Cuidar de uma cadela com o cio

Qual é a melhor idade para castrar ou esterilizar o meu cachorro

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual é a melhor idade para castrar ou esterilizar o meu cachorro
Imagem: mundoperros.com

Se não quer que a sua cadela ou cachorro tenha filhos, é melhor pensar na opção de castrar ou esterilizar o seu animal de estimação. Mas, qual é a melhor idade para o fazer? É um tema delicado porque há muitas opiniões a este respeito. Neste artigo iremos tentar orientá-lo a esse respeito, mas é imprescindível confiar no seu veterinário, uma vez que saberá melhor as caraterísticas do seu cachorro. Neste artigo falamos sobre qual é a melhor idade para castrar ou esterilizar o seu cachorro.

Também lhe pode interessar: Quando os cães entram no cio

Índice

  1. Porquê
  2. A que idade
  3. Riscos
  4. E se não quiser esterilizar ou castrar o meu cachorro?

Porquê

A esterilização do seu animal de estimação é adequada porque evitará superpopulação, pense que a maioria dos animais abandonados acabam sendo, infelizmente, sacrificados ou abandonados à sua sorte. Além disso, esterilizar o seu animal de estimação trás benefícios para a saúde tanto nos machos como nas fêmeas.

A que idade

É aconselhável até aos seis meses de idade, embora haja quem espere até à plena maturidade do cachorro ou inclusive até depois do primeiro cio nas cadelas.

Riscos

Alguns cachorros podem ter problemas de saúde que originam a proibição da esterilização ou da castração. Deve informar-se sobre os benefícios para o seu animal de estimação, mas também sobre os riscos associados à cirurgia.

E se não quiser esterilizar ou castrar o meu cachorro?

Ninguém o vai obrigar a esterilizar o seu animal de estimação, é uma decisão que deve tomar de forma responsável. Mas, se optar por não castrar nem esterilizar o seu animal de estimação e não quiser que se reproduza, terá que tomar precauções a este respeito. Por exemplo, se tem uma fêmea sem estar esterilizada terá que ter cuidado quando estiver com o cio, para que nenhum macho se aproxime. Pelo contrário, se tem um macho como animal de estimação e decidir não o castrar, é da sua responsabilidade contê-lo de forma segura para que não se aproxime de nenhuma fêmea na altura do cio desta.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a melhor idade para castrar ou esterilizar o meu cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: mundoperros.com
Qual é a melhor idade para castrar ou esterilizar o meu cachorro