosso artigo como saber se o meu cão tem a doença de Lyme explicamos os sintomas e tratamento desta condição.

Paralisia

A saliva dos carrapatos do tipo Ixodes, Dermacentor e Rhipicephalus conta com neurotoxinas que podem afetar o sistema nervoso do cão, chegando a bloquear a transmissão neuromuscular causando a paralisia de diferentes zonas do corpo do animal, originando, no pior dos casos, a morte. Os sintomas observam-se de 4 a 6 horas após a picada, o animal deixará de sentir as extremidades e terá problemas de coordenação e pode mancar; se a paralisia afetar o tórax, começarão os problemas respiratórios e cardiovasculares que podem levar ao colapso total do cão.

Erliquiose

Também conhecida como ehrlichiosis canina, é transmitida pela picada do carrapato Rickettias. Esta doença desenvolve-se dentro dos glóbulos brancos do cão, reduzindo suas plaquetas e podendo levar a importantes problemas como hemorragias, anemia, meningite, inflamação das articulações ou manqueira. Conta com três fases e sua porcentagem de recuperação dependerá da fase em que o animal se encontre.

Babesiose

Transmitidas pelos carrapatos do tipo Ixodes, Dermacentor e Rhipicephalus durante os meses mais quentes do ano, esta doença conta com duas fases. A aguda apresenta-se depois de 21 dias da picada; o animal contará com febre alta, falta de apetite, vômitos, diarreia e problemas para respirar; se não for tratado nesta etapa o problema passará a ser crônico e então o animal poderá apresentar dano no baço, fígado e inclusive morte por choque.

Hepatozoonose

Transmitida pelo carrapato Rhipicephalus, costuma afetar os cães com problemas nutricionais, má higiene e sistema imunológico debilitado. Assim como a babesiose, é transmitida com maior incidência nos meses mais quentes do ano.

Esta doença aparece quando o cão ingere carrapatos infectados, afetando o sistema digestivo do animal junto com o fígado e os gânglios. Não costumam aparecer sintomas, mas quando aparecem se caracterizam por febre, diarreia com sangue, vômitos, anemia, perda de peso e paralisia.

Quais as doenças que os carrapatos transmitem aos cães - Doenças mais comuns transmitidas pelos carrapatos

Prevenir as doenças que os carrapatos transmitem aos cães

Fica claro que a picada de um carrapato é mais perigosa do que costumamos pensar, por isso é tão importante tomar medidas para a sua correta prevenção. Em umComo recomendamos que você:

  • Utilize produtos para prevenir os carrapatos que sejam recomendados pelo seu veterinário; isso é fundamental se o seu animal for ao campo, ao bosque, a parques ou a espaços naturais de qualquer tipo.
  • Sempre que fizer um passeio com seu cão por estas zonas deve revisar seu pelo assim que chegar a casa. Se detectar algum carrapato retire-o de imediato e monitorize o estado de saúde do seu animal nas semanas seguintes.
  • Se seu cão apresentar algum sintoma que chame a sua atenção como febre, manqueira, falta de apetite, diarreia ou vômitos intensos, então não espere e leve-o ao veterinário. Se existir a possibilidade de ter estado em contato com carrapatos informe o profissional.
Quais as doenças que os carrapatos transmitem aos cães - Prevenir as doenças que os carrapatos transmitem aos cães

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais as doenças que os carrapatos transmitem aos cães, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Quais as doenças que os carrapatos transmitem aos cães