Viver com gatos

Remédios caseiros para vermifugar gatos

Remédios caseiros para vermifugar gatos

Adoramos nosso mascote, por isso desejamos vê-lo sempre saudável e feliz. Mas quando o animal tem parasitas tanto externos como intestinais, seu bem-estar fica comprometido, afetando sua saúde, e portanto nossa tranquilidade. No entanto, algumas soluções naturais podem ajudar você a acabar com este problema e garantir o bem-estar de seu felino, por isso em umComo damos alguns remédios caseiros para vermifugar gatos eficientes e livres de produtos químicos.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu gato está com vermes

Passos a seguir:

1

Se optar por remédios caseiros para vermifugar seu gato, saiba primeiro que os mesmos atuam de forma bem mais lenta do que um produto comercial, por isso, se o seu animal está realmente afetado pelos parasitas, talvez seja melhor consultar um veterinário sobre o tratamento mais adequado.

É recomendável vermifugar seu gato algumas vezes ao ano se o mesmo for completamente doméstico, ou a cada três meses se tem contato com jardins, plantas ou outros mascotes. Também será necessário atuar de imediato se detectamos que o gato tem carrapatos, pulgas ou parasitas intestinais, cujos sintomas você pode conhecer neste artigo.

2

Se o seu gato conta com parasitas intestinais, alguns remédios caseiros muito eficientes são:

  • Sementes de abóbora naturais moídas, que funcionam como um bom laxante. Aplique uma colher em sua comida durante uma semana para ajudar seu animal a expulsar as lombrigas intestinais.
  • Uma medida que para alguns pode ser drástica, mas eficiente também, consiste em deixar o animal em jejum durante um dia inteiro. Os parasitas alimentam-se do que o animal ingere, por isso, sem alimento morrerão. Se você aplicar esta técnica, recomenda-se adicionar uma colher de vinagre de maçã na água do animal para uma maior efetividade.
  • O tomilho seco moído é uma planta segura para os gatos, você pode esmagá-lo até convertê-lo em pó e depois acrescentar à comida do gato com o fim de vermifugá-lo. Também pode ser consumido fresco.
Remédios caseiros para vermifugar gatos - Passo 2
Imagem: mills.gr
3

Se se tratar de carrapatos e pulgas, os melhores remédios caseiros para vermifugar seu gato são:

  • Vinagre de maçã, pois se trata de um potente e útil repelente. Dilua duas colheres de chá em 250 ml de água e, com um spray, borrife o pelo de seu animal.
  • Faça um mistura à base de 10 gotas de óleo de lavanda, com tomilho e citronela em 150 ml de água. Aplique no pelo de seu gato, ajudando-o não só a se livrar de pulgas e carrapatos, mas também a aliviar as feridas e picadas causadas pelas mesmas.
Remédios caseiros para vermifugar gatos - Passo 3
Imagem: bug.ba
4

Como prevenção, a levedura de cerveja é uma excelente alternativa para manter os carrapatos e pulgas afastados de seu gato. Devido ao seu conteúdo de vitamina B, este complemento alimentar faz com que o gato solte um aroma que é muito desagradável para estes parasitas.

É só adicionar uma colher de chá de levedura de cerveja à comida de seu gato todo dia para protegê-lo contra estes desagradáveis hóspedes.

Remédios caseiros para vermifugar gatos - Passo 4
Imagem: levaduradecerveza.net

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para vermifugar gatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Luciane
Olá!
Para eliminar vermes intestinais de gatos, qual a medida de vinagre de maçã para colocar na água, por gentileza?
Maria Camila Colaço de pina
Ola boa tarde,preciso de ajudar tem 3 gatinhos filhotes e um deles esta enlombrigado.ele já soltou um verme pelas fezes mas não come e nem toma água. Ja as fêmeas ficam o dia todo mamando na gata e estão bonitas o que faço pois na minha cidade não tem clinica veterinária?
Editor umComo.com.br
Oi Maria Camila! A desparasitação interna pode ser iniciada desde os 15 dias de idade. Você pode encontrar um produto específico para gatos filhotes numa petshop da sua cidade.
maria lucia marques
encontrei um gatinho recém nascido na calçada, sozinho e gelado. pensei q estava morto, mas não... hj ele completa 10 dias de vida, porém, pesa 90 gr desde o dia que o encontrei. peso o Paulinho(rs) diariamente. ele é esperto, ativo e um reloginho pra mamar. a única explicação creio se tratar de verminose. mas com essa idade e esse peso, não sei o que fazer. toda a família já ama o Paulinho... tenho medo de perde-lo, mas no momento não tenho dinheiro pra leva-lo ao veterinário, que seria o ideal. ele mama petmilk, mas já faz 24hr que não evacua. sua barriga está muito estufada e da última vez que evacuou, tinha muco e sangue nas fezes. aguardo socorro. abraços.
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria Lucia! Você pode tentar massajar levemente o abdômen do gatinho e com um pano morno estimular a região genital (como faria a progenitora) para que ele defeque. Se não resultar, uma visita ao veterinário é imprescindível, pois se ele está obstruído precisa de atendimento veterinário. Fale abertamente com o veterinário sobre as suas condições econômicas para avaliarem opções de pagamento. Outra opção é contactar diretamente com associações de animais da sua zona que possam ajudar.
A sua avaliação:
Leandro
Citronela eh tóxica para gatos
alice paiva
minha duvida; para gato ,uma colher de cha de levedo de cerveja. Para cachorro q é maior é uma colher de café, não entendi mas farei!!!!!!!!!!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Alice, para gatos é uma colher de chá sim, para cachorros é uma colher de sopa de café, pode conferir aqui: http://animais.umcomo.com.br/articulo/remedios-caseiros-para-vermifugar-cachorros-13779.html
Imagem: mills.gr
Imagem: bug.ba
Imagem: levaduradecerveza.net
1 de 4
Remédios caseiros para vermifugar gatos