Conceitos básicos do gato

6 coisas que os gatos odeiam

Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira. Atualizado: 8 novembro 2019
6 coisas que os gatos odeiam

Com certeza você já sabe que o seu gato adora um carinho no queixo, que brinque com ele, que lhe dê comida, mas você sabe o que ele odeia? Existem algumas coisas que são totalmente odiadas pelos felinos e que talvez você nem saiba e esteja submetendo o seu gato a um terrível desconforto que o deixa extremamente nervoso. Para melhorar a convivência de vocês neste artigo do umCOMO vamos mostrar 6 coisas que os gatos odeiam e que ajudarão a conhecer melhor o seu amiguinho peludo!

Também lhe pode interessar: 21 coisas que só quem tem gato entende

Índice

  1. A água
  2. Os ruídos e sons fortes
  3. Andar de carro
  4. Alguns cheiros
  5. Ter as unhas cortadas
  6. Os carinhos exagerados

1. A água

Uma das coisas que os gatos mais odeiam é a água. É algo que a maioria das pessoas já sabe, basta que experimente colocar o seu felino debaixo de água para perceber o susto que ele apanha. Mas porque acontece isso? Segundo diferentes investigações, determinou-se que a origem deste ódio se encontra na evolução deste animal. As origens do gato vêm dos gatos selvagens da África, China e Europa que, sobretudo, viviam em regiões desertas e, consequentemente, não abundava a existência de água.

Além disso, o tema da higiene esta salvaguardado com estes felinos uma vez que são muito limpos e, diariamente, se lavam duas a três vezes para se limparem dos restos de sujeira que possam ter no corpo. Isso explica o fato de eles terem uma língua áspera para poder eliminar qualquer sujeira e desse modo estarem sempre limpos.

6 coisas que os gatos odeiam - 1. A água

2. Os ruídos e sons fortes

Os gatos têm o ouvido muito desenvolvido, por isso, outra das coisas que mais odeiam são os ruídos fortes e barulhos que possam ouvir pela casa e que, realmente, os alteram e os põem em alerta. Lembre-se que estes animais estão sempre muito atentos a qualquer movimento, ruído ou qualquer pessoa que se aproxime deles, têm o sentido muito ativo para poder escapar a qualquer predador caso seja necessário.

Assim sendo, se você convive com um gato deve evitar colocar a música muito alta, gritar ou tocar algum instrumento em casa porque pode causar-lhe stress, ansiedade ou depressão. No entanto, com o passar do tempo, podem acostumar-se a certos sons como o barulho dos carros o ruído de alguns eletrodomésticos, como por exemplo a lavadora ou secadora. Apesar de tudo isto, você deve reduzir o impacto sonoro em casa para conseguir que ele viva da melhor forma possível.

6 coisas que os gatos odeiam - 2. Os ruídos e sons fortes

3. Andar de carro

Ao contrário dos cães que adoram fazer passeios no carro, observar a paisagem ou colocar a cabeça de fora da janela, os gatos detestam este hábito e, de fato, podem alterar muito o seu estado de nervos. Lembre-se que, regra geral, são animais de costumes e que gostam de ter o seu território controlado e a sua rotina mais ou menos estabelecida, assim sendo, qualquer mudança que possam sofrer pode acarretar ansiedade e nervosismo.

Além disso, não se esqueça que os passeios de carro podem chegar a provocar enjoos devido ao movimento do veículo e, inclusive, muito gatos acabam vomitando por causa do vai vem. Assim sendo, evite levá-lo no carro e, se tem que ir ao veterinário, tente ir caminhando, o seu gato agradece!

6 coisas que os gatos odeiam - 3. Andar de carro

4. Alguns cheiros

Os gatos e os cães são animais cujo sentido do olfato está muito desenvolvido embora, no caso dos felinos, não o tenham tão potenciado como nos cães mas, do mesmo modo, é melhor que o nosso. É por esse motivo que os odores que a nós nos parecem muito agradáveis, para eles podem ser muito maus e desconfortáveis.

Alguns dos cheiros que os gatos mais detestam são os dos produtos de limpeza, alguns ambientadores do lar, o cheiro a café, tabaco, os citrinos, etc. Se vir que o seu gato espirra sempre que passa por algum lugar da casa é porque possivelmente está rejeitando algum dos aromas que existem nessa área.

6 coisas que os gatos odeiam - 4. Alguns cheiros

5. Ter as unhas cortadas

Outra das coisas que os gatos odeiam é quando lhes cortam as unhas. Embora seja uma prática que é necessária, o certo é que ficam muito nervosos e não gostam nada disso. Os gatos de rua não precisam que lhes cortem as unhas, uma vez que são obrigados a passear por alguns terrenos que se encarregam de limar e desgastar as unhas, no entanto, os gatos domésticos precisam que lhes cortem as unhas, senão, podem ficar presos em algum espaço ou objeto da casa.

Para evitar ter de cortar as unhas ao seu gato pode instalar um arranhador em sua casa que ele irá usar para limar e desgastar as unhas e, assim sendo, não será necessário o corte das mesmas. No entanto, se vir que estão demasiado compridas então é aconselhável que procure a ajuda de um veterinário ou corte-as você mesmo em casa. Se quer saber como, no umCOMO mostramos-lhe como cortar as unhas a um gato.

6 coisas que os gatos odeiam - 5. Ter as unhas cortadas

6. Os carinhos exagerados

Os gatos são animais muito carinhosos e que em diferentes momentos do dia podem requerer a sua atenção e carinho. Mas tem que ter consciência que o seu tamanho é muito mais pequeno e, portanto, os seus ossos e força também são menores, assim sendo, evite ao máximo acariciá-lo com muita força ou brincar com ele do mesmo modo que brinca com um cão. Deve variar a intensidade e ser mais delicado.

Tenha em conta que são animais muito sensíveis ao tato, por isso adoram que os acaricie suavemente mas assim que perceberem que está sendo mais bruto colocam-se logo em defesa para se proteger. O motivo para isso é que não o encaram como uma festinha mas sim como um ataque, ou seja, não o ponha nervoso e acaricie o seu gato com cuidado e muito carinho.

Veja também: 10 sinais de que o seu gato te ama

6 coisas que os gatos odeiam - 6. Os carinhos exagerados

Se pretende ler mais artigos parecidos a 6 coisas que os gatos odeiam, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 7
6 coisas que os gatos odeiam