Chihuahuas

Quanto deve comer um Chihuahua

Quanto deve comer um Chihuahua

Neste artigo, vamos explicar quanto deve comer uma raça de cão muito específica e com necessidades muito especiais devido ao seu pequeno tamanho: o Chihuahua. É um tipo de cão que requer uma pequena quantidade de comida, e além disso, o tipo de alimento que ingere também deve ser observado. São animais que, devido ao seu tamanho, têm um metabolismo basal muito alto, e o conteúdo nutricional deve ser alto para manter o Chihuahua em perfeito estado de saúde. Por isso, em umComo.com.br explicamos a você quanto deve comer um Chihuahua.

Também lhe pode interessar: Quanto deve pesar um cão Chihuahua

Índice

  1. Aspectos a ter em conta para alimentar o seu Chihuahua
  2. Conselhos para alimentar o seu filhote de Chihuahua
  3. Conselhos para alimentar o seu Chihuahua adulto

Aspectos a ter em conta para alimentar o seu Chihuahua

A alimentação de um cão Chihuahua requer certas particularidades devido ao seu pequeno tamanho e ao seu metabolismo. No entanto, sempre alimentaremos o nosso animalzinho em função de sua idade.

Durante o primeiro ano de vida de seu Chihuahua, por ser filhote, é fundamental escolher bem sua alimentação já que é importantíssima para seu desenvolvimento, saúde e crescimento futuro.

A ração que der ao seu pequeno amigo deve ser balanceada e especificamente pensada para satisfazer suas necessidades. Um alimento bem pensado à medida do seu cachorro o manterá saudável e forte.

A dieta de um Chihuahua deve estar baseada em carboidratos, minerais, vitaminas e gorduras saudáveis. Temos que ter em conta que os Chihuahuas têm uma mandíbula muito pequena, e a comida deve ser adaptada a ele e sua mordida para não criar lesões e se machucar.

Também não esqueçamos o risco que estas raças têm de sofrer de hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue). Devemos considerar isso na hora de dar de comer ao seu cão.

Conselhos para alimentar o seu filhote de Chihuahua

Pode começar a dar ração aproximadamente com 22 dias de vida, inclusive é bom intercalar com o leite materno para que seu cão se vá acostumando ao sabor e à textura.

Dê de comer ao seu cão Chihuahua quatro pequenas porções ou tomadas diárias, pelo menos nos 3-4 primeiros meses de vida. Pense que seu estômago é muito pequeno e se enche rápido, de modo que é melhor que sua alimentação se distribua bem.

Não deixe a ração para que seu cão coma à vontade, e também não o acostume mal desde filhote a dar comida da sobra; são muito especiais e meticulosos e não comem qualquer coisa.

Existem rações especiais para Chihuahuas de até 8 meses, de diversas marcas e são muito apropriados porque:

  • Cuidam do estado dos dentes, limpando a placa.
  • Têm um sabor delicioso.
  • Adaptam-se à sua pequena e frágil mandíbula.
  • Ajudam a desenvolver um forte sistema imunológico.
  • Melhoram a digestão.

Um filhote de até 7 meses pode ingerir por dia de 35 a 110 gramas, tudo isto variará segundo seu peso. Um cão de 2 meses que pesa 2 quilos comerá uns 55 gramas de ração.

Conselhos para alimentar o seu Chihuahua adulto

A partir dos 8 meses, o Chihuahua já pode ser considerado adulto, e é um bom momento para alterar para uma ração apropriada para a sua idade atual. Também, dentro das diferentes faixas de alimentação, há ração especial para adulto.

Aqui a necessidade no momento de dar de comer a um Chihuahua é principalmente fortalecer sua musculatura. E já começa a ingerir maior quantidade de comida. Neste momento, as tomadas podem ser três ao dia, e as quantidades podem oscilar entre 40 e 95 gramas por dia.

Não escolha alimentos com pouca gordura a não ser que esteja acima do peso, já que precisam de muita energia e queimam calorias com muita facilidade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto deve comer um Chihuahua, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos

  • Observe a alimentação de seu Chihuahua de forma constante, e antes de tudo, não o deixe comer de comida que não seja a sua.
  • Se tiver acima do peso, vá imediatamente ao seu veterinário para ajustar a alimentação, porque começará a ter muitos problemas articulares.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
hermenegido
so para agradecer pelas dicas deixadas de como alimentar um Chihuahua,saio muito feliz porque consiguiram me esclarecer daquilo que era a minha duvia sobre como alimentar o meu cachoro,obrigado por tudo, abraco
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Hermenegido! Que bom saber que as dicas foram úteis para você! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
Quanto deve comer um Chihuahua